quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Aids : Paulinia tem sede para atendimento especializado

Luta contra a Aids: Paulínia entrega novo prédio para atendimento especializado
No mês em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Paulínia vai entregar um novo prédio, com novas instalações, para o atendimento especializado a portadores do vírus HIV e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), e pessoas vítimas de violência sexual.
De  acordo com a Prefeitura, o novo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) vai abrir as portas na próxima terça-feira, dia 6 dezembro, na rua Presidente Costa e Silva, 365, no bairro Nova Paulínia, das 7h às 17h. Todo o investimento no local foi feito com recursos municipais e do governo federal, por meio do Programa Municipal de DSTs/Aids.

Até então, o CTA funcionava numa das salas da UBS (Unidade Básica de Saúde) Centro. Com o espaço restrito, era possível apenas atendimentos de aconselhamento e alguns exames rápidos. Agora, no novo prédio, avaliações mais complexas, coleta de exames e aplicação de medicações serão feitas.
“Nosso atendimento diário varia entre 20 a 30 pessoas. Agora, com essa nova estrutura, a expectativa é dobrar esse número de pessoas, tudo com muito mais conforto, agilidade, comodidade, discrição e sigilo”, disse Marta Aguirre Brant de Carvalho, coordenadora do programa municipal de DSTs/Aids.
No novo CTA, mulheres soropositivas terão atendimento ginecológico exclusivo e inédito no município, assim como mulheres pertencentes a grupos de risco, como usuárias de drogas. Um consultório foi reservado para os exames ginecológicos e os equipamentos são todos novos.
Em outro consultório haverá atendimento com o médico infectologista. O atendimento de aconselhamento ficará em um terceiro consultório. A sala de coleta de exames e de medicação funcionará junto do consultório do infectologista.
Formam a equipe do CTA a coordenadora Marta, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, uma assistente social, duas ginecologistas e um infectologista. O espaço terá ainda sala de espera e funcionários administrativos, além do pessoal de manutenção e limpeza geral.
SERVIÇOS
O CTA vai concentrar todos os serviços em DSTs e a pessoas vítimas de violência sexual. No local, será possível fazer testes rápidos, de 15 minutos, para detecção do HIV e sífilis, por exemplo, e já obter encaminhamento para início do tratamento. O exame é sigiloso e confidencial, e feito a qualquer hora.
Atualmente, em Paulínia, 365 fazem tratamento contra o vírus da Aids, sendo 128 mulheres e 237 homens. Das mulheres, seis são gestantes. Os filhos delas recebem leite em pó especial até os seis meses de idade, em razão da contaminação pelo HIV também se dar por meio da amamentação.
Para o ano que vem, a intenção da equipe é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, estendendo os atendimentos a todas as UBSs do município, e aumentar as campanhas de prevenção contra o HIV nas escolas, já que há registro de alta da doença entre os jovens de 15 a 24 anos em todo o país.
“Vamos também aperfeiçoar o acolhimento aos pacientes, por meio de oficinas, e capacitar auxiliares e técnicos de enfermagem quanto ao teste rápido, além de manter toda a estrutura em operação”, disse Marta. Neste ano, 65 profissionais da saúde foram treinados para fazer os testes rápidos.
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.