sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Política dos Bastidores - Fotos, fatos e fofocas

A política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


Fotos, fatos e fofocas

O mundo da política de um modo geral, gira em torno do que as pessoas expressam, necessitam e se propõem a executar. Nos últimos dias, o meio político da cidade de Paulínia vive momentos de turbulência com boatos, fofocas, fatos e fotos, como se já foi dado o ponta pé inicial da disputa eleitoral, até mesmo porque a disputa política é permanente.


Surdina
Como em cada período, as coisas acontecem de forma diferente, desta vez ainda parece meio devagar o processo de troca de partidos, embora já existem pesquisas do tipo para pegar trouxa. É gente querendo montar a malinha e se cacifar no jogo. Pura bobagem. Esse negócio de arrancar nome da manga, ressuscitar quem já foi com pesquisas forjadas não funciona.


Fachada
Tem um desses pré- candidatos, moço simpático até, de fala mansa e discurso articulado que é autêntico e verdadeiro. Ele se assume como se fosse uma espécie de ventríloquo do ex- prefeito Edson Moura ou faz de Moura o seu próprio ventríloquo. Aqui podemos estar falando de Wilson Machado que com toda a sua legitimidade para almejar o poder e expressar idéias, tem publicado cartas á população com criticas ao prefeito José Pavan Júnior, comparando a gestão passada com a atual.
Tem lá suas razões Machado para servir de escora para Edson Moura que usa dele para testar a popularidade. O rapaz é tão seguro a ponto de contar que vai lançar uma revista com 30 mil exemplares dando destaque a ele e Moura , para em seguida passar uma pesquisa de opinião pública.


Fósforo
Precisa muita gasolina para deixar o pano úmido, incendiar a bandeira e colocar a tocha no destaque . Por isso, é preciso juntar palito por palito, encher a caixa para garantir a manutenção da festa. Se não apontarem Machado, as pesquisas podem mostrar o peso simples da foice e do martelo em cima de um palito para explodir o combustível e torrar muita gente que insiste em brincar com fogo.


Vejam bem
Edson Moura testando sua popularidade na performance de Wilson Machado pode render no mínimo uma obra no campo da dramaturgia do gênero farsa, antes que venha uma tragédia,porque que tudo não passa de uma comédia. Edson Moura, também é um cara muito legal porque nos inspira para construir idéias interessantes como essa.


De camarote
Agora vejam bem. Tomara que ao deparar com panfletos da dobrada Moura e Machado ninguém confunda a dupla que ora se forma na política , com o simpático casal Mônica e Dauro, há !, há! Há !... Mônica Moura e Dauro Machado são advogados dos mais conceituados e passam longe do jogo pelo poder.


Polêmicas
Ainda repercute nas rodas da boca miúda o sentido de algumas fotos por nós publicadas como se elas falassem por si só. O clima da compreensão faz lembrar os anos 60 e 70 quando os milicos queriam por toda maneira que Raul Seixas explicasse onde era e quem era o comandante da Sociedade Alternativa, há ! há ! . há !... Quem estava maluco, os coronéis ou o artista? Gente deixe de procurar canarinho em ovo de cobra e faça política. Nós brincamos aqui, mas fundo estamos mesmo é comprometidos com um projeto de cidade.


O projeto
Nessa empreitada, nós nos unimos com todas as forças do campo democrático para apresentar alternativas de políticas públicas para o meio ambiente, saúde e educação e mobilidade urbana.


A magia
Um integrante de governos passados nos contou porque teve um líder político em Paulínia que tinha uma espécie de visgo no corpo que fazia o povo grudar nele quando aparecia em público. Essa pessoa, era quem abastecia dos bolsos da calça desse político com notinhas de R$ 50. E aí , quando um popular chegava nele, ele disfarçado como quem ia passar um bagulho para alguém na pracinha em plena luz do dia-, deixava escorregar uma notinha da onça nas mãos do cidadão, que saia sorrindo e enaltecendo o político.


Amigo da Onça
E esse homem da política aparentemente era o grande amigo do povão que o cercava quando dava as caras em públicos. Todo mundo sabia que ele andava com os bolsos cheios de notas de oncinha. Hoje com os bolsos desabastecidos , ele nem fica muito perto do povo que ficou mal acostumado e o rapaz que por muito tempo foi uma espécie de ordenança dele , conta tudo tintim por tintim , como se estivesse a se redimir de um pecado praticado contra a simplicidade das pessoas.


A realeza
Já que falamos da política local e coisas sérias destacamos que, em seu blog , Princesa de Bobes, Regina Matos demonstra seu apreço para com o casal de amigos, o príncipe William e a plebéia Kate Meddleton ocorrido ontem, chamando a atenção para a pontualidade britânica da cerimônia que definiu até hora do primeiro beijo do casal. Conhecendo a pontualidade de Edson Moura em compromissos sociais, se foi lá com a Regina, certamente não chegaram na hora do SIM dos pombinhos .


O blog
O blog da Regina Matos que se chama Princesa de Bobes ( basta entrar no Google e clicar) contém matérias que se identificam com aqueles que ela sempre cuidou com muito amor enquanto ajudou o marido prefeito. Muito bem humorada, outro dia no Facebook que tem saudade da sua terceira idade. Com essas idéias , ela parece estar na quarta idade como observou uma leitora nossa.


Quem ganhou ?


Com essas e outras , parece que a greve dos servidores municipais deve acabar na segunda –feira , só faltando acertar os dias parados. Nesses embates, sempre alguém tem que ceder de um lado e de outro, para que o povo não sofra prejuízos maiores. O tempo haverá de mostrar quem saiu melhor na queda de braço. A administração tem seus motivos , o Sindicato tem suas razões e o povo, como fica ?

Um comentário:

  1. olá Miguel

    Ótima explanação do cotidiano paulinense na visão política.

    Estarei de agora em diante sempre acompanhando seu trabalho, como um bom paulinense que sou.

    Faça uma visita em meu blog se desejar.

    http://mundodadanca1.blogspot.com/

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.