sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Política dos Bastidores - Mudança de Hábitos

A Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araújo


Mudança de Hábitos

Pela primeira vez, a coluna Bastidores da Política corre o risco de perder em preferência de leitores e em expectativas criadas nas vésperas da publicação, para o Semanário dos Atos Oficiais da Prefeitura. É que nas próximas edições, mais precisamente na parte dos atos do Poder Executivo, estarão relacionadas às pessoas que estão fora da equipe do prefeito José Pavan Júnior e já planejam o que fazer a partir de 2011 para ocupar o tempo que passavam no Palácio Feliz na rotina de ocupantes de cargos em comissão, os cobiçados CCs



Exonerados

Pelo que apuramos, pelo menos três já tiveram seus nomes confirmados pelo Departamento de Recursos. São: Vanderli Fachini, ex-chefe de Gabinete do ex- prefeito Edson Moura, Geraldo César de Araújo, que foi diretor de Departamento na Secretaria de Comércio e Indústria de Moura e Orcídia Gaeta de Mattos, ex- chefe do Pronto para o Trabalho e ultimamente diretora do Departamento de Emprego e Renda. Ela é cunhada de Regina Matos, esposa de Edson Moura. Outros nomes podem ser confirmados

Vida privada

Pelo menos, se quiser, Geraldo Araújo, já tem o que fazer pelos laços fortes que tem com o comando do Paulínia Shopping, onde ele é visto sempre dando dicas de gestão para Walter Costa, o Waltinho, empresário de produção áudio visual que é gerente do empreendimento e agora também acumula as tarefas do publicitário Bruno Wellington , que deixou o Departamento Marketing para cuidar de seus negócios pessoais.



Ajustes

Apuramos também que as exonerações se deram simplesmente pela incompatibilidade, estilo e modo de trabalhar. Se fosse numa fábrica, poderíamos dizer que não passou na experiência porque a produção estava baixa. Vocês entenderam né? Dos remanescentes do Moura, alguns estão dando conta do recado, mas se for ver certinho tem um pessoal que não dá no couro mesmo. E olhe que não é só assessor, tem até secretário e secretária que ciscam pra frente e jogam terra no colega, pode uma coisa dessa?

Todos sabem

João Natanael, Emerson Alves , Carolina Bordignon e outros entraram no pique do Pavan, mas tem alguns que ainda estão acordando tarde e por pouco não usam o uniformezinho composto de calça preta e blusa branca. Para esses, só vai cair a ficha de que o tempo passou e Moura se foi, ao verem os seus nomes publicados como exonerados com a assinatura de Junior Pavan no Semanário. São laços afetivos com o passado que os deixam imobilizados como a mulher de Ló. Talvez até sem perceber, eles são anjinhos mensageiros e obreiros do Reino do Taquaral que se envolvem na rede de intrigas e emperra tudo para o agrado do Papa

O tempo

Com isso, estamos verificando ainda rastros do modelo Almério dos Reis Aguiar na Saúde, onde não se chega a um acordo sobre a gestão, bem ao estilo do antecessor da titular Mônica Rosa. Almério não ouvia as representações legítimas da sociedade e enfiava tudo goela a baixo.



Time forte

Uma equipe coesa começa no Gabinete do Prefeito e passa obrigatoriamente pela Secretaria de Governo, cujo secretário deve saber apaziguar ânimos, estimular colegas e processar a interface entre os diversos setores do governo quando é preciso. Pedro Politano, o secretário de Governo que vem em cargos desde os tempos de Benedito Carvalho 85/90 sabe o que é isso.



Responsabilidade

Portanto, ele não pode nem pensar em tomar posição ou promover conflitos de interesses entre membros da administração ou vereadores. A postura dele tem que ser a de um algodão entre cristais, dentro de um caixote em ritmo de mudança.


Em poucos dias

Logo saberemos quem será o novo presidente da Câmara e aí pode mudar a correlação de forças para que a máquina pública funcione dentro da normalidade. Existe um estica e puxa pelo cargo e quem está na administração deve esperar o prefeito dar o start para se manifestar. Independente de qual vereador foi indicado, quem esta em cargos nomeado por Pavan é a ele que tem que se reportar. Do contrário só vai estorvar o andamento das coisas.


Desvio de Terra



O vereador Loira levantou na última sessão, uma questão um tanto séria que pouca gente percebeu. Ao se posicionar sobre o projeto de doação de área para uma empresa, ele denunciou que muitos não utilizam à área no prazo ou vende para outros. Loira lembrou que quando nem era vereador, ele recebeu uma área como doação do governo Dude Vedovello 97/ 2.000, foi criticado por vereadores da época, mas usou o imóvel para montar sua oficina que hoje gera mais de 40 empregos.


Melhorias no centro

O secretario do Planejamento Esdras Pavan, informou que a prefeitura vai fazer um projeto para resolver o estado de abandono do centro da cidade onde Moura queria fazer a Pirâmide de Cristal sobre a Igreja São Bento. Embora afirme que irá ouvir a Igreja, Comerciantes e Sociedade Civil, o projeto da Prefeitura e não da Associação Comercial ou da AMA Paulínia, como chegou a ser cogitado.
Em reunião realizada no mês passado, o presidente da AMA, Valmor Amorim e mais dois assessores e parceiros em projeto, o arquiteto Izaque Vandergor e o economista Adalberto da Conceição Leal apresentaram uma ideia, mas ela não deverá prosperar. Esdras disse que o prefeito vai decidir pela proposta que for mais viável para os interesses dos comerciantes do centro.


Piratininga

Recuperada do baque que a levou para o Centro Médico, e que a obrigou a ficar afastada das atividades por mais de uma semana, a vereadora Siméia Zanon fez um tour até a cidade de Itapetininga para conhecer a empresa que se propõe a gerir a farmácia de manipulação e outros serviços. O projeto polêmico ainda não foi votado nem em primeira discussão porque está na Comissão de Justiça da qual ela é relatora.


Polêmica


O projeto gerou uma polêmica porque conselheiros da Saúde questionam alguns itens sobre a terceirização. Da parte do governo, o questionamento é aos vereadores da base aliada que seguram o projeto na Comissão. Assessores de Pavan avaliam que tem vereador seguindo a bula do Taquaral.

Um comentário:

  1. Penso que os projetos apresentados para reforma do centro da cidade,busquem soluções para o trânsito caotico em que se encontra.Não da mais pra usar as duas mãos da avenida Jose Paulino como estacionamento,esta intransitavel!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.