quinta-feira, 12 de junho de 2014

POLÍTICA E FUTEBOL TUDO JUNTO


A Copa,o poder e

a política no futebol

Por Miguel Samuel de Araujo

Ao assistir o jogo em que o Brasil ganhou de 3x1 na abertura da Copa, na Arena Corinthians,festa do povo brasileiro em meio a uma turbulência movida pela disputa de modelos e projetos de Brasil, nos remete ao recente passado e nos traz a memória das outras Copas, quando o Brasil era outro e os personagens que hoje levam o Brasil ao  protagonismo no mundo estavam enfrentando a repressão, a perseguição política e lutando por democracia , justiça e liberdade. Grande parte do povo que hoje comemora o triunfo do Brasil vendo cada lance numa tela grande de TV  digital, buzinando seus carros pelas ruas , tomando cerveja e fazendo churrascos, não estaria hoje  em tal situação, se aqueles que hoje atacam o Governo Federal pelo advento da Copa, estivessem no Poder. Basta lembrar os indicadores econômico, o padrão de vida dos pobres na Copa de 2.000 e daí para trás. O Brasil ficou  nas mãos dos generais e em seguida sob o domínio dos neoliberais. Hoje, a vida do brasileiro é outra com índice de desemprego menor, mais oportunidades para o ingresso no curso superior e muitas outras melhorias no plano de moradia e transferência de rendas.E isso o que tem a ver com a Copa ? Muito . As pessoas mais simples costumam dizer que o esporte e a política não se misturam. Ora se misturam, basta ver a história, no tempo dos militares que só existia a Arena e MDB, o presidente nacional da Arena , era o General Heleno Nunes, presidente da antiga Confederação Nacional de Esportes , a CNB, enquanto que as federações de estado tinham á frente, homens fortes como Nabi Abi Chedid em São Paulo, Marcio Braga e Eurico Miranda no Rio de Janeiro, todos políticos.  Se assim não fosse o esporte uma ferramenta política  , os opositores ao Governo Federal, estariam torcendo pelo Brasil pelo êxito da Copa , não estariam estimulando protestos e outras formas de boicotes.
O esporte é um símbolo de poder, de conquistas , basta pesquisar a história das Olimpíadas e Jogos internacionais. O calendário da FIFA caiu no colo da presidente Dilma que já tem um grande índice de aceitação e aprovação. O esporte é a grande ferramenta de marketing para vender imagens, marcas e produtos. Na década de 90, o prefeito uma próspera cidade em orçamento localizada no interior de São Paulo, sede de uma da maior unidade da Petrobrás, descobriu no marketing esportivo, o caminho para buscar suas legítimas ambições para as quais tinha que ficar conhecido. Então, ele montou uma equipe com as maiores estrelas do Basquete, como Hortência, Magic Paula, Marta, Branca e outras. Com os empresários parceiros e o caixa do Governo, ele organizou o Mundial da categoria tornando a rica e desconhecida cidade na capital do Basquete. A personalidade e imagem do prefeito que protagonizou essa fase foi reforçada na mídia e na opinião pública, mesmo hoje que a cidade não tem o mínimo de políticas publicas no esportes que tudo indica deixou de ser a prioridade de governo da cidade. Os equipamentos públicos , como ginásios de esportes, quadras poliesportivas e conjuntos de piscinas estão há anos se uma reforma com os alambrados, banheiros todos sem a menor condição de uso para sediar sequer um torneio.
Destaca-se por justiça, o empenho da equipe da Secretaria de administrar demandas espontâneas das escolinhas e atividades locais. Assim como, as estrelas do Basquete, o Guga no Tênis e outros elevaram o nome do Brasil e das cidades de suas bases, tornando assim o cartão postal, vemos hoje na pequena e próspera cidade ,  um cartão postal diferente daquela já projetado no mundo nas imagens de Hortência, Paula, Marta e outras estrelas (Miguel Samuel de Araujo)

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