sexta-feira, 11 de março de 2011

A Política dos Bastidores - Os Efeitos

A Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo



Quaresma
Um período próprio para que cada político pense em suas ações para daqui até o meio do ano que vem, quando teremos novamente eleições para prefeito e vereador na cidade. São 45 dias para refletir sobre qual posição assumir, firmar nos partidos políticos, intensificar os contatos com a sociedade, rever posicionamentos e tomar atitudes. De oito semestres que compreende o período, estamos já na metade do quinto. Ainda há tempo suficiente para arrumar o time e se preparar para o jogo.


Cinzas
Tudo do nada pode surgir desde que os ventos assoprem as brasas que restam e produza labaredas suficientes para clarear os caminhos. Estamos nos referindo ao processo político que exige muito discernimento dos atores para que estes percebam e saibam diferenciar um mero jogo pelo poder de uma disputa de projetos de cidade. Atores do processo são todos, tanto os que se candidatam como os que votam


Os projetos
Numa campanha, o que pesa é a proposta do candidato, seja ele a vereador ou a prefeito. Paulínia caminha para um cenário que sugere o amadurecimento das pessoas, algo tipo pé no chão sem aventuras, como aquela de igualar a cidade como se fosse de primeiro mundo, sem cuidar de saneamento básico, creches e moradias populares.


Desse modo
O que se espera então, é que por meio de um plano claro de comunicação, tudo isso seja esclarecido e que as aventuras fiquem apenas nas obras de ficção e não nas obras públicas de concreto armado, porque essas consomem o dinheiro que é de todos, ou seja, o dinheiro público


Os vices
Ainda não deu para entender o que leva tanta gente se declarar candidato a vice- prefeito, assim tão antecipadamente sendo que essa posição numa chapa é fruto de uma amarração, uma costura política e mesmo a densidade eleitoral do postulante. Já identificamos no mínimo uns cinco pretendentes.


De duas uma
Talvez seja o fato de verem o vice, como o candidato natural a sucessão em 2016, ou é o efeito Simone Moura que já pegou. Hoje, ela nem precisa comparecer ao Gabinete e ainda tem o luxo de dedicar parte de seu tempo a fazer campanha, uma campanha que ainda não ficou clara, se é para ela própria, ou para o primo, o ex- prefeito Edson Moura. Também até pode ser mesmo para um outro, desde que venha a se opor ao atual prefeito, virtual candidato a reeleição. Isso porque o que tudo indica, é que com o Junior Pavan, Simone jamais dividirá o reflexo dos holofotes.

Preço da Festa
Agora o foco dos debates entre o grupo da atual e da administração anterior é a questão das finanças. São dados comparativos de quem gastou mais e fez menos em comparação de quem gastou menos e fez mais. Essa polêmica se bem demonstrada pega fogo põe e cidade a se movimentar. Não fica pedra sobre pedra.

Por exemplo
O carnaval 2011 já é uma referência interessante neste jogo e de ambos os lados tem gente conferindo as planilhas com maquininhas nas mãos. Os números não mentem, nós apenas relatamos uma comparação superficial dos aliados do atual prefeito. Eles asseguram que se fosse mantidos os gastos na proporção de carnavais realizados na administração passada, o de 2011, custaria para a prefeitura no mínimo o dobro do que custou E a qualidade seria aquela já conhecida com os superados trios elétricos de sempre.


Ortodôntico
Quem está a sorrir como se estivesse nas nuvens é o secretário de Turismo, André Matos, alvo das criticas do antecessor Eduardo Ferreira, que comanda um programa em uma emissora de rádio da cidade. Mais de 100 mil pessoas apenas em uma noite supera quatro noites de um dos carnavais comandados por Ferreira. Isso é o que dizem ainda sem a análise comparativa das planilhas de custo
Outro ponto

O Festival de Cinema também promete ser um evento com maior participação do público, se comparado com edições anteriores que mais se prestavam a satisfazer o ego do gran chefe a cumprir seu papel. Hoje, o poder público está mais atento e aprimorando a idéia que a cada ano que passa coloca a cidade na agenda do cinema nacional


Nosso papel
Ainda não está compreendido por alguns a nossa função na sociedade de relatar o que os outros falam. Tem um anônimo que insiste no nosso blog que só mostramos coisas boas do atual governo e principalmente do Projeto de Cinema.
Os problemas
Essa pessoa deve ter dificuldades para se relacionar com a sociedade que nem se identifica em suas mensagens. Se for ver, nós temos relatados os problemas da Saúde, da Educação, da Segurança, de manutenção da cidade, situações das quais algumas persistem e não há como negar, inclusive a história de cada caso.


Os efeitos


Até na performance, o prefeito José Pavan Júnior comprova que sabe como reagir e melhorar quando criticado. Dizem que é o estilo dele. O pessoal do Moura, já não pode falar mais de suas banhas e gordurinhas na barriga. Ele emagreceu a ponto de poder colocar a camisa por dentro das calças, moderou os hábitos alimentares e dispensa a feijoada do ex- parceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.