quarta-feira, 13 de abril de 2016

Discurso politico lembra ditos populares..

A Política dos Bastidores
Por
Miguel Samuel de Araujo
O adágio popular
Provérbios e ditos do povo podem muito bem serem aplicados na Política, para compreender situações nas quais as pessoas se metem, sem pensar nas consequências e depois reclamam. E ai, sempre acham os culpados, e geralmente o peso recai sobre os ombros de quem cuida de dar noticias, como é o nosso caso, aqui em Paulínia.
O dito pelo não dito
Aqui, o “ Não dito, é o filho do Benedito que quer ser prefeito só  porque  Benedito Carvalho, o Dr. Benedito, marcou uma época da velha Paulínia.
O nosso folclore
 Quando deixou a cidade em 1988, no final do mandato, a frase dele que marcou foi: “ Em política, o meu carro não tem marcha ré, há! há! há!..Ao vê-lo transitando pelos meios políticos de Paulínia na quarta tentativa de eleger o filho, um leitor brincalhão  observa: “O Doutor Benedito confirma que terra é redonda, há! há! há!..
Deixou o ninho
  Depois de deixar o PSDB, Dixon agora parece ter firmado sua candidatura pelo PP, como ungido pelo deputado federal Ricardo Izar, abençoado pelo padrinho tucano Carlos Sampaio
Então ficou bem assim
Dentro da linha dos ditos populares, afirma-se que: “ Quem não pode com a mandinga não carregue patuá”. Isso porque o duelo entre os grupos liderados por Dixon Carvalho e André Zanovelo se engalfinharam dentro do PSDB, ambiente que deixou, tucano baqueado , pavão  depenado e avestruz machucado.  No fim das contas prevaleceu o ditado: “Quem não aguenta o carteado , que não desça para o play”.
 Vidro que não solda
Eles até vivem perto se alguém encostar um no outro, como é o caso de uma possível aliança PP e SD. Embora Adilson Palito, pré candidato a prefeito pelo SD negue que poderá sair como vice de Dixon, andando com ele a tira colo pra baixo e pra cima.
A  evidência reside nas boas relações entre Ricardo Izar e o presidente do SD/Paulínia, Mauro Torres. Ainda pode entornar o caldo,não vos assusteis se por acaso  verem Sandro Caprino do PRB empareado com Dixon Carvalho pelas ruas e o conduzindo para um templo da Igreja Universal do Reino de Deus.
Causa justa
 Isso porque Izar está de conversas fortes com o deputado federal Celso Russomano, candidato do PRB em São Paulo. Logo a aliança poderá se estender até Paulínia.

Pelas ondas da radio peão
Tudo pode não passar de especulação para desconstruir o approach entre Sandro, e o articulador político João Natanael para ser o candidato a prefeito pela máquina que praticamente está sem opção. Embora em campanhas passadas, tenha resistido fazer campanha para Carvalho, no meio evangélico, alegando que ele estaria contra os princípios da Igreja Universal, Sandrinho foi empregado numa das boates de Dixon nos anos 80.

Homens de juízo
Depois que pegou a idade, Sandrinho se converteu , passou a trilhar pelas veredas da Igreja e abandonou a vida profana.  Dixon também se converteu e constituiu família. A vida tem uma dinâmica que como dissemos junta cacos de vidro quebrado. Só que não cola.
Vitória de Pirro
Embora possa não parecer, denuncia contra a reunião de Natanael um hotel da cidade para aliciar futuros pré- candidatos a vereador para o grupo da máquina do governo mostra já o prenúncio da derrota , embora o local seja o Hotel Vitória. Como um cara averiguado pela polícia e Ministério Público, Natanael está sob suspeição, o que afugenta pessoas dele.
Notícia é nosso trabalho
Tudo aconteceu porque Gerson de Souza, irmão dele ,deu na cara que conduzia pessoas para o Hotel e Anderson Henrique, que se declara líder da juventude, postou  no perfil do face, três  fotos dele no Bar Maria Azeitona junto com Natanael e a secretária da Promoção Social ,Mara Ferrari, está tudo no depoimento prestado na delegacia pelo autor da denúncia.
Todos podem saber
 São documentos públicos e as notícias circulam, assim como falam de um inquérito sobre apropriação indébita contra uma personalidade política. Com essas e outras, imagine como será o clima no Fórum e delegacia..

Seis por meia dúzia
Pouca gente entendeu os motivos que levaram Francisco Gabriel Neto, o Bie, tido como fiel escudeiro do pré candidato, Mario Lacerda (PRP) optar pela proposta de Sanzio Rodrigues (PMDB). Junto com ele também deixam o grupo de Lacerda, Arthur Freire, Edgar de Morais e Grimaldo José dos Reis.
 Desenho retocado
A oficialização da pré- candidatura de Sanzio pelo PMDB e o posicionamento das pessoas que o prestigiaram no ato da filiação, o  tom da tinta de Mário Lacerda como representante do grupo de Edson Moura, fica meio que  desbotado. Com isso, os alardes sobre o flerte do grupo do PRP com o grupo da máquina ganha força no meio político.
O difícil consenso
 Praticamente, o grupo do prefeito Pavan, está sem um nome certo para candidato e o articulador principal desse grupo já foi visto em cafezinhos com Mário Lacerda. Nada a estranhar. A rigor, Lacerda é um espécie de menino rebelde de Junior Pavan, com quem começou em 1996 e virou vereador, declarando apoio ao prefeito Dude Vedovello na reta final da campanha. E em 2.000 se reelegeu pela chapa de Pavan que perdeu para Edson Moura. Muito discretamente, hoje ele e Natanael andam de flerte, tal qual um pombo que corteja a pomba.
Contando garrafas
Uma vez definidas as filiações, os grupos agora montam suas artilharias, cada qual com o que tem  e neste momento entram em campo os vendedores de dossiês. Se comparado com o futebol, eles são como aqueles caras que cuidam da demarcação do gramado, momentos antes do jogo..
Mostram a cara
Na verdade, são pessoas que vivem do jogo sujo, só aparecem nas vésperas de campanha dizendo que tem informações contra esse e contra aquele. Proposta de melhorias da cidade, nada.
Diferente no jeito, semelhante nos atos
Se comparar direito, os modos de Pavan e Moura não se diferencia e a cidade continua na mesma há muitos anos. Um segue o projeto do outro..







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.