sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Política dos Bastidores - Nos Limites!

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo



Nos limites

Tomar certas atitudes que se explicam e não se justificam na política, é a mesma coisa que negar o ato sem ter como justificar a limpeza das genitálias nas cortinas depois de fazer sexo no tapete ou no carpete da sala. Até a prática do ato desde que ninguém tenha visto tudo bem. Agora tem coisas que não se justificam por mais que se argumente. São as evidências que atestam a postura afoita, a esperteza e as conseqüências da burrice da pessoa.


Um pé atrás sempre
Na política, muitos confundem a expressão caminhar com um pé atrás. Isso é mais que correto. Ninguém caminha colocando os dois pés para frente de uma vez só que cai de bunda no chão não é verdade? Se deixar os dois atrás não sai do lugar ou pode cair de boca. Também não há como ficar com ambos parados. Em todos os sentidos, o ato de caminhar consiste na projeção do corpo e com a disposição para administrar o desequilíbrio do mesmo.


É a mesma coisa
Na política, tem gente que ensaia e projeta os seus passos numa direção e vai na outra.Depois não entende porque levou o tombo. Foi o seu próprio corpo que ficou pendendo para lá e para cá. Se prestarem bem atenção, vão entender o nosso alerta. Um pé em cada canoa é arriscado, embora tenha uns que acabam se dando bem.


Ainda é cedo
Ainda há tempo para as definições. Alguns se decidiram e estão inseguros porque viram que não é nada daquilo que foi prometido. Pré-candidatos a vereador que sonhavam que desde já teriam estrutura por parte dos partidos para agregar pessoas e angariar apoios. Temos ouvido manifestações de desapontamento.


O super pré- vice
Com essas e outras, Francisco Bonavita provocou um desarranjo na cabeça de muita gente ao desistir de ser candidato a prefeito pelo PTB, conforme havia anunciado anteriormente. Apesar de que pelo ambiente criado na ocasião de seu anúncio, todo mundo já desconfiava que ele queria mesmo era ser o vice na chapa do ex- prefeito Edson Moura.


O sempre pré- vice
O homem foi o principal convidado ao lado do deputado estadual Campos Machado, mentor político de Bonavita. O anúncio da candidatura de Bonavita a prefeito parecia mais uma festa pró - Moura , há! há!, há!.. Na época não observamos aqui até para não cortar o barato e não perder a amizade com esse simpático cearense.


Destempero
Agora parece que a situação de Bona se firmou. Ele não é candidato á prefeito, não enfrenta por nada o ex- prefeito, não questiona seus posicionamentos e acredita que Moura será candidato em 2012. Agora do jeito que ele falou, ele só não deu certeza que vai ser o vice. Disse que deixa Para Moura decidir e vai daí, que a gelatina não pega ponto. Qual será o futuro dele afinal?


No futebol
Pelo jeito, o vereador está meio perdido no jogo.Ele devia ter começado jogando na lateral para surpreender os pontas assim que tivesse uma brecha para sair na frente. Fez o contrário, saiu na frente, voltou para o meio de campo e agora cava seu espaço na zaga. Entre seus pleitos ao atual prefeito José Pavan, uma era ser o Secretário de Esportes a partir de 2011. Só que para isso tinha quer ser o presidente da Câmara em 2009, conforme conversas feitas em dezembro de 2008. Ele não obteve resposta de Júnior Pavan .


Prudência e caldo de galinha
Na época era tudo ainda lua de mel, com Moura e Pavan tudo acertadinho, decidindo o que fazer pela cidade. Se o prefeito assegurasse á Bona a vaga de vice já em dezembro de 2008, o que ele iria dizer á sua vice Simone Moura? Simone então na época alimentava o sonho de continuar como vice, perto de Pavan, respaldada pelo tio, melhor o primo cacique.


Fim de ano
Entramos no pique de final de ano e tudo agora vai meio que a passos de tartaruga com todo mundo parecendo mais preocupado com os assados de final de ano do que de outra coisa. A Câmara precisa aprovar o orçamento para a o exercício de 2012 que pelo que percebemos vai dar um pouco de trabalho.


A pauta
O presidente da Câmara, vereador Marquinhos da Bola entra em 2012 com os desafios de cuidar das obras de adequação de gabinetes para a próxima legislatura que terá 15 vereadores e ainda renovar a frota da casa porque os carros que são usados pelos vereadores estão sem menor condição de uso. Mas não é só isso. Da Bola está passando um cortado para explicar ao Ministério Público, o que fazem os assessores de gabinetes dos vereadores o tempo todo, além de outros acertos de conta da Casa.


Posição cobiçada
Nunca se viu em Paulínia, uma posição tão disputada como a de vice-prefeito. Tanto de um lado como de outro existem no mínimo uma meia dúzia de pretendente. Não vemos ninguém pleitear a vice de Valmir Brustolim (PSDB) ou de Sanzio Rodrigues (PMN). De Pavan, no grupo de Moura que inda não definiu o candidato a prefeito e no PT que definiu Dixon Carvalho, todos tem candidatos a vice a escolher.


Apaziguados
Pelo que chegou aqui, parece que no PPS a situação está pacificada entre os pré-candidatos a vereador da legenda de pois da equivocada história de se lançar o nome do empresário Tuta para prefeito. Em política, ás vezes o juízo é o conselheiro de cada um. Foi dito e avisado o que tinha que ser. Agora, de uma coisa estejam certos: a desagregação é coisa que favorece o outro lado.


Na foto
Quem é o Carlão. Ele botou uma foto em ônibus anunciando Feliz Natal. SE for candidato por certo vira escrito na propaganda: vote no Carlão, aquele que desejou Feliz Natal bem antes de todo mundo. Nos ônibus também tem fotos de Tuta, empresário do setor de combustíveis eu registra um extenso histórico de vida em sua página no facebook.


O dramaturgo
Com pesar que registramos a morte de Oswaldo Pereira, ator dramaturgo e proprietário da Revista InfoNews na terça- feira dia 29. Nosso leitor, ás vezes era critico, ás vezes elogiava ou comparava com outras publicações e dava sugestões a estes bastidores. Sua história nos deixa lições


Pela vaga

Pretendentes a candidato a vice- prefeito, agora redobram seus esforços para mostrar peso, sem saber o critério estabelecido para a escolha. O próprio Bonavita carrega a lição de 2008 que achava que seria candidato a prefeito, depois pensou que era o candidato a vice e terminou como candidato a vereador. Ele sabe que tudo sai da cabeça do chefe e ele próprio diz que aceita o que vier. História e experiência não dizem nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.