sexta-feira, 8 de março de 2013

Politica dos Bastidores - Tempestade em Tigelinhas

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araújo


Tempestade em tigelinhas

Não há outro sentido para tanto alvoroço por algo que já está praticamente definido e mesmo que ainda não tivesse todo esse alarido de nada adiantaria. Agora, dizem que desse mês não passa e então vivemos plenamente nas águas de março, com temporais e tempestades. Logo, ninguém quer com isso dizer francamente que logo a partir de 1º de abril tudo cessa e a normalidade volta a tomar conta dos meios políticos


Vitimização
A rigor , aqueles que ficarão de fora passarão os resto dos dias choramingando como os injustiçados e farão do clamor um longo discurso desde já com os olhos atentos para 2016 .Em Paulínia, a coisa tem sido desse jeitinho. È um modo de atuar que ganhou mesmo evidência a partir do pleito de 2004-, quando Edson Moura foi eleito e derrotado Dixon Carvalho ficou quatro anos anunciando que iria reverter o resultado na justiça . Com isso, garantiu a visibilidade que queria para ir bem para nas eleições de 2008. A jogada quase deu certo.


O prefeito
José Pavan Júnior entregou o vale pedágio aos moradores do bairro Cascata nesta semana, em solenidade realizada no Gabinete que teve a presença de secretários e vereadores. Ele se declarou satisfeito por cumprir uma de suas promessas e prometeu que vai dar largada em várias outras ações em breve.


Time pronto
A equipe está reestruturada para a nova fase, com mudanças no quadro de pessoas. A estrutura administrativa também está em novo formato com extinção da Secretaria da Criança e do Adolescente, que agora é um departamento da Secretaria da Promoção Social


Acúmulo de idéias
Os novos integrantes da equipe trazem novas experiências que com certeza já dão bons sinais, como na Saúde, Promoção Social e Defesa que planejam diretrizes importantes para o enfrentamento de novos desafios, visto que Paulínia vai se tornando a referência na Região Metropolitana em vários sentidos. A Promoção por exemplo reativou o Centro de Referência do João Aranha e tem como meta para os próximos anos mais outros dois centros funcionando. Um ganho importante para a população que usa o sistema público.


Participação
Outro ponto importante é a reativação da Casa dos Conselhos que funcionou bem entre 97 e 2.000. Logo em 2001, sem uma justificativa, a iniciativa foi abandonada, num ato que fez crer que o modelo de administração que se instalara na cidade e perdurou até dezembro de 2008, gostava de ver representantes da sociedade civil só de longe.


Mão pesada
Embora ainda haja quem tenha saudade desse tempo, basta lembrar que o prefeito da época chegou a mandar mensagem ao Legislativo para extinguir o Conselho Municipal da Saúde , só porque os segmentos de usuários e trabalhadores votavam juntos contra atos Governo por eles considerados escandalosos. O impasse se deu com as obras do Hospital, vista como elefante branco e a contratação uma empresa por 22 milhões para gerenciar o sistema de farmácias e que só levou o dinheiro da cidade.


Insistência
A gente insiste em relembrar certos fatos só para manter ativa a memória da política, visto que o modelo administrativo desse período seja lembrado por algumas pessoas com saudosismo. Tudo interesse pessoal, essas pessoas não se esquecem das regalias desse governo. Agora para reorganizar vai demandar um tempo e precisa do empenho da sociedade civil organizada.


A Casa
Neste sentido, a Casa dos Conselhos que agora funciona em um prédio que fica ao lado da Praça do Matriz, pode ser vista como um símbolo do respeito aos propósitos democráticos. Ali, já estão instalados com salas próprias, os conselhos da Saúde, Criança e Adolescente, Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A assistente social Ana Maria Condé, secretária Executiva que será a responsável pelo setor para oferecer o suporte necessário aos conselhos municipais. Só para lembrar, esse canal ficou totalmente obstruído entre 2001 e 2008.


Tem muito a fazer
Ao relatarmos esses pequenos e significativos avanços, não quer dizer que tudo está perfeito . È preciso avançar muito mais no processo de construção das relações democráticas entre governo e sociedade, bem como da Rede de Garantia e Proteção dos Direitos, interligando vários setores do governo num sistema digital. Essa proposta vem sendo debatida há muito e ao que sabemos a parte técnica e operacional está emperrada na Secretaria de Planejamento, cujo titular é o servidor de carreira, Esdras Pavan com quase 15 anos de casa, um cara sabedor das coisas. Por questão de justiça é bom que e frise que vem mesmo desde quando o titular da Pasta era Whasington Ribeiro, hoje secretário dos Negócios Jurídicos. Então, um de olho na tecnologia e o outro de olho nas leis, tem tudo para dar certo..


Centralizado
O secretário de Planejamento é tão zeloso para com os negócios do governo que nem lhe sobra tempo para cuidar da rede digital da cidade que depende da Pasta que ele comanda. Obras, licenças, organização administrativa e até o sistema de Previdência e outras importantes ações passam pelas mãos dele, o que faz com que alguns processos vão aos passos de jabuti. Quem sabe até 2016, o Jabuti sobe numa figueira e solte a voz em canto melodioso para a gente ouvir.


A luta continua
Independente de qualquer coisa, é certo que em 2017, Esdras continuará cuidando do sistema. Ele é concursado naquela pasta e tido como um dedicado profissional naquilo que faz. De seu lado, outros setores da administração que precisam da rede digital para que suas atividades sejam desenvolvidas em ritmo de modernidade torcem por ele..


Futuro Digital
Assim, todos do governo, continuarão nas expectativas, assim como a sociedade verá avanços nos sistemas de transportes e segurança, a partir das câmeras instaladas sob os seus cuidados técnicos. Essa é nossa visão futurista de governo.


Conferência
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizará no sábado, dia 23 a partir das 9 horas na Câmara Municipal a sua II Conferência que também irá eleger os novos Conselheiros. O credenciamento para partir das deliberações começa ás 8h3o e vai até as 9h30..


A pedido
O leitor Nilson Reis quer que a gente explique porque o prefeito nomeou em comissão Gisele Bassi Perozo e Leca Herrera. Ele destaca que elas não deviam estar no cargo porque fizeram parte do Movimento de Combate á Corrupção pela Ficha Limpa, ação que atingiu em cheio o ex- prefeito Edson Moura. Nilson entende que o fato de o Movimento se apresentar como apartidário, elas não deviam estar nomeadas. Só uma perguntinha nossa : E aí , qual é o problema ?


Equívoco da escola
Tem um setor da politica que usa desses e outros argumentos chulos para rebater os contrários. O entendimento é de que quem participa de um ato ou movimento pela cidadania não pode ter opção politica e nem partidária nunca . Foi assim em 2005 quando foi criado a AMAPAULINIA, que entre outras de suas ações foi ajudar impedir a construção da Pirâmide no centro da cidade, em cima da Igreja de São Bento. Foram nos cartórios e levantaram a filiação partidária das pessoas. Uma velha opinião formada sobre tudo
Mulher, o para reverenciá-las em todo o mundo
Em tempos de conquista de novos espaços, registra-se nesta data os avanços do gênero feminino em todos os setores. Nossas homenagens, á todas que engradecem o mundo com o destaque local em nossa capa , se fosse o caso, para Hilda Orággio, essa sim, tem história..


Crescimento

O tamanho do bolo de aniversário de Paulina, faz lembrar a história, anuncia a idade, a força, o crescimento e o poder econômico da cidade que tem pouco mais de 80 mil habitantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.