quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Política dos Bastidores - Fato Novo

A Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


O fato novo

De tudo o que tem acontecido nos últimos dias, o que mais se destaca nos meios políticos da cidade é o ambiente de boas relações entre históricos adversários, como as lideranças do PT com o PMDB e outras forças políticas. Para muitas pessoas, a presença do Senador Eduardo Suplicy, na segunda- feira, dia 18- na sede do partido se tornou mais interessante ainda para a política local porque na mesa também ao lado do presidente José Bezerra estavam os vereadores Francisco Bonavita (PMDB) e Siméia Zanon (PSDC).


Os novos tempos
O vereador Custódio Campos, avalia que o PT de Paulínia vem cumprindo seu papel ao estimular e provocar debates sobre questões importantes da cidade, promovendo a aproximação das forças e lideranças democráticas, sem abrir mão dos preceitos republicanos. O presidente do PSDC, Laércio Giampaoli informou que por sua forma de ver, não podia deixar de ir á recepção do senador Suplicy pelo que ele representa no cenário político do Brasil.


Outros tempos
Aos poucos a herança cultural do medo e do terror vai desaparecendo dos meios políticos da cidade. Até mesmo entre aqueles do grupo que era comandado assim, o modo de ver é outro. Hoje o grupo aliado ao ex- prefeito Edson Moura defende posições de abertura de diálogos, preferência para os mais pobres nas ações de governo e transparência nos atos


Tudo no discurso
No falatório, todos se parecem e cada qual puxa a brasa para a sua sardinha. Outro dia encontramos Wilson Machado, declarado pré- candidato a prefeito com as bênçãos do ex- prefeito Edson Moura. Machado afirma ter no colete soluções para todos os problemas da cidade e ainda compara sua história com a história de outros possíveis concorrentes, como o ex- candidato do PT, Dixon Carvalho e a história do próprio Junior Pavan atual prefeito.


Na reserva
O que mais chama a atenção no discurso do presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia é ele dizer que está pré- candidato com a condição de Moura não disputar. Caso Mora seja candidato, ele é o melhor nome para vice. Com isso, claro que Roberto Coelho que gostaria de estar nessa chapa, perde a oportunidade de ser o único.


Flash back
No passado mais recente, eram mais de dez pré- candidatos a vice, entre eles, o próprio Coelho, Jurandir Matos e João Natanael. Simone Moura foi tirada do colete de Moura, como o nome que ajudaria na estratégia de impedir o PT de chegar ao Poder local. Pirotecnias á parte, o jogo começa a esquentar com os velhos discursos.


Velhas tretas I
Escudeiro de José Serra e Geraldo Alckmin nas eleições de 2010, hoje o ex- prefeito Edson Moura já aceita estar com o PT em 2012 e Wilson Machado confirma que em nível nacional está tudo acertado. Só em Paulínia que ninguém sabe disso oficialmente. De um lado, o PT local por compreender a importância da aliança nacional PMDB/PT admite a possibilidade da reprodução do pacto republicano na cidade , com reservas ao nome de Moura, considerado pela base militante como o carrasco dos movimentos sociais .


Conjecturas
Já de seu lado, Moura representado por Machado diz que topa estar com o PT, com a condição de não ser colocado o nome de Carvalho na cabeça da chapa. Até setembro desse ano, os partidos se definem e até as convenções as chapas se acertam. Pela intensidade das trovoadas e pela densidade das nuvens água ainda de rolar até as festas juninas de 2012.


Velhas tretas II
A rigor são duas lideranças que na linguagem do povo seriam dois caciques históricos que em algum momento da história já estiveram juntos. Hoje dizem em público que seus cavalos jamais serão amarrados no mesmo toco e nem comem o feno ou bebem a água da mesma gamela. Nos tempos modernos, quem decide são os partidos nos seus encontros e convenções e não dois chefes, de acordo com suas conveniências.


Que venha a reforma
Quem ouviu o senador Eduardo Suplicy na segunda – feira viu que se com a nova conjuntura só partidos, com diretórios e bem articulados sobreviverão com as mudanças da reforma política. Com isso, as lideranças precisam buscar novos modelos de relacionamento.


Relações sociais
A gente mede e percebe o grau de compreensão das pessoas sobre política com a repercussão daquilo que se publica. Vejam bem. Que mal existe no registro fotográfico de um encontro entre dois filhos de ex- prefeitos. O pai de Junior Pavan, o Seu Zé Pavan foi prefeito e apoiou o pai de Dixon Carvalho, Benedito Dias de Carvalhos. Vai saber se na adolescência e juventude tomaram muita tubaína e comeram sanduiches juntos, né? A publicação da foto de ambos rendeu os mais estranhos dos comentários pela cidade.


Momento Democrático e Popular



Talvez, o significado da grandeza riqueza desse registro será reconhecido daqui uns tempos, mas aí está o vereador Custódio, a vereadora Siméia , o presidente do PT, José Bezerra de ombros com o conterrâneo cearense Francisco Bonavita , vereador do PMDB., todos em pose com o senador Eduardo Suplicy e lideranças populares. Cena assim não se via em passado recente, né?


Até onde vai essa greve, hein?
Não pensem vocês que a mesa de negociação da greve dos servidores é um encontro de frades franciscanos ou de Madre Teresa de Calcutá com Francisco de Assis. Só tem macaco velho, do tipo que pula em galho seco para fazer estilete de cutucar onça. De um lado está Jamir Menalli, advogado das antigas com muitos e muitos encontros dessa natureza no curriculum. Do outro, ninguém mais do que Leonardo Ballone, irmão de ex- prefeito de quem foi braço direito. Ballone sabe tudo sobre as necessidades de servidores porque ele também foi um grande parceiro da ASMUP nos tempos do Toninho 18 e deu help para muita gente, conforme lembram os veteranos do serviço público.


Cachimbo da paz



Se está difícil uma composição entre Menalli e Ballone, só uma boa conversa entre o prefeito José Pavan e o presidente do Sindicato, Eudinei Cabral pode apaziguar os ânimos. O prefeito já nos disse que respeita o Sindicato e que foi na sua primeira gestão como chefe da cidade que o Sindicato foi fundado em 1980

7 comentários:

  1. Um de seus chavões é:"Para ler, repassar, meditar, refletir, comentar e xingar quem escreveu". Pois vamos comentar.
    Sua coluna esta de parabéns a cada semana supera nossa expectativa em relação ao que iremos ver e ler.
    As fotos publicadas nos mostram que o PT esta tomando rumos diferentes, onde o ex-candidato Dixon Carvalho num gesto democrático tira foto ao lado do atual prefeito Jose Pavan Junior.
    Nesta coluna vemos,oPresidente do PT, Jose Bezerra juntamente com a ilustre figura do Senador Suplicy, do vereador Custódio e do vereador Francisco Bonavita. Politica é isso. UNIÃO PARA A BEM DO POVO
    Parabéns Miguel

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    fico lisongeado com suas palavras, merece um ovo de Pascoa

    ResponderExcluir
  3. Acho que se os partidos existissem para a discussão e posteriormente execução das melhores idéias, estratégias e soluções para o bem do povo, seria bem melhor que esse joguinho de quem vai aparecer na foto com o pai do Supla.

    De quem vai conseguir subjugar o outro em divergências trabalhistas. De quem é, foi ou será o melhor prefeito.

    Nada disso tem importância. Afinal todo mundo sabe que as verdadeiras divergências políticas são na verdade todas de cunho pessoal entre os egos dos membros dos partidos, querendo mostrar quem é mais influente, quem tem mais poder.

    Nada é pelo povo tudo no fim das contas é pessoal.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, a briga de "ego" é que mata!!! O poder corrompe as mentes!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Miguel!!

    Bela Coluna essa semana, bem clara e incisiva, democrática e independente, como um jornal sério e que não depende de política tem que ser.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  6. Olá Miguel, sou eleitora assidua de sua coluna e de todos os jornais de Paulinia.Como eleitora e cidadã é meu dever saber o que acontece em minha cidade.
    Vou comentar um pouco de assunto passado , mas que se encaixa muito bem no presente.
    Soube da tentativa de tirarem você de seu partido (PT)por conta de ter você saido em uma foto com nosso atual prefeito Jose Pavan Junior.
    Inclusive vi a foto que ao meu ver era normal, sendo você um jornalista, certo.
    Mas agora pergunto como vai ficar essa foto de Dixon, Laercio, Amarildo e Pavan.
    Haverá tambem tentativa de expulssão dos militantes do PT que estão na foto com o atual prefeito e mais um vereador da oposição?
    Ou eles podem tirar foto com quem quiserem, pois são da "DIRETORIA"!?
    Nada disso né Miguel!? COM TODO RESPEITO que tenho por você, o problema é que você deve ser um calo no sapato de alguem.
    Vou ficar no aguardo e ver que bicho vai dar essas fotos MARAVILHOSAS, parabéns para quem as tirou.
    Ah! ia me esquecendo o Correio Paulinense coloca a foto dos quatro acima citados e ainda põe uma fala do Pavan: "Óia que beleza sô! E a oposição que desempreguei ainda diz que to ruim na fita. Como, se até quem derrotei mas últimas eleições posa feliz ao meu lado?"
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SÓ rindo né Miguel o castigo vem a cavalo, na sua foto era só vc de petista nesta são dois.

    ResponderExcluir
  7. Pois é

    Com certas coisas não se brinca e uma dassas coisas chame-se opinião píblica

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.