sábado, 9 de outubro de 2010

Politica dos Bastidores - O Líder

O líder
Luis Inácio ensinou que em política só tem sucesso aquele que tem capacidade de agregar, juntar interesses comuns e é por isso que ele termina seu governo com 80% de aprovação do povo brasileiro. O resultado das eleições mostra a derrota dos arrogantes tipo senadores Mão Santa, Artur Virgilio, Tasso Jereissati, Marco Maciel e Heloisa Helena.

Um legado
Conforme o dito popular, o presidente Lula consagrou a tese de que o líder é aquele que sabe ciscar para dentro, que não espatifa, mas junta. O que cisca para fora é maluco que no final sai mais caçoado do que o abestado do Tiririca. Em Paulínia, vemos esse quadro ao confrontarmos os resultados.

Tropa de Elite 2
Embora seja pura ficção, o filme do diretor José Padilha, com roteiro de Bráulio Mantovani e Wagner Moura no papel principal, revela função do líder e sugere as conseqüências para a sociedade quando ocorre desvio de finalidade dos órgãos do Estado. Assistam o filme e reflitam.

Paulínia
ficha limpa
Finalmente, a prefeitura de Paulínia conseguiu parcelar a dívida da extinta Empresa Municipal de Desenvolvimento de Paulínia, a Emdep para ter a Certidão Negativa de Débito. Em reunião com o pessoal que está em cargos de confiança, o prefeito José Pavan Júnior, destacou a importância do acerto das contas, como a clara possibilidade para avançar em projetos que dependam de financiamento e créditos. Pavan lamentou a perda de verbas federais para importantes projetos como o Leve Leite e para a Segurança Pública.
Placar Eleitoral
Os números registrados em Paulínia nas eleições de 2010, podem mostrar a força de algumas lideranças políticas que tiveram suas imagens diretamente ligadas em candidaturas, conforme publicamos na presente edição e pode ser visto nos portais eletrônicos. A gente apenas tece algumas considerações para serem comentadas por aqueles que acompanham e gostam da política.

O mais votado
Antes de entrar nos comentários, temos que frisar que mesmo sob protestos, nós fomos os únicos a tocar na candidatura do abestado Tiririca que em Paulínia teve 3821 votos e se elegeu com 1, 3 milhões de votos para federal carregando mais três na legenda. Até nisso o processo eleitoral ensina que ou as pessoas liberam o senso de humor ou se tornam ridículas. È uma forma de transmitir equilíbrio, se a pessoa fecha a cara fica feia contraída e de repente se fica rindo a toa também fica estranha e vira alvo de deboche.

Para entender
O deputado Campos Machado teve 4081 votos em 2010 e 700 votos em Paulínia em 206. O federal Jonas Donizete recebeu 4.559 votos e, 2010, votação bem superior a de 2006. Anota-se também que Pavan reforçou outras candidaturas na cidade.

A força
Com isso, Pavan leva a melhor na queda de braço com Edson Moura. O ex-prefeito na eleição passada apoiou Campos, Jaiminho e Emerson entre outros, numa demonstração de grandeza posando para fotos junto com a sobrinha Simone Moura, hoje vice-prefeita. Agora em 2010, Moura apostou tudo, mas tudo mesmo em Jaiminho que teve em 2873 votos na cidade de Paulinia, apesar do aparato que ele montou. Moura se dirigiu ao povo por meio de carta aberta, usou mídia, eletrônica, rádio e serviço de som, tudo isso além de um grupo liderado por Mario Lacerda e Wilson Machado presidente da Associação Comercial na onde de voto regional. Na reta final Moura saiu um de cena e a candidatura Jaiminho foi colada na imagem do candidato a federal do PT, José Pivatto que teve 2.583 votos na cidade.

O tamanho
Sem explicação pública, Moura saiu de cena, assim que a candidatura de Jaiminho naufragou e Mário Lacerda se apresenta como o líder do resultado. Porém, para essa afirmação não tem acordo quando ele diz que a votação do ex-prefeito de Cosmópolis se deve muito ao empenho dele. Lacerda pode ter ajudado, mas a candidatura Pivatto teve o apoio e engajamento de um grupo de militantes e simpatizantes do PT, liderados por Maria Ildete, ex-candidata a prefeita e para vereadora do PT e do militante Reinaldo Barbosa que coordenou a equipe de rua.

Explica-se
Nesse caso, tem que se fazer justiça no registro que o pessoal de Maria Ildete fez campanha para Gerson Bittencourt na dobrada com o Pivatto. Bittencourt saiu com 456 votos de Paulinia e foi eleito deputado estadual, conforme publicamos na página 10. E tem mais, quem conhece Maria Ildete tem certeza que ela sentiria desconfortada na campanha do Jaiminho.

O PT pulverizou os votos
Basta ver os números publicados na página 10 para entender o que é voto no PT e presença das lideranças á frente das candidaturas. O candidato Renato Simões teve 800 votos na cidade em campanha que teve o vereador Custódio Campos á frente, enquanto que Ricardo Berzoini recebeu 1218 votos sob a coordenação do ex candidato a prefeito Dixon Carvalho e do ex- presidente Laércio Guiacheto. Por outro lado, o deputado José Mentor, cuja campanha teve a coordenação do presidente José Bezerra e outros militantes tiveram 840 votos, enquanto que Carlos Zarattini recebeu 724 votos em campanha liderada pelos militantes Paulo Paes e Paulo Gil da Nóbrega.

Para lembrar
Na campanha de 2006, Zarattini teve mais de 2.000 votos em Paulínia, sendo que na campanha dele estavam engajados os grupos que agora em 2010, apoiaram Berzoini e José Mentor em 2010. E é nesse sentido que analisamos as votações dos majoritários (Presidente, Governador e Senador) como votação do PT e de forma separada as votações dos proporcionais.

Outras análises
O candidato a federal Claury (PTB), teve 1301 votos em campanha liderada pelo vereador Francisco Bonavita (PMDB) e Eli Correia Filho (DEM), candidato a federal recebeu1156 votos em campanha feita pelo grupo político do vereador Marquinhos da Bola (PTB). O vereador Jurandir Matos (PMDB) apoiou Milton Monte (PR) que não passou de 146 votos e Waldemar Costa Neto, apoiado pelo presidente da legenda em Paulínia, Cícero de Brito teve 176 votos.

Análise I
A primeira leitura do quadro de resultados mostra que a administração municipal, na pessoa do prefeito José Pavan Júnior, sua base aliada na Câmara e assessores, sai com mais peso politico. Por outro lado, o PT, como instituição, ou seja um partido político
confirma sua aceitação na cidade se olharmos para os votos dos
majoritários governa-dor, senadores e Pre-sidente, veja pág. 10.

Café filosófico
Por pouco, nossa coluna vira parte integrante dos cardápios daqueles que se acotovelam nos balcões de padarias, com destaque para a Padaria Real, do nosso assíduo Airton Belo. Nós usamos uma linguagem figurada ás vezes para despistar tipos agressivos e por isso nossos escritos geram comentários, entre os mais esclarecidos e ódio por parte dos mais tontos que pensam que estamos nos referindo a eles.

New Ratazanas
A modernidade nos sistemas de informação estimulou o surgimento de um tipo muito perigoso na sociedade. É uma espécie de rato, como aqueles que serviam a ditadura que vivem a filmar, fotografar e gravar falas de pessoas para usar em chantagem, pressão e outros tipos de constrangimentos. Nesses processos eleitoral, minha fui captado por lentes e câmeras de uns malucos que usam a imagem para fazer gracinha. Coisa feia para quem se presta a esse tipo de coisa e a quem patrocina. Logo vamos contar tudo aqui, dando nomes e sobrenome aos bois e vacas e apelidos aos bezerros e bezerras.

O registro
O deputado Antônio Mentor teve1812 votos em Paulinia, menos um pouco da votação recebida em 2006. Porém, na passada, a deputada Ana Perugini que teve 2798 votos na cidade não investiu tanto na cidade que ainda teve campanhas de Gerson Bittencourt, Tito com 944 votos e tantos outros. O mandato de Mentor é reconhecido na cidade pelo seu empenho, inclusive com verbas ele conseguiu para instituições da sociedade civil.

Um comentário:

  1. Maria Ildete Leal Falciroli19 de outubro de 2010 às 09:17

    Oi MIguel- li a sua materia onde voce cita o meu nome. Só gostaria de esclarecer alguns pontos que acho importante. A Campanha de Gerson Bittencourt foi coordenada pela Talita Leal Falciroli. Eu fiz campanha para o Tito - assessor do Prefeito José Bacchin e professor, candidato a deputado estadual de Sumaré e para o candidato Deputado Federal Pivatto.
    que diga-se de passagem - a campanha do Gerson Bitencourt na minha avaliação que acompanhei de perto o trabalho da Talita ( nao digo isto por ser minha filha), mas foi muito bem coordenada e obteve um excelente resultado até porque Gerson nao tinha até o momento nenhum trabalho na cidade de Paulinia. Fiquei orgulhosa do trabalho coordenado por ela e fiquei muito feliz com resultado da votação do Tito que somou os esforços de várias pessoas, militantes e seguintos que trabalharam pra ele nesta campanha. Parabenizo ao REinaldo pela garra, boa coordenação, grande esforço, desempenho nesta campanha, ele fez um otimo trabalho.
    Agradeço a voce pelas matérias onde reconhece o meu trabalho e um grande abraço.
    Dilma - 13
    abraços
    Ildete

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.