quinta-feira, 24 de outubro de 2013

E a CEI ?.. A! não sei..

Politica dosBastidores

PorMiguel  Samuel de Araujo

Não há como prever o desfecho da Comissão Especial de Investigação, criada pela Câmara Municipal de Paulínia, para apurar possíveis infrações políticas e administrativas na gestão da Secretaria Municipal da Saúde. Pelo visto e pelo que se apresenta após a definição dos membros, trata- se de um processo que faz pesar nos ombros de cada um de seus integrantes e da Câmara no seu todo-, o dever de dar satisfação á sociedade sobre os procedimentos adotados para gastar o orçamento público do setor, ao longo de um período
O retrato
Definidos, presidente, relator e membros, agora a expectativareside nas oitivas , o que dirão os chamados a depor. A Câmara irá contratar uma assessoria especializada para ajudar integrantes da CEI no entendimento das informações. Sendo um processo sério e responsável, conforme assegura o presidente, o vereador Tiguila Paes, devem ser analisados contratos de prestação de serviço e de compras de medicamentos e muitos outros, algo muito técnico e específico e detalhado em linguagem própria.
Definidos, presidente, relator e membros, agora a expectativa reside nas oitivas eno que dirão os chamados a depor. A Câmara irá contratar uma assessoria especializada para ajudar integrantes da CEI no entendimento das informações. Sendo um processo sério e responsável, conforme assegura o presidente, o vereador Tiguila Paes, devem ser analisados contratos de prestação de serviço e de compras, algo muito técnico e específico em linguagem própria.
Protagonistas
Por mais que insista que não quer se aparecer, o secretário da Saúde, Renato Cardozo vira o centro das atenções da CEI da Saúde porque tudo começa a ser investigado a partir de informações prestadas por ele. Dependendo do que sair, outros graúdos serão chamados. O ex- assessor da Saúde, André Breda garante que se for chamado, vai contar timtim por timtim sobre o setor no período que por lá esteve. E aí, vai puxando os lambaris e bagrinhos até chegar nos tubarões..
Responsáveis
 Não vamos por hora relacionar nomes só que de trás para frente, antes de Cardozo, esteviveram á frente da pasta, Ricardo Carajelascov, Marcos Teixeira, Mônica Focesi, AlmérioAguiar, Nino Meloni, Roberto Marden, Sonia Negrini, OdivalPazetti, Sonia Prado de Oliveira e Nelsinho Aroeira. Todo mundo foi secretário. Agora tem funcionários que testemunharam fatos importantes que podem colaborar com o processo.
O cardápio
 Então precisa ver a disposição do presidente Tiguila, para quem essa CEI não pode ser “nas coxas.”, como ele diz.  Assim sendo para não encomendar pizza, chame um frango assado e corte o em duas partes, com cuidado sobre a mesa pondo uma coxa para cada lado, o que representa muito bem a polarização politica, Moura de um lado e Pavan de outro. Só que pelos burburinhos ouvidos no balcão da Copa, se esse frango for recheado de farofa, assim que chegar na sala, vai voar farelo da farinha pra todo lado, há! há!há! Logo, a CEI não pode ser “nas coxas” Tem razão, o vereador Tiguila..
O símbolo
Acatada por nós e em breve iremos representar com uma ilustração. Um frango com farofa aberto ao meio com uma coxa de cada lado representa a disputa entre Moura X Pavan. Enquanto brigam pelos melhores pedaços, muitos ficam a roer a carne de pescoço, há! há! há.. A sugestão foi inspirada na idéia de que a CEI “não pode ser nas coxas”..
Previdência x providência
Mais do que ninguém, o servidor público é o, mas interessado nas discussões que envolvem o InstititutoPauliPreve a Câmara de vereadores , um episódio que começou em 2012 quando o ex- prefeito  José Pavan Junior susbstituiu a diretoria do Instituto, nomeando como presidente o seu ex- secretário de Planejamento Esdras Pavan que mudou a proposta de aplicação de recursos no mercado. O atual presidente,ex- vereador Mário Lacerda questiona a gestão de Esdras.

Quanto foi ?
A reunião de Lacerda com vereadores no plenarinho da Câmara, realizada nesta semana fez avançar pouco sobre os esclarecimento e a pergunta que mais cabe sobre o encontro seria de quanto foi o placar entrevereadora Ângela DuarteX Lacerda. A vereadora foi a autora da convocação de Lacerda que recebeu inclusive um mandado de segurança para comparecer.
Opiniões polêmicas
 O grupo político da vereadora avalia que ela superoue fez questionamentos importantes e pertinentes, principalmente sobre a contratação da Plena Consultoria para cuidar dos Investimentos. Para quem viu soboutro outro ângulo , não foi bem assim. Os que ficam com a exposição de Lacerda acham que Angela fez a defesa do trabalho do antecessor de Lacerda e defendeu a outra consultoria, a NSG.
Dois lados
É que no dia anterior, o ex- presidente do Instituto Esdras Pavan foi ouvido pelos vereadores em reunião de portas fechadas. A vereadora Angela explicou que Esdras compareceu por livre vontade e como é ex- diretor, não poderia ser exposto. No final, a vereadora fez um balanço positivo do encontro..

O terceiro setor
Pelo que vimos na reunião realizada na tarde da última quarta- feira, o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários do Centro de Ação Comunitária (Caco e Associação pela Infância e Juventude AIJ- não tem data certa para acontecer. Secretários municipais e vereadores avaliaram as posições do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual.
Dilema e divergências
 O secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Artur Freire, avalia que se o prefeito Edson Moura Junior efetuar o repasse dos recursos referentes os direitos dos funcionários, ele corre o risco de responder criminalmente por porque as instituições estão inativas. A presidente da AIJ, Denise Báccaro alega que a instituição está na ativa e que mantem projetos em funcionamento, como o “Jovem Aprendiz”.
Cena que não queríamos ver
Infelizmente, a cada sessão da Câmara o ambiente se torna cada vez mais pesado. Os grupos se enfrentam e a Casade Leis é desrespeitada, a ponto de precisar da ação das forças da segurança. O mais triste é, que entre os exaltados e os que estimulam o tumulto tem gente conhecida e reconhecida na cidade como integrantes da vida politica da cidade, pessoas engajadas no processo das disputas, profissionais liberais, médico e integrantes de governo.. Muito feio. Pais de família, mulheres grávidas e crianças, se declaram temerosos com os desfechos.
Fakes e psicóticos
Estamos numa fase da política local que exige das pessoas sérias muita responsabilidade e paciência.  As redes sociais que seriam a importante ferramenta para a prática da cidadania se tornam ponto de referencia de para expressão de neurose por parte dos que não têm coragem de falar o que pensa. E outros que se apresentam usam do espaço para a ofensas e ataques pessoais. Entre esses, estão os mesmos que tumultuam a Câmara.
Identificados
Basta prestar atenção no grupo que fica do lado esquerdo de quem entra no plenário e ler as postagens nos grupos È Paulínia e Muda Paulíniaassim que acaba a sessão para ter uma ideia de quem podem ser os fakes e psicóticos que promovem o tumultos que servem para como proveito para algumas personalidades politicas que não sabem lidar com situações de histeria coletiva expressa de forma orquestrada..
Proféticos e messiânicos
Entre esses mesmos que tumultuam e tentam o ambiente na Câmara, está quem apregoa com veemência uma reviravolta no quadro politico. Um desses fakes, certamente manipulado por alguém que nada tem a fazer na vida que não seja ficar diante de um computador, posta com frequência como andam os processos que tramitam nos tribunais e com isso alimenta a loucura e a neurose dos que almejam resultados que tragam respostas para seus desejos e sonhos. Enquanto isso,se esquecem da situação global da cidade que vive em meio a tantos problemas..

Com essas e outras
Na queda de braço pelo poder, na disputa de egos e talvez por falta de um presentinho da Passaredo, eles circulam pela cidade em no conforto de seus carrões e se esquecem que uma simples moedinha poderá aliviar a vida e o cansaço de alguém que labuta com a vida andando a pé.
Cena que não queríamos ver
Infelizmente, a cada sessão da Câmara o ambiente se torna cada vez mais pesado. Os grupos se enfrentam e a Casade Leis é desrespeitada, a ponto de precisar da ação das forças da segurança. O mais triste é, que entre os exaltados e os que estimulam o tumulto tem gente conhecida e reconhecida na cidade como integrantes da vida politica da cidade, pessoas engajadas no processo das disputas, profissionais liberais, médico e integrantes de governo.. Muito feio. Pais de família, mulheres grávidas e crianças estão com medo 
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.