sexta-feira, 24 de junho de 2011

Política dos Bastidores - Saco de Lixo

Política de Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

O lixo

Se não amarrar bem a boca do saco de sanito, os resíduos podem esparramar por qualquer motivo . Daí, para juntar de novo, tudo o que estava dentro daquele saco , dá um trabalho danado. As vezes, nem é possível ou nem vale a pena . O pior mesmo , é que saco bem amarrado não é tão seguro como parece.Pode ser que um gato ou cão vadio rasgue o plástico , bem na hora que não pode e aí, complica tudo. O cheiro forte exala por todos os lados e para limpar o ambiente , é preciso o uso de luvas e máscaras


Analogias
Se analisarmos o raciocínio á luz da política, assunto tratado neste espaço-, percebemos que tudo pode ser comparado, desde que fique claro que nem todas as tratativas da política sejam lixo, mas aquelas que são podem ser elas devem ser bem acomodadas em locais seguros e tudo muito bem amarrados , senão já viu o que aconece


Analogias II
Quem está numa uma , é o Dr Hélio, prefeito de Campinas. O que está escapando das amarrações políticas dele , não se junta mais e olhem que tinha jeito se providências fossem tomadas quando a coisa deu os primeiros sinais que ia vazar.Agora , está tudo muito poluído e o prejuízo é total , isso porque Dona Roseli, mulher de Hélio que não soube acomodar o lixo e muito menos amarrar corretamente as bocas dos saquinhos


Câmara nova
De novo vamos reforçar a idéia de que a composição da Câmara de Paulinia, a partir da próxima legislatura serão aumentado de dez para 15 vereadores , podendo ir para 17. O presidente da Casa, Marquinho da Bola já se prepara para aumentar o número de gabinetes com a ampliação do prédio. Com isso, não pensem os futuros candidatos que o carteado de 2012 será fácil . Os atuais vereadores reforçam desde já suas estruturas políticas para as próxima campanha , sendo que uns já usam das sessões ordinárias como palanques


A moblidade Urbana I
A vereadora Siméia Zanon , está empenhada na reativação do Museu Municipal , fechado há muito tempo . A reforma do prédio que fica perto da Igreja de São Bento , faz parte do projeto de revitalização do centro , obra parada por força de liminar da Justiça em 2005, contra a iniciativa do ex- prefeito Edson Moura que queria cobrir a Igreja Católica com um enorme pirâmide, o que revoltou o povo católico.


Mobilidade Urbana II
Nesse período Siméia defendia o projeto de Moura e chegou a ser diretora do Departamento de Cultura da cidade , a quem o museu esteve subordinado. Ela foi uma espécie de discípula de João Natanael de Souza , secretário da Educação de Moura e hoje , assessor especial do prefeito José Pavan Júnior


Mobilidade Urbana III
Se o Estatuto das Cidades fosse observado, e um Plano Diretor bem feito fosse rigorosamente cumprido, muitas questões polêmicas teriam sido evitadas . Estamos quase para apostar que tem representante do Poder Legislativo, que sequer sabe o que é isso, o que desqualifica o nível dos debates sobre a cidade


Linha do tempo
Se quiserem , ainda há tem tempo para pesquisar e debater um projeto de cidade que seja ecologicamente sustentável, socialmente correto e economicamente viável para todos e não só para aqueles que acham que pensar no futuro, significa apenas doar terras para empreendedores. Só se for no futuro deles , há ! , há ! há !..


Assim sendo...
Como diz a vereadora Siméia, é possível que em dez anos a cidade esteja melhor. Ela também tem que pensar no planejamento urbano para se posicionar e reconhecer que não é de hoje, que muita coisa tem sido feita a toque de caixa. O padrinho dela, e ex- prefeito, é o precursor desse modo de governar. Como ex- diretora de Cultura e defensora do museu, que é o centro de memória da cidade-, Siméia pode avançar e muito se conseguir fundamentar seu pensamento político no resgate da história e abrir o jogo de vez. Aí sim , estamos juntos


Vistas do Custódio
Com a eficiência de suas lentes temperadas, o vereador petista pode ver detalhes grotescos nos projetos de doação de áreas para as empresas e conseguiu aprovar pedido de vistas para todos eles barrando a aprovação. Teve até o apoio do líder Jurandir Matos, que, como quem estaria a tomar emprestado os óculos de Custódio para ler e entender as gafes do texto preparado por gente de alto coturno da Administração, como os secretários Leonardo Ballone do Jurídico, Antônio Atauri, da Industria e Comércio, Esdras Pavan do Planejamento e Rodrigo Moreira do Gabinete.


Meia culpa
Franscico Bonavita , foi contra o pedido de vistas. Apesar de reconhecer as justificativas de Custódio, ele disse que existe um costume se seguir o parecer jurídico que no caso estava favorável.


Enquanto não houver uma intervenção técnica no transito do centro da cidade com obras para desafogar o trecho que vai desde o balão do Paulinense até a ponte do Beira – Rio os transtornos continuarão apesar da boa intenção da Secretária dos transportes de instalar conjuntos semafóricos em vários pontos. O trabalho do titular Nelsinho Aranha foi elogiado na Câmara.




6 comentários:

  1. Miguel,

    Boa entrada em assuntos tão polêmicos!!

    É importante a visão de todos os lados, para mostrar que as vezes mesmo sendo oposição, pode ter boas idéias e mesmo sendo situação pode fazer coisas erradas.

    Um governo como esse preocupado com o social e com o ser humano, mas travado por erros e acordos passados, é alvo facil de críticas,mas como uma equipe preparada e capaz, vai conseguir fazer o povo entender que: " O que é feito um pouco para todos não aparece, mas o que é feito muito e para poucos aparece mais".

    Continue com seus ideais!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é anônimo

    A gente nunca pode perde de vista a história, como diapasão para instrumentalizar nossas análises. Eu possop errar no dizer , mas quero ser convencido de que em nada contribui o que digo e escrevo
    abcs

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel!

    Realmente me sinto bastante preocupado com
    algumas questões.

    Doação de Terrenos a empresas?
    Estão loteando nossa Paulínia, dando terrenos de grande valor a empresas abertas a menos de um ano comum capital de menos de 100 mil reais. Isso tá me cheirando a golpe!

    Trânsito de Paulínia
    Uma vergonha, escancarada. Paulínia ter um trânsito tão mal planejado. Porque não proíbem o estacionamento em um dos lados das duas vias na avenida. Forçando assim os motoristas a utilizarem os estacionamentos do centro. Ou irem trabalhar de ônibus, porque muitos daqueles carros que ficam parados lá são de funcionários do comércio central. Algumas medidas podem ser tomadas já sem necessidade de obras. Porque aquela avenida já foi reformada várias vezes e não resolveu.

    Preocupado com o Social?
    Se o governo realmente estivesse preocupado com o social ele não teria deixado mais de MIL famílias de servidores sem salário, sem ter o que comer dentro de casa. Sacrificando as crianças de nosso município.

    O que o Povo entende!
    O povo vai entender se muito for feito para muitas pessoas, ou seja, todos! Com a renda percapta de Paulínia da pra se fazer muita, mais muita coisa mesmo. Mas isso é pra quem sabe gerenciar. O que até agora aqui em Paulinia eu nunca vi.

    Abraço e sucesso sempre.
    Roger Dance

    ResponderExcluir
  4. Então, velho: no site do cromo: www.ocromopaulinia.com.br . nós tratamos do que e possível

    Mas respeito vc

    ResponderExcluir
  5. Roger,

    Acho que vc anda sendo levado por opositores radicais, que nao tem cargos na prefeitura, ou é candidato a alguma coisa, mas vamos la.
    - Se o terreno (enorme) nao fosse doado a Petrobrás ha mais de 30 anos atras... e a isençao de anos de imposto... hoje nao teriamos a renda que temos, entao temos que doar sim.. e dar infra ainda... e isençao de impostos... nao pensa pequeno nao... poxa!
    -Transito? se o povo pára o carro la, como vamos fazer eles tirar? dando multa? mais multa? a unica soluçao seria uma ideia que o Wilson Machado, pres da associaçao comercial deu uma vez... de colocar os cartoes de estacionamento.
    - mais de 1000 funcionarios publicos ficaram sem salarios pque nao trabalharam... vc tem uma empresa? eu tenho... senao trabalhar... nao recebe nao.... certissomo o prefeito...e a juiza!! e o povo concorda.. pode ter certeza.. mais de 90% da populaçao concorda!

    Agora se ele nao sabe gerenciar.... vc que ta falando....

    ResponderExcluir
  6. Esses comentários fortalecem a idéia do blog que é prmover o debate sobre os rumos da cidade

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.