sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Política dos Bastidores - Fina Estampa

A Política dos Bastidores

Por: Miguel Samuel de Araujo

Fina Estampa

Parece que os novelistas encontraram de vez o ponto de inspiração para suas obras. A novela das oito, retrata o cotidiano dos bastidores do poder com histórias e personagens que podem ser encontrados por todos os cantos. É tudo uma ganância pelo poder, uma promiscuidade sem comparação. Não medem esforços para mentir, omitir, esconder pessoas e fazer maldades. Assistam à novela das oito e analisem com a gente.


Querem dar as cartas
Em Paulínia, acabamos de identificar a categoria dos estrategistas de botequim e de balcões de padarias. São pessoas que seguramente nada apitam no jogo e sentem a necessidade de estar em evidência. O cara chega todo cheio de panca e lança ideias como se fossem fatos reais. Aí, a gente ouve para compreender o sentido daquilo, o personagem nem pisca e muito menos fica vermelho, um artista.


Dados
Um desses chegou outro dia anunciando uma pesquisa com resultados absurdos e disse que já está tudo combinado sobre quem vai assumir em janeiro de 2013, e que até renúncias devem acontecer até lá. Aí, logo a gente ouve que integrantes do governo do prefeito José Pavan Júnior estão liberados a trabalhar o nome que quiserem. Esses estrategistas de botequim, são agentes do baixo clero de agrupamentos e tudo fazem para mostrar serviço, parece coisa orquestrada. Dependendo de quem vem à conversa e o que se apregoa, checar tudo antes de passar para frente, é o melhor que se pode fazer.


O blefe
Tudo conversa mole e isso teve início quando de forma afoita o nome de certo empresário foi apresentado como pré- candidato a prefeito. Esse fato foi o suficiente para os caras saírem falando pelos quatro cantos da cidade que esse referido pré-candidato era o candidato de Júnior Pavan, o que podia prejudicar o projeto de candidatura á reeleição do atual prefeito. A postura afoita e aventureira custou o estremecimento entre pessoas da política, deu evidências a alguém que arca agora com as consequências.


A notícia
O nome de Regina Matos Moura, presidente do PDT, como possível candidata a prefeita pelo grupo político liderado pelo marido, o ex- prefeito Edson Moura, ganhou força na cidade e até nas redes sociais aparecem enquetes com o nome dela. Isso é demonstração de consistência política do grupo. O militante do grupo, agente de turismo Paulo Angelim informa que oficialmente Regina não é pré-candidata, embora haja quem teste o nome dela nas enquetes e o apresente em postagens pelas redes sociais.


O chefe
Nada acontece sem o consentimento do marido, a não ser que Regina tenha quebrado o protocolo e contrariado quem sempre controlou e centralizou tudo, desde as grandes ações de governo na área social até o ponto da massa dos salgadinhos da Rosângela, se ela permitisse. Moura sempre decidiu e decide quem é candidato a tudo, inclusive em 2008, quando Pavan foi indicado tinha uma movimentação a favor de Regina articulada por um grupo que vivia no entorno dela. A ideia não prosperou e Simone Moura, a primeira prima ganhou os holofotes.


Vontade do homem
Agora, como disse o vereador e candidato a vice , sabemos lá de quem (Moura pai ou Moura Filho) como ele se pronunciou, é o Edson quem define as coisas. Prova disso foi em 2008 que muitos foram incentivados a colocarem seus nomes como pré-prefeito, inclusive Bonavita chegou a sentir o cheirinho da brilhantina e não passou disso.


Agora, é mais embaixo
Mesmo assim, com Regina Moura pode ser diferente porque a Pimentinha, como a ela se referia o saudoso, Oswaldinho Pereira, é do tipo ardida a ponto de tirar lágrimas. É daquelas que entra num jogo apostando a boiada, a exemplo do que fez para conquistar o big love de sua vida se jogando de cabeça, de corpo, de coração e de alma. A era Dilma Roussef, abre a ela, dona Regina, e a outras mulheres de fibra e determinadas, uma janela sem precedentes para o sucesso na busca pelo poder.


Democracia interna
Se o nome dela esta posto, é de duas uma: ou o Moura Filho se prepara para o pitstop logo nas primeiras voltas, ou a investida de Bonavita que não esconde a sede de poder e quer porque quer ser prefeito, deixou os Moura de orelha em pé. A força com que o nome dela aparece, é sinal de que o Velho Moura cedeu, consentiu ou está a entregar os anéis para ficar com os dedos.


No time
Com todo o nosso respeito, Bona não joga esse futebol todo para em pleno campo dos Moura, pegar a bola, os jogos de camisa e ainda tomar conta do apito. Essa é uma opinião do cara que vos escreve.


Vejam bem
Bonavita é o melhor cara para colocar a braçadeira de capitão de um time, mas não para ter o comando direto ou ficar no apoio de quem tem o controle do mesmo. Acima dele precisa de um técnico, um preparador físico e até um massagista que não pode descuidar do seu ego. É do tipo que gosta de bater direto para o gol, fica na banheira, dispensa barreira e no calor do jogo, ele é capaz de levantar o dedo “pai de todos” para o juiz quando este vira as costas só pelo gostinho de levar a galera ao delírio.


Outra coisa
Para o circuito mais fechado dos Moura, o nome de Regina vem a desapertar as braguilhas daquele que profetizou o fim do petróleo. Com Moura Filho candidato, não há como impedir a presença de Ivonete Moura, mãe dele nos palanques, até para dar segurança e consistência eleitoral ao rapaz. O quadro representa a ascensão dos Pietrobom ao poder, embora todos sejam obrigados a confirmar que tudo é obra de Moura .


E tem mais
Uma vez bem sucedida a candidatura do Primeiro Filho e ele tomando conta da caneta mais poderosa da cidade, com certeza que vai falar grosso pelos corredores do Gabinete com mais poderes do que uma secretária com certeza será, Dona Ivonete, com todos os méritos demonstrados nas vezes que seu empenho foi exigido. Basta lembrar em 2004, que ela subiu no palco da Câmara para esclarecer que não ia se posicionar politicamente contra o pai de seus amados filhos, uma fatura política que Ivonete tem bem guardadinha na manga.


O amor
Agora, imagine sendo ela a mãe do possível prefeito se ela vai deixar o rapaz a mercê das cobras criadas. Esses são ainda alguns dos gargalhos colocados aos oposicionistas à atual administração, que ainda também tem umas pendengas internas a desenrolar.


A contabilidade política
A estas alturas, o primeiro irmão dela e primeiro cunhado do Velho Moura, o Paulo Pietrobom, já coça o couro cabeludo , vara madrugadas de sono numa interminável ginástica mental e confere as anotações nos caderninhos para não se esquecer das ideias antigas.


Pif e paf
Depois do alarde sobre a possível extinção do Pif, projeto sobre esporte para jovens, a Prefeitura promete ampliar a proposta com outras modalidades esportivas para atender um número maior de pessoas. Um leitor nosso, figura popular no meio esportivo saiu com a seguinte brincadeira: o projeto defendido pelo Bona era ruim até no nome, era “pífio” para dizer a verdade, há! há, há!..


Sem Pai Noel
Pela terceira vez, o Superior Tribunal de Justiça, ratificou a decisão da Justiça local que considerou abusiva a greve dos servidores públicos de Paulínia e assegurou o direito da Administração de descontar os 60 dias parados. Nossa leitora e servidora, Vanusa Bombom, desabafou na rede social que acredita na Justiça. Nós também, o Pavan também e até o Edson Moura também. Da próxima vez pensem bem antes de entrar no embalo do, Eudinei Cabral, e do advogado, Jamir Menalli, do Sindicato que também acreditam na Justiça, na visão deles, é claro.


Fora de época
O outdoor do vereador Palito colocado em vários pontos da cidade representa indícios de propaganda antecipada, o que confere a ele uma vantagem sobre concorrentes. Isso porque ao contrário de outros que se apresentam em painéis desejando Boas Festas, Palito já se antecipou oficialmente que estará na disputa em 2012. Engraçado mesmo e o, Tuta, que afirma ter uma forte equipe de estratégia e marketing político. O nome dele nas mensagens aparece junto a uma foto completamente diferente da pessoa física dele. Quem o conhece bem pessoalmente avalia que ele está usando um disfarce para testar a popularidade do nome, porque o cidadão da foto nada tem a ver com o Tuta, empresário do setor de combustível.


Publicado

Informações extraoficiais dão conta de que está publicado o trânsito e julgado da cassação dos direitos políticos de Moura. Não localizamos a publicação em órgãos oficiais, como desafia Bonavita. Ele entende que a decisão só vale a partir da publicação. Assim que localizarmos a decisão publicaremos com destaque nesta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.