sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Direito de resposta de WIlson Machado e Tréplica do Jornalista Miguel Samuel

Direito de Resposta

A coluna recebeu o pedido de direito de resposta do Presidente da ACIP Wilson
Contramão
Desde quando questionar é andar na contramão? Questionar é buscar respostas que nem sempre estão diante dos nossos olhos. Como cidadão, eu nunca protestei contra a transferência de renda aplicada pelo governo Pavan e como empresário e presidente da Acip, jamais deixarei de estar atento ao interesse da coletividade que represento. Eu acredito na dignidade do ser humano e penso que para alcançá-la é necessário criar frentes de trabalho que permitam ao povo crescer de verdade, sem dependência.

Voto regional
E se eu, como cidadão e empresário, apoio candidatos como Jaiminho e Pivatto (que sendo petista, não foi citado nesta coluna), é porque meu interesse pela coletividade rege minhas ações. Eu acredito no voto regional e penso que nossas cidades podem realmente ser representadas nas esferas estaduais e federais, se ajudarmos pessoas que conhecemos, com currículo que prove sua capacidade de trabalhar na administração pública e com chances reais de serem eleitas. Não estou correndo atrás de ninguém. Estou correndo junto com os interesses do que é público e para que o benefício seja de todos.

Pela coletividade
E com este pensamento, venho trabalhando desde antes da implantação do pedágio para que Paulínia, principalmente os comerciantes locais, não sejam penalizados. Agora, em operação, busco junto à Rota das Bandeiras as alternativas para diminuir o valor da cobrança do pedágio, tendo inclusive, já enviado várias delas para o Gabinete do prefeito Pavan. Lá se encontra também o projeto aprovado do Cartão da Acip, uma forma de fomentar o comércio local, porque abre uma linha de crédito entre o comerciante e o funcionário público. O sistema é simples, funciona com desconto na folha de pagamento e o valor da compra é creditado na conta do comerciante no mesmo dia, através de uma conta bancária vinculada.

Credibilidade
Sobre a credibilidade das eleições que me levaram à presidência da Acip, cabe aqui o esclarecimento de que fui eleito por Chapa Única, por isso a quantidade de votos não foi necessariamente expressiva. No entanto, esta foi a segunda vez na história de 34 anos da Acip que uma Chapa Única foi composta e eleita. Isso não é sinal de credibilidade? Como você disse: os comerciantes que reflitam sobre isso!

_____________________________________________________________________________________
Miguel Samuel Responde

Cavalheiro
De forma educada, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia, Wilson Machado, se dirige a nós pedindo seu direito de se manifestar acerca do que escrevemos na edição passada e está concedido aí ao lado.

Pela classe empresarial
A rigor, continuamos com a opinião de que a representatividade dele é baixa, embora saibamos que a Acip tem uma linda história de trabalho de pessoas abnegadas, como Borjão, Airton Super Máquinas, Jarbas Donizete, Mauro da Truck, Toninho do Craque, Oscar dos Calegaris e finalmente Santo Trainotti, além de outros, todos homens do comércio, cada um a seu modo e com seu grupo, fez o que pode em seu tempo. Essa velha guarda deixou saudades, fez o comercio virar e com pouca grana, viu?

Verdade
Isso não há como contestar. No processo no qual Santo perdeu para Geraldinho, ex-do Amadeu em 2005, teve 402 votantes, aliás bem democrático, com duas chapas dando opção de escolha ao comerciante. Na eleição seguinte, também duas chapas e agora o Wilson está meio que absoluto na Acip, após ser eleito em chapa única.

Quem pariu Mateus que o embale
Porém tem muito mais o que tratar aqui e o Wilson do Tribuna, é problema dos comerciantes, dos quais muitos são nossos parceiros, o que nos motiva fazer o alerta.
E as crianças
Agora, bem que, tanto o presidente da Acip, como o secretário da Industria e Comércio, Antônio Atauri , deviam estar no evento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, CMDCA, sobre o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e se comprometer em cativar os empresários para o destino de 1% do imposto de Renda para o Fundo que repassa recurso para projetos com criança.

Sendo sim
Insistimos aqui, que a sociedade como um todo é responsável pela garantia e proteção dos Direitos da Criança. Só a Rita Coelho, Secretária da Criança e do Adolescente, não dá conta. Nós precisamos construir a Rede Social de Garantia e Proteção aos Direitos da Criança, com todos os órgãos do Governo e representação da sociedade. Agora, se nem quem lida direto com o meio empresarial não tem sensibilidade suficiente para cativar os pares para tão nobre causa, não tem direito de retrucar se for chamado de inútil.

Na urna
Estoques de santinhos, cédulas e colinhas, são desovados na cidade, como se fosse o fim de uma festa. No meio disso tudo, surge a cartinha do Jaiminho se declarando da cidade para justificar. Se fosse sério mesmo, ele estaria pedindo voto para Dr Almério, Sandoval, Sirleiva, Padovani e Dr Marquinhos da Água. Aliás, o Dr Almério disse que a campanha dele vai bem obrigado em outras cidades.

Entendido
Então deve ser para aquelas que estavam na rota da doação de remédio. Lembram das carretas cheias de remédio de Paulínia interceptadas na estrada? O Dr Almério já estava em campanha desde de o tempo da Home Kerr, empresa que levou R$ 22 milhões em um ano para ajeitar remédio nas prateleiras.

Falando nisso
Deu um bafafá no acerto do pessoal do Jaiminho, segundo uma fonte que vamos apurar e mostrar na próxima edição, se for notícia relevante. A campanha tem Mario Lacerda como coordenador.

As contas
Anotem aí. Vamos divulgar e comentar as prestações de conta aqui, no site e no nosso blog. Vamos comparar as campanhas e mostrar, isso para ajudar na formação da massa crítica da sociedade. Outra coisa dependendo do desempenho de algumas candidatas
poderá confirmar nossas suspeitas de balão de ensaio para justificar desembolso e nada mais.

Realinhamento político
Os partidos vão se reorganizar de acordo com o resultado das urnas. Se o DEM de Pavan, se fundir com o PMDB de Michel Temer, em Paulínia, não ficará pedra sobre pedra. É só um exemplo do que pode acontecer, bastando para isso que os projetos sociais se emplaquem.

Fortalecimento
do grupo
Cézinha Pietrobon, histórico do PMDB de Paulínia, está conversando com seus parceiros do PMDB na perspectiva de resgatar os laços políticos dos anos 80 e 90 que garantiram resultados importantes ao partido. Em 92, o PMDB elegeu o prefeito, o vice e uma significativa bancada de vereadores. Lembra Cézinha, que nessa época, tinha debate e o PMDB tinha democracia interna até que imperou o caciquismo e desagregou tudo.

Por aqui,
é laranja neles
Virou piada, esse negócio de Mulher Melancia, Mulher Pêra e outras em Paulínia. Estão se preparando para apresentar como candidata em 2012, a Mulher Laranja, a Laranja Baiana de umbiguinho e tudo, há!, há!, há!...

Promessômetro
Vocês acreditam que um candidato a deputado garantiu assessoria para as pessoas? Agora, temos até domingo, dia 3 a meia noite para ser cumprida a pro-messa daquele que ficou de mover o Superior Tribunal Eleitoral em favor de uma causa que teve sentença dada em primeira instância... Pois é: dizem que até a eleição estava tudo resolvido.

3 comentários:

  1. Pela Classe Empresarial qe V.Sa respondeu quando na tréplica de resposta do Wilson da CIPO, você Migel tbm tem vícios de relembrar passado e apontar que todos que já foram, fizeram algo importante. Entendo tbm que o Sr. Wilson não é o Salvador do Comércio, mas que ele deu novos rumos em ações promocionais para os Lojistas de Paulínia, isso ele fez sim!

    Voce diz que os que passaram fizeram com o dinheiro que tinham, o atual Presidente tbm faz com o que tem, aliás, com aumento do quadro associativo e, se não me engano, uma participação maior nas Promoções. Vamos aguardar o que vem para o Natal da ACIP.
    Observador Paulinia

    ResponderExcluir
  2. REALINHAMENTO POLÍTICO: Samuel, Bom dia!Esqueceu, mas deveria de citar um realinhamento muito possível do PMDB de Paulínia com o PT de Paulínia. Sem Edson Moura e sem Dixon pois os "vícios" que carregam poderiam sim infectar tudo que precisamos na cidade para Evolução de Verdade.
    Pra seguirmos em frente e com muito êxito o POVO percebe que deverá ser sem PAVAN, MOURA E DIXON, tudo tem que ser novo.
    ELIMINE DE QUALQUER ARTICULAÇÃO em Paulínia entre DEM e PMDB, mesmo porque em Paulínia, o PMDB NÃO É DE TEMER! Esqueceu ?
    Assinado: PMDB JOVEM

    ResponderExcluir
  3. Se o PMDB não é de Temer, no minimo é do Geraldo ou do Serra e do Moura

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.