sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Política dos Bastidores - Afinal, quem está por trás?

A Política de Bastidores


Poe Miguel Samuel de Araújo



A final, quem está por trás ?


É a pergunta que permanece sem resposta, desde a tensa sessão extraordinária realizada no dia 15, quando Marquinhos da Bola (PTB) foi escolhido para presidente da Câmara de Paulínia por 9 votos a 1. É que a chapa 2, encabeçada por Siméia Zanon fez que nem uma das casas dos três porquinhos, daquela história que contamos para as crianças.Uma era de palha, outra de madeira e a última de tijolos.

Há!, há!, há !.......

Nesse caso, a casinha da Siméia era de palha e foi abaixo momentos antes da votação, não se sustentou e ninguém quis assumir como articulador, mentor intelectual ou que deu sustento para a iniciativa da moça e assim como na historinha, o lobo ficou só de gargalhadas, observando tudo da janelinha de seu castelo. O episódio fez lembrar uma candidatura a deputado estadual que tivemos em Paulínia em 2010. A campanha não empinou e ninguém assumiu que estava apoiando, apesar do alarde feito pela cidade como se Jaiminho representasse o prenúncio da volta do Calça Preta.


Estavam lá

A Casa estava lotada e pelo movimento das pessoas que compareceram era possível ver para quem cada um torcia. Mas na hora que foi anunciada a debanda, ficou mais claro por causa dos burburinhos e do silêncio da torcida.


Ação x Reação

Só que na hora que Siméia foi a Tribuna, para se justificar, Emerson Gordura se levantou saiu do platéia e destampou a falar no rádio com alguém. Algumas pessoas acham que ele foi falar com o Wilson Machado, do Jornal Tribuna, que confirmou sua capacidade de atrapalhar as coisas.


É ela, é ela.....
Em edição extra, o jornal circulou de manhã, apontando Siméia com maioria assegurada. Balcões de comércio e onde mais era possível o acesso ao público, foram forrados de jornais A foto principal da capa era da vereadora. Mais abaixo, vinham mais outros vereadores, o Loira, o Gustavo Yatecola e tinha ainda o Amarildo como integrante. Também estavam lá, como apoiadores, os colegas Palito e Bonavita.


O jornal

Pela cor da capa e as fotos estampadas, a edição extra que em nada parecia com esse jornal Tribuna do presidente da Associação Comercial que estamos acostumados a ver aos sábados, recebeu o carinhoso apelido de Tribuna Taquaral, não só pela tinta que levou na capa, mas pelas vozes de taquara rachada que a ele se referiam nos cafezinhos de padarias, desde as primeiras horas Era a Voz do Taquaral dando o resultado antecipado. Um comerciante garante que ouviu gente falando no telefone, dando como certa a eleição de Siméia e até aposta rolou.


Com essas e outras

Tudo cessou assim que se confirmou Marquinhos da Bola presidente. Cessou de um lado porque a Tribuna do Taquaral caiu no descrédito, mas a Tribuna da Câmara pegou fogo e virou o foco das atenções com a troca de farpas, ou seja, eles lavaram suas roupinhas ali mesmo Palito sentiu, se esfregando na pólvora e foi o primeiro a expor sua lavanderia e jogou combustível a esmo. Entre outras faíscas disse que também tem grana para bancar jornal e não restou dúvidas porque ele também já teve um amplo espaço no Tribuna para divulgar seus atos.


Abelha Gulosa

O moço chamou Siméia de mentirosa, dizendo em outras palavras que ela, a Siméia, quis o mel só pra ela. Espirrou um pouco do líquido na estopa do Loira que já lambuzada de graxa foi parar bem na cara do médico Gustavo Ia ter cola, mas não teve. Ele nem conseguiu proteger se com uma máscara, dessas branquinhas que os médicos usam. Ai, o doutor tentou limpar a barra, apelando para sua dignidade e responsabilidade, como quem estivesse a dizer: meu nível é outro.


Gulosa II

Aí, é possível entender: Loira era o vice de Siméia na chapa apresentada pelo Tribuna. Então, Palito trocou o apoio á Siméia pela vice- presidência de Marquinhos Bola. Palito não saiu queimado, lembrou que o nome dele estava articulado pelos novatos para ser o presidente da chapa desde o início de 2009.


Melou tudo

Mas num encontro em um barzinho de bacanas do Cambuí em Campinas, chamado Abelha Gulosa, tudo mudou e com os novos contornos, ele deu o troco, mas não falou quem veio por trás da Siméia. Excelente profissional em mecânica, Loira abriu a caixa de ferramentas e desparafusou tudo. Nada conseguiu.



Boa pergunta

A indagação sobre quem vem por trás de Siméia, só pode ter resposta a partir de uma atenta observação nos modos operandi da chapa apresentada pelo Tribuna Taquaral, no que ela resultou e na repercussão que ela teve no Programa do Eduardinho no dia da eleição e no dia seguinte quando ele dedicou parte do tempo para exercitar seus ouvintes com esse questionamento: Quem veio por trás da Siméia ?


A charada

Eduardinho foi criado com o leite da Fazenda Paraíso, tratado com muito carinho pela família de Enide, uma espécie de irmãozinho dos Pavan. Cresceu e passou a dar seus pulinhos que nem um panda e procurou outras tetas. Nem precisa perguntar quem vem por trás dele, né ? Pelos enfoques e destaques de seus programas para as ações do Governo local, acredita-se que ele segue religiosamente uma bula que vem do Taquaral, ou é engano nosso. Desculpem aí.


Agora é o seguinte

Cada um apresentou o que tem. Palito jogou combustível, Loira abriu a caixa de ferramentas e Siméia que adora fotos deixou se levar pelos sonhos, enquanto o médico Gustavo Yatecola veio de bisturi na mão e cortou tudo. Com toda a experiência, Bonavita tentou pagar uma de Ronaldinho para a galera e a bola sobrou para Marquinhos que emplacou. Mano, o barato é forte e o processo é lento, Diz o ditado: quem não pode com a mandinga, não carrega patuá.



Sinceridade

Fale o que quiser, Bonavita é autêntico em suas posições. O Ceará lembrou a história e com muita propriedade. Ele era o presidente no final da gestão passada e seu nome estava articuladíssimo para continuar em 2009, a partir de uma tratativa iniciada na casa de Pedro Politano, hoje secretário de Governo de Pavan, apontado por ele na Tribuna da Câmara, como um dos homens mais íntegros destes país, que avalizou tudo nas presenças de Pavan e o ex- Edson Moura.



Que coisa, não !........

Mass no final das festas de reveillon de 2008 para 2009, foi Marquinhos da Fiorella, o Peixe, quem saiu com a taperwerzinha cheia de guloseima. Fiorela foi o mais votado, presidiu a primeira sessão, empossou colegas, o novo prefeito e a vice. E por lá ficou até os dias de hoje, devendo passar o bastão para o Da Bola no final em 31 de dezembro. Resumidamente, essa é a história.




Política não é estática

Acontece que o tempo passou, Moura e Pavan parecem estar cada um para seu lado e o que foi combinado no apagar das luzes de 2008, já era, assim como aconteceu com o projeto de criação da Paulínia Filmes aprovado em 23 de dezembro.


Marquinhos, um presidente na dele





O futuro presidente da Câmara, tem um estilo próprio de fazer política que o diferencia de muitos outros pela sua paciência, calma em horas que precisa, tudo resultado de um aprendizado quem vem do berço . Ele aprendeu com sua mãe dona Tereza que a humildade e a sabedoria , são virtudes que se busca em Deus. Marquinhos e praticamente do culto Presbiteriano. Sua eleição foi o presente a ela que aniversariou exatamente no dia 15 de dezembro. Marquinhos nasceu em Itu, aos 6 de fevereiro de 1968 , é casado com Maria Shirley e tem uma filha
Ele afirma que a experiência como líder de Governo, o fortaleceu na relação com os vereadores e espera poder liderar do lado do Poder Legislativo, uma relação harmoniosa com o Poder Executivo.
Marquinhos espera ter a colaboração dos colegas e da sociedade para a nova tarefa politica
O novo presidente , é formado em educação física pela Pucc de Campinas e jogou futebol nas categorias de base , tem se destacado em equipes do Guarani e do Ituano.O futebol tem sido um rico aprendizado ao novo presidente que entende que cada um tem um papel no grupo e na posição que ocupa, bastando que cada um faça sua parte para que o time alcance resultados positivos.
Está no terceiro mandato, sempre pelo PTB e sempre se manteve leal ao seu grupo político. Ele avalia que passado o processo de escolha, cada vereador deve se preocupar com seu papel diante da sociedade e ele como presidente vai se emprenhar para oferecer condições para que todos possam exercer seus mandatos.
Marquinhos pretende realizar um planejamento para adequar o prédio da Câmara para a nova legislatura porque em 2011 , a cada terá 15 vereadores ,invés dos dez atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.