sexta-feira, 18 de março de 2011

A Política dos Bastidores - Vale quanto pesa??

A Política de Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Impressionante
Em diversas situações, o calor dos debates tem ensinado e muito a ponto de oferecer possibilidades para corrigir posturas e até qual é o papel e as função das pessoas. A vereadora Siméia Zanon e o secretário dos Negócios Jurídicos de Paulínia, Leonardo Ballone se digladiaram na última Sessão de Câmara, cada um mostrando sua força, ou seja, o seu peso no processo político da cidade e no fim a conclusão foi de que embora cada um no seu quadrado, todos estão com a mesma responsabilidade sobre problemas da cidade.


Vale quanto pesa ?



A vereadora se justifica dizendo que pelo fato de ter sido eleita pelo povo e Ballone não, ela tem mais peso político. Só que o secretário está nomeado pelo prefeito que também foi eleito pelo povo. No muro, Marquinhos da Fiorella disse que cada qual a seu modo de ver e de acordo com seu ponto de vista, cada um tem lá suas razões e reforçou seu apoio ao prefeito José Pavan Júnior. Só de ver o peso sabe muito bem quem pesa mais nessa história toda, discussão inútil essa, viu ?


Aprendizado
A ida de Ballone á Tribuna da Câmara virou uma aula de direito público, administrativo e constitucional, mesmo com a forma tosca com a qual alguns aspectos foram tratados. E era isso mesmo que precisava acontecer, até porque o pivô do embate foi a Educação. Em Sessões passadas, a vereadora havia feito duras criticas á situação em que se encontram os estabelecimentos de ensino e como tudo é conduzido pela Secretaria de Educação.


O que ele faz
O papel do secretário Leonardo Ballone naquele momento, também foi questionado pelo vereador Custódio Campos. A seu estilo polido, o vereador petista disse que se a secretaria de Governo funcionasse conforme se esperava, tendo em vista as justificativas para sua criação-, o secretário dos Negócios Jurídicos estaria poupado da missão de líder de Governo.


O discurso
Que não se desapontem com a coluna e nem com seu autor, porque foi nestes termos que o vereador falou. Ele disse que a Secretaria de Governo até agora não se justificou a que veio, porque o titular da Pasta devia ser um importante elo entre os poderes, ou melhor, como já assinalamos aqui, - ele deve ser o algodão entre cristais que vira e mexe se esbarram dentro do mega circulo dos poderes constituídos.


A Banda
Bem que com a voz de barítono, Pedro Politano podia contribuir mais para a grandeza do Coral da rapazeada que canta e dança sob a batuta do Júnior Pavan. É só organizar pelos naipes e cada um entrar na hora certa, que sai tudo afinadinho e fica, como narra Chico Buarque em rima de sua clássica obra, num trecho que diz assim: A moça feia ficou na janela, pensando que a Banda tocava pra ela... Coitada da moça, né ?.. A Banda passa e toca para todos


Nesse sentido
Jurandir Matos emendou o soneto ratificando as falas de Custódio, fazendo às vezes de líder do Governo. Matos não tirou a razão de Siméia, assim como também reforçou Marquinhos da Fiorela de que os problemas existem, mas não devem ser tratados assim, com muito alarido. Matos disse que os problemas da cidade é da responsabilidade de todos, tanto da situação, como da oposição. Numa parte, Matos está coberto de razão, debater e apontar é tarefa de todos, mas executar e dar satisfação ao povo, aí é com a situação.


Nesta linha
Nós defendemos um mutirão de ações para limpar o mato das escolas e de onde mais for preciso. O Departamentos de Parques e Jardins, de Obras e Serviços Públicos ( Leia-se Zézinho de Barros e Paulão) deviam dar as mãos numa experiência para mostrar para alguns secretários que a administração precisa de cooperação mútua entre os secretários.


Pela cidade
O professor Marcos Fernando Orlando, se desliga da vice-presidência da Associação Comercial e Industrial de Paulínia, para ser diretor do Departamento de Comércio da Secretaria Municipal de Comércio e Indústria da cidade de Paulínia.


Novos e velhos tucanos
O empresário Valmir Brustolin foi reeleito como presidente do PSDB em Paulínia, realizado no domingo, dia 13 de março. Ele teve 67% dos votos válidos e o contador Sanzio Rodrigues ficou com 33% dos votos válidos. Compareceram as urnas 88 dos cerca de mil filiados. O novo diretório será composto pelo critério da proporcionalidade.


Dona Dilma
Essa mulher é muito boa, viu ? Dilma Roussef está distribuindo de graça uma porção de remédio para controle de pressão e de diabete, enquanto a farmácia da Doutora Mônica Rosa não tem uma porção de remédios na prateleira. Que coisa não !....


Pelos interesses
Enquanto se debate, se propõe e encaminha os problemas da cidade para solução, um grupo se dedica a produzir pesquisas de preferências eleitorais para justificar suas ambições de poder pelo poder. Não precisa tudo isso. Basta fazer algo de útil pela sociedade, que já é o suficiente para estar bem no conceito dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.