sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Politica dos Bastidores - Nosso Blog

Política de Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

Nosso Blog

Perto de completar um ano aqui no cromo, essa coluna tem cumprido seu papel de trazer á reflexão temas importantes da política local, sempre abrindo espaço para as respostas,comentários e criticas para aqueles e aquelas que querem participar. Pela internet, nosso blog: www.miguelsamuel.blogspot.com , vem se tornando uma espécie de referência da opinião política , como atestam os comentários de internautas que ora identificam ,ora preferem o anonimato . Temos consciência de que não agradamos a todos e procuramos respeitar cada manifestação.


Ferveção
Eventos de ponta colocam a cidade no cenário nacional, como Festival de Cinema, Festival de Dança de Joinville e SWU. Se a ficha do Secretário da Indústria e Comércio já tivesse caído, a economia da cidade, na parte que toca para comerciantes e prestadores de serviço , o lucro poderia ser maior. È aí, que a gente insiste na importância de as secretaria serem articuladas nas ações.


Crianças
Se não houver uma diretriz que unifique as secretárias da Educação, Promoção Social, Segurança, Esportes e outras, a Secretara da Criança e do Adolescente não tem razão de existir, apesar da boa vontade da Secretária de realizar eventos e programas específicos. A nosso ver , a Administração deve ter um Projeto que foca a Criança, algo que garanta a visão de futuro também para as famílias.


Não é bem assim
Na verdade, está tudo muito bom e muito maravilhoso , mas com cada um correndo para um lado, ostentando seu próprio ego e vaidade.Nosso esforço é sempre no sentido de fortalecer a rede de ações sociais e isso só é possível se cada titular de pasta compreender o papel do outro em seu foco que é a criança, o adolescente e a família.


Modelo de cultura
A rigor, em administrações passadas isso não existia e as vaidades expressavam com mais intensidade, a ponto de tudo estar centralizado no Centro de Ação Comunitária, o Caco, cuja cuja chefe a esposa do prefeito. Neste caso, a Secretaria da Promoção Social era um cartório para ratificar o que a moça decidia e os profissionais da assistência social eram meros despachantes da primeira dama. E é contra esse modelo rançoso que deve ser direcionadas as ações, com o cuidado de não desmanchar o que funciona e não inventar muita moda porque o tempo passa.


Saudosismo
Para não perder de vista o que já rolou no mundo político de Paulínia, registramos aqui um fato narrado pelo médico e ex- vereador Manoel Magri, o Doutor Manoel que lembrou sua luta para que o Seu Zé Pavan, pai do atual prefeito José Pavan Júnior fosse indicado pelo governo como prefeito de Paulínia quando a cidade era Área de Segurança Nacional e o povo não elegia o prefeito.


Invertida
Na lista que foi para o governador, além do nome do Seu Zé, estavam os nomes do Doutor Queiroz e o de Benedito Dias de Carvalho. O doutor Manuel usou sua influência junto ás autoridades do governo e garantiu seu Zè . Em 1985, a primeira eleição, Dr Manuel , viu a sua chance de ser prefeito escapar pelos dedos por causa de uma manobra no PMDB que o tirou como vencedor da Convenção. Benedito foi candidato e elegeu , o primeiro prefeito da cidade depois que cai o decreto que fazia de Paulínia, Àrea de Segurança Nacional


Obras á Vistas
Depois de muita burocracia, a população do Cooperlotes e Bom Retiro poderá ver obras que reivindicam há muito tempo, como creches e UBS. Se de um lado, a espera incomoda , do outro fica o aprendizado de que é preciso se organizar e correr atrás porque ás vezes o pessoal dos gabinetes se esquece dos bairros distantes . Outra reivindicação do povo e de grande importância que sai do papel , é a Passarela que fica em frente o Residencial Okinawa. Alí, praticamente foi preciso invocar almas dos que foram nos acidentes para que a concessionária desse atenção.


A Câmara
È inquestionável o papel do Poder Legislativo e o significado da relação de independência em relação ao Executivo, para o avanço das políticas publicas. Ficamos sabendo que o prefeito José Pavan Júnior mandou consertar o processo de doação de terras para empresas depois que o próprio líder de governo Jurandir Matos reconheceu as mancadas dadas pela equipe que preparou o projeto.


Terras de ninguém ?
Agora , esperamos que o secretario do Planejamento divulgue a listas das terras doadas pelo ex- prefeito para ver se foi cumprido o trato de construir algo em cima dentro de dois meses . Também quem foram os empreendedores beneficiados na época. Voz critica da Casa. A vereadora Siméia podia averiguar cada processo e anunciar o quanto de terra foi dado pelo ex- prefeito e em que condições. Aí, sim , é justo. O processo em questão parado por um pedido de vista está viciado, mas não é só ele.


Partidos políticos
A cidade vive o remelexo das legendas só que desta vez um pouco diferente de épocas passadas. A cúpula do PTB destituiu os diretórios municipais , inclusive o de Paulínia, cujo presidente era o assessor especial do prefeito, João Natanael de Souza. O PDT também está de novo comando e outros partidos se renovam para as disputas de 2012. Eles tem até setembro para formalizar as filiações daquelas que pretendem ser candidatos.


Cunha do coronel
O Secretário de Segurança, Ronaldo Pontes Furtado está estribado com seu diretor e também coronel Cunha que pelo que sabemos tem super poderes. Além do cargo de mando, ele é o chefe da Corregedoria e Presidente da JARI, a Junta de Recursos das Multas. Conhecedores do Direito que são, alguns GMs questionam os atos de Cunha que ocupa o cargo de Corregedor que deveria ser de alguém de carreira e o de presidente da Junta porque ele não pode julgar multas aplicadas por gente subordinadas a ele. Logo tudo o que ele fez poderá perder todo o valor , defendendo da interpretação da Justiça. Eis ai, mais uma coisinha que pode ser concertada em tempo



Sonho de um de um sonho


O Festival de cinema mostra que o ex- prefeito Edson Moura vê parcialmente a realidade de um de seus sonhos, O Pólo de Cinema vai de vento em poupa, mas ele não é mais o astro principal da festa e seu nome sequer figura na lista de convidados ilustres .

11 comentários:

  1. Miguel,

    O Mário Lacerda disse que tá bravo com vc, pque vc nunca fez uma charge pra ele, alem de ficar sem-cargo, nem charge ele ganha? Poxa Miguel!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É Pelo jeito o Mario Lacerda tá forte mesmo, até os mequetrefes não conseguem esquecer o nome dele...kkkkk
    Miguel não da ouvido para este tipo de gente, estão tentando te atiçar contra um cara que sempre te respeitou. Eu mesmo já vi várias vezes ele falar bem de vc. Respeitar as pessoas públicas é o mínimo que se espera de uma sociedade. Não se deve usar o anonimato para denegrir quem quer que seja.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Tô ligado Ricardo, o respeito é mutuo. As divergencias de idías devem ser debatidas , criticadas e encaminhadas

    ResponderExcluir
  4. Estranho, acabei de entrar no site do WILSON MACHADO (www.wilsonmachado.com.br), e notei que ele já ficou sozinho na foto.
    Da última vez que entrei no site juro que vi o edson e o wilson juntos olhando para o alto, agora so ficou o wilson. Será que o wilson ficou olhando para cima e não viu o edson indo embora. Posso jurar que a foto é a mesma, será que tô ficando ceguinho.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,

    Creio que não entendeu, mas fiz uma brincadeira com relação ao Mario, e vc me parece muito abalado emocionalmente,ou o circulo de pessoas que vc frequenta deve ser normal dizer "mequetrefe" e " esse tipo de gente". Se ninguem nunca te disse isso... isso é PRECONCEITO!!!

    Bom fds Ricardo!!

    ResponderExcluir
  6. De boa ?

    Comentem a charge, a tira e as notas. Assim , o projeto de uma cidade ecologicamente sustentável, sicialmene justa e economicamenente viável vai se construindo. Sei que dói , mas para tanto é preciso lembrar a história, mas que ela seja só o diapasão para nos situarmos

    abcs

    ResponderExcluir
  7. De boa?

    Não entendi a fúria desse Ricardo, fala-se o nome do Edson Moura toda semana aqui, pque nao do Mário? rsrs

    Lucas

    ResponderExcluir
  8. Veja bem

    Se não tiver enganado, o Ricardo tinha cargo, né ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Miguel, UM ABRAÇO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA. PARABÉNS PELA COLUNA, SEMPRE QUE POSSO TÔ LENDO E CURTINDO SEU JEITO IRREVERENTE DE ESCREVER. CONTINUE FIRME NO SEU PROPÓSITO DE INFORMAR E COMENTAR OS ASSUNTOS POLÍTICOS DA CIDADE.

    OBRIGADO TAMBÉM AOS LEITORES DESTA COLUNA QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA ACABAM LEMBRANDO DA GENTE. QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS VOCÊS, VAMOS SEMPRE LEVAR NA ESPORTIVA AS COTUCADAS, ISSO FAZ PARTE DA DEMOCRACIA, SEM STRESS. OBRIGADO TAMBÉM AO RICARDO LEMÃO PELA LEMBRANÇA, E SÓ PARA FAZER JUSTIÇA ELE NUNCA FOI CARGO VIU... ABRAÇO A TODOS.

    DO AMIGO
    MARIO LACERDA

    ResponderExcluir
  10. Tá,

    eu confundi os RICARDOs


    DE boa, Mário

    Eu não levo politica pro lado pessoal


    abcs

    ResponderExcluir
  11. ELE VOLTOU!!! VI AGORA A POUCO O SITE DO
    WILSON MACHADO E VI QUE A FOTO DO EDSON QUE TINHA SIDO RETIRADA VOLTOU... O EDSON VOLTOU, AINDA BEM POIS O WILSON ESTVA FICANDO TRISTINHO.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.