sábado, 27 de agosto de 2011

A Politica de Bastidores - Oposição Digital


A Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


Oposição Digital

A cidade de Paulínia instituiu o mais moderno jeito de fazer política. O grupo que se declara de oposição ao prefeito José Pavan Júnior , apronta o maior fuá, mas é só pela internet. Antes era pelo Orkut e agora é pelo Facebook . Quando vamos observar as ações do grupo, concluímos que tudo não passa de uma ilusão de ótica, nada mais do que 20 pessoas é o auge do movimento. Mas pelo computador parece uma multidão. De fakes


Legítimo
Em nada se desmerece a iniciativa daqueles que optaram em ficar a atacar tudo o que vem da prefeitura usando a internet. Seria também de bom grado que as pessoas também participassem de debates sobre a cidade, fossem á audiências públicas, procurassem as informações sobre suas criticas para não caírem no descrédito e na imoralidade. Com esse comportamento, elas tanto podem ajudar porque mostram os problemas e a administração que dê seus pulos , assim como podem desqualificar iniciativas de uma oposição critica e conseqüente.


Estado de graça
Com estas e outras , temos que observar aqui que o vereador Custódio Campos (PT) leva a melhor nisso. Ele se aparece mais que todos. Isso porque os desavisados , tanto do lado da administração, como da oposição o provocam a se manifestar . Os pavanistas apaixonados, acusam o petista de fazer o jogo do ex- prefeito Edson Moura . A nosso ver , Custódio só precisa ficar atento a umas bola que Francisco Bonavita levanta e medir quando é melhor matar no peito e amortizar a jogada para tentar o drible ou se vale a pena chutar direto para o gol. No mais , o dever de casa está feito, é só deixar o tempo correr


Observadores caolhos
Pavanistas tentam colar a imagem do vereador no ex- prefeito. Pura bobagem, só porque ele não enfrenta os rebeldes do Fora Pavan . Do outro lado, o pessoal orientado pela bula de Moura, o acusa de fazer o jogo do governo . È porque Custódio não encampa as bandeiras do Fora Pavan. Com isso, o vereador acaba sempre saindo bem diante da galera.


Nem lá e nem cá
O presidente do PT Paulínia , José Bezerra Neto , avalia que por hora , o PT decidiu não tomar posição sobre o embate entre os grupos de Moura e de Pavan. Isso porque eles estavam juntos e só romperam só por causa de espaços na máquina. No domingo , dia 28, o Partido realizará no Plenário da Câmara, um Seminário com filiados e simpatizantes para preparar a atuação no processo de 2012.


Democracia interna
Conforme consta em seu Estatuto e outras resoluções, o PT constrói suas posições com debates internos e outras atividades, tudo de forma coletiva. O critério vale tanto para a montagem da chapa de vereadores, decisão sobre os nomes de candidatos aos cargos de prefeito e vice, bem como para as coligações. È tudo de acordo com um calendário estipulado pelo GTE, Grupo de Trabalho Eleitoral, o que garante a liberdade de realização de prévias, caso não haja consenso-, para definir oficialmente os nomes dos candidatos.


Cyber militância
O opositor virtual, ex- vereador Mário Lacerda quer auditoria das contas da Administração e insiste que o vereador Custódio compre a briga. Vereador por dois mandatos, Lacerda sabe das prerrogativas do legislador, do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Agora, o chefe dele, o ex- prefeito Edson Moura , contratou uma auditoria assim que assumiu em 93 , para vasculhar as contas do antecessor José Pavan Júnior . Só serviu para fazer política e esculhambar o adversário . O antecessor de Moura na época , é o atual prefeito.


Judicialização das disputas
O que nos chama a atenção é o fato de tentarem fazer dos gabinetes dos Juizes e dos Promotores seus palanques bem antes do período eleitoral. No facebook , o cyber opositor anuncia protocolos e mais protocolos contra atos de Pavan. , Só um tonto e sem clareza é quem entra nessa história de que só fato de o MP aceitar o protocolo significa que saiu condenação.


Para entender
Se fosse imbuído do propósito de construir ações pelo bem da cidade, o cyber opositor , como um cara esclarecido contaria no Facebook que não precisa ser muito esperto para protocolar alguma coisa no MP e ter a aceitação no protocolo. O papel do órgão , é o de averiguar mesmo. Se alguém questionar o próprio Lacerda, com certeza , tudo o que for exposto será averiguado. Se a conclusão do Promotor tiver consistência, ele denuncia ao juiz que abre para a defesa , manifestações, produção de provas. Depois ele julga e dá a sentença que inocenta ou condena.


Transparência
O que estamos colocando aqui, é para contribuir com o processo de elevação do nível das conversas políticas. Como já foi assinalado, é tudo muito legítimo desde que as intenções sejam boas. Nós conhecemos muito bem os opositores e a história de cada questão levantada no ambiente da virtualidade


Cidade Digital
São os tempos modernos que revelam as intenções dos que querem o avanço ou o retrocesso. O cyber opositor Mário Lacerda sabe do projeto que institui a rede de informações e que por isso precisa da contratação de serviços especializados. Com certeza, o secretário do Planejamento Esdras Pavan , jamais fechará as portas para que ele se intere de tudo e aí sim, como um político da modernidade e da virtualidade, ele poderá fazer suas postagens para a galera de Moura que tem nele a grande fonte de informações.


Megafone
Do jeito que está embalado, logo o ex- vereador Mário Lacerda, irá fazer a linha de” O Politizador da Cidade “. Ele sairá pelas ruas como faz por muito tempo , o vereador de Campinas, Antônio Francisco , conhecido como o Politizador. O folclórico político também conhecido como “Tonhão da Rapadura “- anda de megafone em punho pelas ruas centrais e assim dá seus recadinhos em discursos relâmpagos nos sinaleiros e praças públicas


Cyber fiscal
Está lá na página de Lacerda, que ele está indo pra cima da Estre, da Passaredo, da Corpus e da Silcon. È o que faltava mesmo. Mário pegar um notebook , montar uma planilha e sair a controlar a presença do garis, dos cobradores, motoristas de ônibus, planilhas das catraca e os caminhões de resíduos. Aí, sim , fica caracterizado sua função de fiscal do Pavan.


As chapas
Antes, a correria era só para montar legendas. Agora os caciques da política se debruçam para formar chapas de vereadores. Muita cautela e muita ilusão se ouve nos bastidores. O cenário faz lembrar quando o ex- prefeito convocava todo mundo para ouvi-lo no salão de reuniões em um hotel de luxo em Campinas e lá vendia suas idéias. O critério ás vezes para ser abençoado pelo gran -mestre da Calça Preta , o chefão do Ibrafem, era a postura e as vestes da pessoa que postulava candidatar-se.


Performances
Então tinha gente que até alugava ternos e mulheres gastavam suas economias , ficavam emperequetadas e só que na hora do discurso engasgavam. Era um mico só . As pessoas saiam dali , posando de eleitas e nem se lembravam que só tinha dez cadeiras na Câmara.


Peixinho é

A idéia de que o ex- prefeito prepara o filho para a sucessão tem provocado observações das mais engraçadas. Edson Moura Júnior , é de outros tempos, um típico cyber político que poderá sair se bem ou muito mal no jogo, dependendo de como for apresentado. Certamente, o pai já imagina como será a estratégia para não tropeçar, dependendo do foco que derem para seu currículum, ao apresentá-lo como o cara que irá fazer tudo o que o velho fez em Paulinia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.