quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Politica dos Bastidores - Tudo é Marketing

A Política dos Bastidores

Miguel Samuel de Araújo


Tudo é marketing


Na política moderna, as estratégias de comunicação definem os rumos de todo o processo político. Por isso, cada um deve saber o que apresentar e planejar antes de executar. Se o candidato à presidência, José Serra explorasse de outra maneira o episódio do Rio de Janeiro, aquele objeto ou bolinha de papel que caiu nele não daria tanta dor de cabeça. Uma coisinha simples.



Falando nisso

O prefeito José Pavan Júnior esteve em Campinas, mais precisamente na região do Ouro Verde no encontro promovido pela campanha do candidato tucano. Eles estavam acompanhados do assessor João Natanael de Souza que dispensou o capacete na caminhada, como quem está preparado para cabecear qualquer objeto que seja arremessado contra ele.


Torneira Seca?

Próprio de seu estilo combativo diante de casos de inoperância da Sabesp, o vereador Francisco Bonavita (PMDB) surpreendeu pelo tom de seu palavrório na última Sessão Ordinária, na última terça, dia 26 de outubro.

Castanha & Cajú

Num jeito típico de cearense que cresceu ouvindo os gritos dos vaqueiros e cantoria de repentistas em suas mensagens e desafios, na Tribuna da Câmara, o “Moço” mais parecia rezar uma ladainha ou cantar um terço de novena para pedir chuva, do que fazer um alerta para as posições diante de problemas da cidade que a população reclama. Bonavita fez um dueto com Custódio Campos (PT) que manteve sua linha crítica de opositor.

Asa branca

Por pouco Bona que cumpre o quinto mandato, não anunciou a retirada do sertão, mas de coração apertado deixou transparecer a paciência de quem espera a chuva cair de novo. O vereador disse que já está em vias de passar vergonha diante de eleitores por não ter como resolver problemas de fácil solução, como a falta de remédios nos postinhos e das demoras para a marcação de consultas. Ele destacou que não responsabiliza ninguém isoladamente. Disse não saber se a culpa está na secretária de Saúde, no Gabinete do prefeito ou na Secretaria de Recursos, mas que problemas não faltam e são muitos.

Dois pra lá e dois pra cá

Jurandir Matos (PMDB) e Gustavo Yatecola (PSDC) reforçaram as falas. Yatecola disse ser muito cobrado nas questões relacionadas com a área da saúde por ser também médico do quadro de funcionários municipais e que mesmo no exercício do mandato, pouco pode fazer pelos usuários do sistema e pelos funcionários

Gota d´água

Poucos perceberam o lance em que Marquinhos da Fiorela (PP), o Peixe, deixou por alguns minutos presidência da Sessão, para o vice-Marquinhos da Bola. Este devolveu a palavra a Bonavita que pronto cutucou a zabumba: Nossa como troca rápido de presidente? Bona explicou que, ao dizer que não fala com o prefeito José Pavan Junior desde agosto do ano passado, não quer dizer que ele não tenha ido a eventos públicos e trocado abraços e apertos de mão com o Chefe. Só que ele não o recebe para um téte a téte.

O jogo

Daí fica ver como Bonavita sabe levar as coisas na maciota, tanto que ele também aproveitou o expediente na Tribuna para externar sua alegria com o sucesso do Paulínia Futebol Clube, o time de futebol que é a menina de seus olhos. O vereador agradeceu a todos e reiterou o pedido de apoio do prefeito e dos órgãos da administração no sentido de tomar os procedimentos necessários para atender as exigências da Federação Paulista de Futebol para as disputas da A3 -, como reformas e ampliação do estádio dentro dos padrões.

Linha de fundo

Muitos anos no futebol amador e mais recente no profissional, o vereador usa a estrutura desse esporte popular na política e faz de cada sessão de Câmara um verdadeiro rachão para testar a resistência dos demais. Às vezes, ele finaliza jogadas muito rapidamente e chuta na trave deixando o rebote para Custódio, que sem ter para quem passar a bola, também chuta fora para a sorte do outro time, mas que não deixa com isso de arrancar suspiros da galera que acompanha atentamente cada lance.

Entrelinhas

Pessoal, a gente usa um linguajar incomum para ser interpretado na política pelos mais atentos e esses devem abri os olhos dos mais simples. Mas vejam bem. Está em jogo a escolha do novo presidente da Câmara para o biênio 2011 /2012 e até o mês que vem a chuva poderá de vir na medida. As cisternas e reservatórios serão reabastecidas. Sendo assim, os gulosos que engolem tudo muito rápido podem se engasgar com a tapioca.

É só prestar a atenção

Uma administração consta de um período de oito semestres dos quais a metade se foi. O s dois primeiros, ficaram por conta da organização da equipe e das composições. No terceiro e quarto semestre, a administração precisa deixar claro para onde precisa ir e até onde deve chegar até o apagar das luzes. Agora para isso, é preciso ter claro com quem ela conta a partir de agora. Esse raciocínio vale também para os que estão fora do governo nas expectativas de um entendimento. Ou caminha junto ou cada um segue seu rumo.


O show da cidade

Ainda faz eco nos meios políticos, a história do rompimento entre o atual preito José Pavan Junior e seu antecessor Edson Moura que leva consigo a vice-prefeita Simoni Moura, a prima que o chama de tio. Se de um lado, a expectativa gerada por esse fato deu folga para Pavan organizar a casa e resolver pendengas, ele serviu também para o grupo de Moura ser a referencia para os descontentes. Chega a dar impressão que Pavan está seguro e paga para ver no que tudo vai dar.

Lei da Atração

Moura no governo impôs o poder pelo medo e pelo palavrório, o que hoje ainda carrega aliados. Basta lembrar que ele conseguia gente varar a noite no saguão de um hotel de luxo para falar. Para se aproximar de Moura, mulheres se engomavam todas, iam ao salão de beleza, como quem ia ser madrinha de casamento ou encontrar um noivo. No hotel passavam a copinhos de água horas e horas. Tomara que os que deles se desgarraram, o fizeram de verdade e se assim não é, que não sigam o exemplo. Tudo passa.


Visgo no pé

Em que pese os sinais de que podem bater asas, dificilmente vão alem disso os descontentes do grupo, porque o melado espalhado por todo o puleiro, os colocam como calopicitas de asas cortadas e Moura não tem alpiste suficiente para sustentá-los até que as penas voltem a crescer, o que leva crer que Pavan certou a estratégia de afugentar o zangão e segurar tudo o que é abelha rainha com ele.


Na platéia

Enquanto os vereadores Matos, Cusatódio, Bonavita e Yatecola falavam sobre problemas no sistema de saúde, o ex-presidente do Conselho, Laércio Nali que, acompanhava tudo e lembrava que tudo o que ali se falava, o órgão vem mostrando desde a administração passada, com um agravante. O ex-secretário, Almério Aguiar empatava mais tempo para articular a extinção do Conselho de Saúde.
.
A Pirâmide

A fala de seu Laércio Nali lembrou outra marca de embate entre administração municipal e movimentos sociais. Parece que está em encaminhado para uma boa solução, a polêmica história do Manto de Cristal. Recentemente, representantes da ONG AMAPAULÌNIA, o comerciante Carlos Capacle, autor de uma ação que impede o empreendimento e representantes do governo se reuniram com membros da Igreja. È uma das heranças de Moura que marcou sua era como administrador

Por outro lado

Uma das marcas do ex-prefeito, o Instituto Brasileiro do Pequeno Empresário, o Ibrafem que pregava o combate a pobreza.com o slogan, o impossível é o impensável, chegou a um estágio nunca pensado por aqueles que ajudaram na sua criação. O IBRAFEM parecia divulgar um segredo baseado na Lei da Atração. Algo místico que se tornou agora uma maldição para o próprio criador. Basta ver o estado do castelinho que fica nas proximidades do Jardim Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.