segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Política dos Bastidores - Ficha Limpa

Política de Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo



Ficha limpa

O tema domina todas as rodas de conversa política porque pode alterar o mapa do poder em muitos municípios brasileiros entre eles a cidade de Paulínia. Embora o processo de votação pelo STF, do dia 9, tenha sido paralisado com o pedido de vistas do ministro Joaquim Barbosa, pela exposição do ministro Carlos Fux , deu para perceber que a situação eleitoral não é nada confortável para quem carrega condenações nas três esferas do Poder Judiciário


Plano B
Neste sentido quem já se acomodou dentro do jogo e depende de decisão da Corte Maior-, que busque e fortaleça alternativas para os embates . O processo político esta mesmo judicializado , conforme disse ao vivo o ministro Carlos Fux ao concluir sua tese. Esse processo poderá ser o marco para uma reforma política a partir do judiciário,abrindo a janela para uma nova fase nas relações entre os três poderes e a sociedade.


Posicionamentos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, relator das ações que tratam da legalidade da Lei da Ficha Limpa, pode mudar seu voto sobre a questão da renúncia de políticos para escapar de processo de cassação. Ele disse que vai reanalisar a matéria, já que o julgamento ainda não acabou. Caso entenda que sua proposta abre brechas para impunidade, pretende modificar o voto.


Por aqui
Enquanto isso nas terras de José Paulíno, onde foi prefeito pela vez primeira José Lozano de Araujo, outro que por três vezes já foi prefeito bate no peito que voltará a comandar a cidade.Também quem hoje administra avalia que pode continuar e quem nunca administrou nada em tempos idos, agora se declara a bola de vez e preparado para comandar. Vai daí que temos uma idéia de como será o jogo em 2012.


Alem deles
Outros correm para se apresentar já pensando no futuro para ou para alguma coisa negociar. São eles: Francisco Bonavita (PTB), Palito ( PCdo B

) , Ademir Bosco, o Tuta (PPS) , Sanzio Rodrigues (PMN), Pierre Benevides( PCB) e Valmir Brustolim (PSDB). Mas a disputa mesmo ficará em três frentes: o grupo do ex- prefeito Edson Moura (PMDB), o PT e o grupo da máquina pilotado pelo prefeito José Pavan Junior (PSB)


Zézinho, nosso leitor
Enquanto entabulamos nossas mos considerações por estas linhas, lembramos o nosso considerado José de Barros, o Zézinho Bonavita , da Secretaria de Obras, assíduo leitor destes bastidores e um dos poucos a entender de primeira o que escrevemos.


Caríssimos
È que no teclado, ás vezes estamos como quem está á frente de uma partitura musical procurando por o máximo de leveza nos dedos, incumbido do dever levar um som harmonioso aos ouvidos perturbados. Por isso não teclamos forte para poupar os tímpanos das pessoas , ou seja para que eles não explodam . Assim, o som de nossas palavras não chega distorcido , o que pode causar má interpretação. A intenção não é essa, entendeu Zézinho ?


Isso aqui é política
Chama a nossa atenção, as investidas contra a atual administração por parte do pessoal que ora está fora e que antes já esteve dentro. Se for mesmo para abrir a caixinha de músicas, primeiro vamos afinar os instrumentos e definir o tom em que tudo será executado para que o som das rabecas cheguem de forma harmoniosa aos ouvidos do povo. Ora direis, porque tanto rodeio para chegar no Centro de Ação Comunitária , o Caco que demitiu meia dúzia de pessoas numa leva só ? Tanto barulho por isso ?


Resposta
O Caco sempre teve uma estrutura administrativa inchada e hoje o Tribunal de Contas do Estado está pegando pesado na administração da instituição que vive a fazer acertos aqui e ali.. Pela nossa vontade , abriria todas as caixinhas de documentos e faria como quem se estivessemos na torre da igreja a abrir o travesseiro de penas contra o vento e quem mais habilidades tiver que guarde as penas que saíram de si .


Babadores
Vimos pelas redes sociais,as lamúrias do moço demitido nome Felipe, para a ex- presidente da instituição, Regina Matos Moura. È como se fosse um bebezão a pedir o colo da tia , depois de ser desmamado pela mãe.Ele o fez seu desabafo em tom de ameaça que agora está livre para dizer o que sabe.


Desafio
Que então fale, mas fale a verdade sobre suas viagens ao exterior e de outras regalias que teve. Não se esqueça também de outras coisas que rolaram no período que antecedeu a atual gestão, as quais vc muito bem sabe , inclusive as relatou para a atual cúpula da instituição e por isso teve o espaço que teve lá. Suba na torre da Igreja e abra o baú contra o vento como se estivesse com raiva e fosse rasgar o travesseiro de penas de ganso


Aprovado
Repercutiu positivamente na cidade, a medida do prefeito José Pavan Júnior de repassar R$ 850 ,00 para os policiais militares. O convênio entre prefeitura e Estado demorou por conta dos tramites jurídicos e administrativos, assim como tem acontecido em outros casos. Os policiais civis e bombeiros também receberão ajuda da administração, mas não em dinheiro no pagamento, isso porque para essas corporações, o Estado prevê outros benefícios a serem ofertados por meio de convênios.


Burocracias
Os tramites são mesmo demorados em tudo. Para ter a CND , a certidão negativa de Débito e com isso abrir linhas de créditos e convênios como esse com a Caixa Econômica Federal para a construção de casas, a Prefeitura fez um verdadeiro Caminho de Santiago de Compostela. Precisou paciência e disposição para chegar no objetivo. Existem outras pendências que dependem de outros órgãos , como é o caso do Pieer do Mini –Pantanal e as casas que estão com obras paralisadas por falta de documentos sobre a licença ambiental.


Contra tudo
Na tentativa de desgastar a administração, o pessoal que faz oposição acaba se desgastando. O Ministério Pùblico arquivou a representação sobre a cessão da área onfde vai ser o SWU. Agora, querem que o promotor pegue o projeto da Cidade Digital e faça das contas para provar que tem superfaturamento. Suspeitam e colocam o Ministério Público na linha de frente, como se o promotor fosse o agente da militância da oposição.


Estrategia
Se querem travar a cidade para queimar a administração use de outros expedientes, ou pelo menos saibam judicializar o processo. Os vereadores podem muito bem convocar o Secretário de Planejamento Esdras Pavan e esclarecer tudo ou pelo menos buscar através do líder do governo uma conversa com ele


Tarefeiros do além
È como estivessem determinados a atacar tudo que vem do governo, sem a menor base. Para eles o SWU é o caos e se esquecem do Forum de Sustentabilidade, dos debates e outros fatores como o aquecimento do comércio e oportunidade de ganhos. Agora, reclamam do trânsito, como se até na quermesse da Igreja de São Bento ou em qualquer festa de bairro em ruas por onde circulam pessoas, o transito é impedido e desviado. Fingem que não conhecem as regras e fazem terror na cabeça das pessoas


Empreitadas

Eles verão logo que politicamente em nada vão lucrar e já na outra semana terão outras análises negativas. A mais picante, será a do Eduardinho da Rádio que vai ter que ocupar o tempo na programação. Vamos ouvir o que dirá , Henrique Padovani, o ecologista da oposição que foi aos microfones da rádio dizer que se preocupa com o SWU porque serão pelo menos 80 mil pessoas defecando na cidade.


De olho nas notícias e nas ações do adversário
Na semana quem , tudo se acentua e aí o meio político volta a debater o Ficha Limpa e o cuidado que todos precisam ter com a cidade. A prefeitura entabula uma série de ações para entrar em seu último ano preparada para os desafios que virão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.