sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Política dos Bastidores - Os Sapos

Política dos Bastidores


Por: Miguel Samuel de Araújo



Filhos !...


Atentai – vos

Não vos assusteis se os sapos se unirem para devorar a cobra. É na ordem da natureza Quem já foi girino, não perde a oportunidade de usar as perninhas para ampliar o raio do pulo. Assim foi nos tempos de Moisés que foi rejeitado pelos seus depois que se ausentou para escrever os Dez Mandamentos numa tábua. Com o tempo o Senhor apaziguou os ânimos. Diz à história que com o tempo, os rebeldes preferiram construir um bezerro de ouro para adorá-lo porque esse não cobrava nada, não falava e só brilhava. Assim, a queda de Menina de Ouro na entrada da cidade, provocou uma rebelião sem precedentes, mas com o tempo tudo há de se normalizar.


Na política
As coisa acontecem dentro de uma certa dinâmica difícil de explicar, mas fácil de perceber. Há dois anos, mesmo com um baita orçamento, a cidade estava em estado de calamidade administrativa por conta da herança do ex- prefeito. Passados quatro semestres, a metade da gestão, tudo parece se organizar para bons resultados.


Disputas

O ambiente das disputas é natural e o uso dos mecanismos disponíveis como rádios, ações políticas e administrativas, o jogo jurídico e a influência de vereadores para interesses. Tudo faz parte. Com isso, o povo se beneficia e aprende como funciona os bastidores do poder.



Algo estranho




O assessor especial do Gabinete do prefeito José Pavan Júnior e ex- colaborador do antecessor Edson Moura, João Natanael de Souza , diz que não compreendeu ainda as reclamações de vereadores da base aliada, principalmente dos que conviveram com Moura. O ex- prefeito não dava nem bola para vereador e quando mandava projeto para ser aprovado, ninguém podia sequer levantar o dedinho contra.


Algo estranho II
Agora com Pavan, ás vezes os aliados parecem opositores ferrenhos e depois correm buscar o guaraná no dia da festa. Natanael entende que o vereador da oposição está no direito de criticar porque não participa das beneses do poder e assim tem sido desde o início da administração. Nata diz que vai começar contar quais as tratativas de cada vereador da situação com o governo.



O H Júnior contou
Segundo o operador financeiro Henry, conhecido como H Júnior, o ex- prefeito Edson Moura não conseguiu montar sua usina de álcool no estado do Tocantins. H Júnior afirma que seus negócios melhoraram e muito depois que se afastou de alguns políticos da cidade e chega a citar nomes em pequenas rodas de cafezinho. Ele foi do PT e depois do PTB, mas agora está sem partido.


Precariedade
Não precisa dizer que Saúde está um caos, todos sabem e o Sindicato tem dito em seu informativo e o Eduardinho da Rádio vem malhando há tempos. Mas tem gente insistindo para escrever aqui. Outro dia, deparamos com um boca aberta, destes que adoram dirigir nossa pauta e ele disse que esse jornal está vendido para o governo. E o imbecil a serviço de quem está?

A Saúde X Humanização
É um problema da secretária Mônica Rosa que deve uma resposta administrativa para a falta de remédios, o sistema de atendimento, as condições de trabalho e as terceirizações. É verdade que reclamam de falta de recursos, coisa e tal. Mas humanização pode fazer com pouco. Basta que os gestores saibam escolher prioridades e não seguir a receita do Dr Almério, inspirada na bula do Taquaral.


Verdades
Neste canto expressamos nossa posição e estamos sempre abertos para respostas, contestações e retificações. Agora, o que irrita, é alguém insistir que somos mandados por esse ou aquele. Tem horas que dá vontade de dar um escracho nos que mandam perguntar quem está por trás do que escrevemos, viu? Invés de se emendar de vida, o tipo prefere vir contestar. Pra cima de moá? Oras, procure a rodilha onde derrubaste o pote . há , há !, há !... Sei de nada não!....




Nosso papel

Há mais de 20 anos estamos nisso e sustentamos o que escrevemos, respeitamos e preservamos nossas fontes e leitores e por isso que afirmamos com franqueza que setores do governo são lerdos demais, o que não quer dizer que estamos pedindo cabeças.


Mais umA próxima edição do Semanário de Atos Oficiais deverá trazer a exoneração de Jurandir Navarro, ex- vereador que estava em cargo de comissão na Secretaria de Obras.


Que erre Ú.....

Se num evento destes de final de ano os aliados e simpatizantes de Júnior Pavan estiverem reunidos, que evitem deixar frente a frente na mesma mesa, o coronel Furtado, Secretário de Segurança e Alberto Belan, peso pesado da campanha de 2008. É uma treta que vem desde a cidade de Sumaré, de onde ambos foram importados. A rigor, Belan estava para coordenar a campanha de Dixon Carvalho, do PT e na largada do processo bandeou para o outro lado, carregando consigo Sandro Caprino, Petson Paes e Ricardo Aguiar, todos dirigentes de pequenas legendas que deixaram à coligação liderada pelo PT.


Novo chefe


Nesta semana, mais precisamente na quarta- feira dia 15, será eleito o novo presidente da Câmara de Paulínia para o biênio 2011/2012. As candidaturas são articuladas de forma discreta e todos buscam o apoio do chefe do Executivo que oficialmente se declara neutro. No apagar das luzes de sua gestão, o atual presidente, Marquinhos da Fiorela, o Peixe renovou uma série de contratos de prestação de serviços com a casa, como se estivesse certa sua continuidade no cargo.






Avaliação:


Depois de usar a tribuna da Camâra, o Presidente do PT/Paulínia, fez uma avaliação política das eleições gerais na cidade com o vereador Cústodio Campos e a dirigente da Macro/Campinas Teresa Cristina.

Um comentário:

  1. RELENDO OS ARQUIVOS.... TENHO A CERTEZA QUE UM DIA TODOS PASSARÃO A LIMPO COMO CADA UM TRABALHOU, PARA QUEM E POR QUANTO, CORRETO?

    INCLUI-SE MÍDIAS IMPRESSAS E "COLUNISTAS".

    DIZEM ALGUNS QUE TODO HOMEM TEM SEU PREÇO, SÓ QUE NÃO É TODOS QUE PAGAM O QUE CADA UM ENTENDE QUE VALE, BASTA CONHECER A MORAL DE CADA UM.

    MORAL NÃO SE VENDE E MENOS AINDA SE COMPRA!

    NA POLÍTICA, PENSAM QUE TUDO PODE, CORRE-SE PRA LÁ, PRA CÁ, FALA MAL DE UM DEPOIS DO OUTRO E NUM DIA, TOMANDO GUARANÁ, VOLTA-SE A FALAR BEM DE QUEM FALOU MAL E... TUDO FICA BEM... SERÁ ?!

    DIGA COM QUEM ANDAS E DIREI QUEM TU ÉS!

    PUBLICA ISSO AMIGO...!! ESSE COMETA´RIO POSTEI HOJE 03 DE MAIO 2011
    observadorpln@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.