sexta-feira, 18 de julho de 2014

O ESPORTE ENSINA

A Política dos Bastidores
Por
Miguel Samuel de Araujo

Parabéns !..
Diante de tudo o que acontece na politica da  cidade, não há como deixar de congratular com a delegação que representou Paulínia nos Jogos Regionais que além de voltar para a 1a Divisão ficou em segundo no quadro com 73 medalhas. Isso tem a ver com politicas públicas sim . O setor do Esporte tem um minimo de recursos financeiros e um pessoal muito dedicado ao que faz.. Não tem atleta contratado, todos sairam das equipes formadas por professores e colaboradores  da própria  secretaria.. Parabéns ao grupo  que consegue independende das circunstâncias adversas  elevar o nome da cidade de Paulínia no Desporto Amador do interior do Estado.Leia matéria nesta edição em versão impressa do jornal OCROMO

Lição do Esporte
Eis aí,  um exemplo de que um time, um grupo que pensa e foca no mesmo objetivo vence barreiras.. A Secretaria de Esporte se garante com a boa vontade de atletas e professores e vence ganha medalhas, levanta troféus e ostenta títulos. O governo num todo deveria ser assim. Agora, o que se ouve é o lider de governo reclamar da queda da arrecadação e secretários apontando para a burocracia a culpa pelos atrasos no atendimento de necessidades básicas da população
O tempo em sua linha ..
Se a equipe da Secretaria de Esportes fossem esperar pelas reformas das quadras, das piscinas e ginásios de esportes, nem teria ido aos Jogos,  não tinha trabalho de base, até porque precariedade da situação não vem de hoje. A nossa impressão é que a partir de agora, o pessoal da administração e o lider do Governo na Câmara, deixam de atribuir á administração anterior  a responsabilidade por tudo o que o povo reclama . Não que a administração atual não tenha herdado problemas sérios. È que um ano é tempo suficiente para propor ações que apontem a correção de cada um dos erros da administração passada , bem como uma proposta para fazer o que não foi feito em cada caso.
Dietas especiais
Pegou mal para administração a história da demora da entrega da alimentação para os doentes em estado vegetativo de Paulínia e pegou pior ainda a justificativa do secretário da Saúde Renato Cadoso na tv , de que a empresa que ganhou o processo para fornecer o produto falhou e nem veio assinar o contrato.Ainda piorou a coisa quando a tv informou que os telefones não atendendem..
Chamou a atenção 
Que nos desculpe o secretário, o episódio veiculafo pela tv,  o fez pegar a gestão da saúde e colocá-la numa janela para todo mundo ver. Tem uma tese de que se Renato fosse o ordenador das despesas da Secretaria e o Fundo Municipal da Saúde estivesse ativo, coisa desse tipo seriam evitadas.Em conversas reservadas, ele se queixa da  morosidade na tramitação de processo, falta de pessoal na equipe. Cardoso acredita que dentro de mais um mês e pouco, a entrega de remédios será normalizada.  
O povo quer e precisa saber I
As conversas de politicas da cidade se travam em um circulo muito restrito e dentro dele há divisões. Um sistema de comunicação eficaz da administração, principalmente no ambito interno, resolve muitas situações criticas.De certa forma, os pequenos avamços da administração não são vistos e se perdem diante do mundo de problemas uns herdados e agravados e outros surgidos por ficarem descuidados. É bem assim
O povo quer saber II
De nossa parte, fazemos o possível para divulgar, ajudar com comentários e opiniões, quem nos conhece sabe disso. Agora, a gente gostaria de poder noticiar quando o Parque Ecológico voltará receber visitas e como estão os animais dos cativeiros. O bosquinho é uma referência para a região e o fechamento foi acanhadamene noticiado. Tem casos  que por falta de esclarecimento por parte de quem é de dever-, nos são perguntados e nós não temos respostas corretas.
As casas do povo
Está na Câmara o projeto que garante casas para quem tem renda de zero a três salários minimos no Residencial Pazetti, ao de meio salário mínino. A proposta é para acomodar os moradores do Acampamento Menezes , inscritos no Programa Habitacional do Governo. A medida que vai gerar um conflito com os que financiaram imóveis iguais e pagam cerca de R$ 1 mil por mês, será uma prova para a administração e para os vereadores. A vigor falta uma politica clara de moradia. As famílias com rendas de zero a três estão contempladas e aquelas que financiaram seus imóveis pela Caixa Econômica merecem a devida compensação. Sendo assim, a apartir de agora o processo de oferta de moradias deve ganhar contornos politicos nunca antes visto na cidade, simplesmente pela falta de um planejamento adequado para o sistema
Segurança
Está aprovado pelo Senado a condição para que as Guardas Municipais tenham poder de policia. Eles podem portar armas e desempenhar funções já feitas há muito tempo por conta da inoperância do Estado no setor. Os quadros efetivos das policias civil e militar  já não atendem mais as necessidades do povo. Mais uma atribuição do Estado repassada aos municípios..
Política papo reto
Não entramos aqui no mérito da exposição de motivos do prefeito Edson Moura Junior para a criação de cinco novas secretarias com a abertura mai mais de cem cargos entre comissionados e administrativos. As dúvidas residem no custeio da estrutura  já que anuncia- se por todos os cantos a queda da arrecadação. Uma fonte nos confidenciou que mantidas as devidas proporções, com a aberturas das vagas na saúde por conta da redução da carga horária de enfermeiro para 30 horas e para as novas pastas, a folha de pagamento poderá estourar o limite.  O orçamento estimado para R$ 1,5 bi  para 2014 , ficou aquem do esperado pela equipe de governo. O lider do prefeito na Câmara, Sandro Caprino cita entre outros motivos para a queda de arrecadação, o fim das obras na Petrobrás.
Cheque  especial
Deixemos de repetir aqui, que não houve um planejamento capaz de levar em conta o potencial de arrecadação com as fontes de receitas. Foi meio que na empolgação, isso também acontece com as contas das pessoas físicas e juridicas. Só que na administração pública, é preciso mais cautela em projetar os gastos.
Cartão de crédito
 Deu errado e agora ainda vai ter que abrir concurso público para acomodar situações políticas e de relacionamentos com aliados.  Será uma reengenharia de valores para a equipe do secretário Marcelo Barraca e uma engenharia administrativa para o pessoal de RH , comandado por Orcídia Gaeta.

Diretrizes no Orçamento
Por dez votos a quatro, a Câmara aprovou a integra do texto da Lei das Diretrizes Orçamentárias ( LDO) para 2015, com a mesma previsão de arrecadação . A oposição questionou  a autorização para o remanejamento de 25% do valor das verbas fora os valores estipulados como 25% para a Educação e 15% para a Saúde.

O Buraco é mais em baixo..
Uma cratera  aberta ao lado do Condomínio VilaLobos chama a atenção de quem passa pelas proximidades do Parque Brasil 500. Homens da Secretaria de Obras e prestadora de serviços  removemos tubos quebrados da canalização das águas que vão até o Parque das Flores, onde o lago já foi encoberto pela terra e areia. Cidadãos preocupados com a defesa do meio ambiente alertam para uma possível gravidade da situação , caso não haja cuidados com a contenção das águas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.