sábado, 1 de outubro de 2011

Política dos Bastidores - Quem está no jogo

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Quem está no jogo

Agora sim, tudo está definido. São cinco agrupamentos que disputam as eleições em 2012. O grupo da máquina, liderado pelo prefeito José Pavan Júnior , o grupo do ex- prefeito Edson Moura, o grupo liderado pelo vereador Palito, o grupo liderado pelo vereador Bonavita e a candidatura do PT que deverá ser definida em prévias internas. Com isso, todos parecem estar numa vitrine para que as pessoas observem desde já seus movimentos e modo de se comportar , como alguém que realmente está interessado em conduzir um projeto de cidade.


O que está em jogo ?
As pessoas que acompanham o processo político de Paulínia já nem perguntam o eu leva grupos e candidaturas a se manifestarem bem antes do calendário oficial, todo mundo sabe que independente do motivo, todos olham para os cofres que arrecadam cerca de R$ 1 bilhão/ano para atender necessidades de uma população inferior a 100 mil habitantes. Agora,em caso de vitória, como e para quem irão administrar que é o Xis da questão.


Arremates finais

Em breve teremos aí, o real quadro partidário da cidade com as publicações de nominatas. A confirmar o que está posto e vem sendo dito, o presidente do PV, advogado Jamir Menalli fez questão de ir ao Diretório Municipal do PT e posar para foto com o presidente José Bezerra Neto e confirmar a intenção de se coligar. Menali desmentiu as especulações de que ele estaria a perder o comando da legenda e que o PV é oposição á Adminisração de José Pavan. Segundo ele, os verdes não rezam na cartilha e nem segue a bula do ex- prefeito Edson Moura.


A verdade
Os caciques dos grupos não se manifestam com clareza, falam absurdos , criticam a atual administração e o que está sendo feito, como foi o caso daquele que sempre questionou a precariedade no sistema de segurança e agora deu para falar que precisar fazer creche e que o custo do sistema de cidade digital é alto. È tipo de chute para todo lado, como se fosse um aquecimento, um jogo treino, enquanto o tempo passa. As sessões de Câmara , se tornaram show e até a Tribuna se tornou palco de palhaçada.


Regimento
Que coisa, não !. Alguém se inscreve para falar na Tribuna da Casa sobre economia e sustentabilidade e usa o tempo para emparedar vereadores e defender seu próprio interesse, onde já se viu ? Vocês acham que o Executivo vai emitir um cartão para o servidor consumir no comércio e descontar em folha, deixando o convênio para Wilson Machado presidente da Associação Comercial administrar ? Aí, o próprio Wilson quer uma área de terra para a ACIP. Do jeito que ele trata bem o Pavan, será que consegue ? Ele também quer saber por onde andava Dixon Carvalho durante a greve dos servidores., o que ele tem a ver com isso, há !, há!, há !....


Brincadeira
Ou o orador tomou o remedinho errado, ou ele fez aquilo de propósito para banalizar o Poder Legislativo. Não tem sentido , gente. Coisa típica de aloprado maluco, ou simplesmente um desespero de causa de alguém que quer mostrar trabalho ou precisa de alguma coisa. Que o recém nomeado diretor Hamilton Campolina que ainda está a pegar a embocadura do instrumento se afine logo com o presidente Marquinhos da Bola até mesmo para preservar a natureza e a nobreza da Casa de Leis. Se for nessa toada, autorizar o uso da Tribuna será patrocinar um show de palhaçada e ninguém vai lá para isso.


O nível dos caciques
Já nas apresentações do pessoal, deu para sentir o tom que alguns lideres pretendem dar á campanha de 2012. O ex- prefeito Edson Moura se referiu ao atual prefeito José Pavan Júnior da forma mais grosseira que um homem publico pode se referiu ao outro, inclusive estendendo a delicadeza á esposa de Pavan e ao irmão dele Neto Pavan. Moura Usou de um vocabulário impublicável , como quem estivesse a destilar o ódio contra alguém de quem guarda mágoa e que não se esquece das agruras do passado, um modo tipico político vingativo. Por pior que tenha sido na relação, em nada se justifica


O estilo dele
O ex- prefeito confirmou a marca de político do tipo que é bom de jogo , desde ninguém, pise no seu calo. Algumas pessoas que foram no Hotel IBIS para revê-lo, voltaram impressionadas com o palavrório. Se prevalecer a máxima de que as pessoas falam o que está no coração, deu para sentir o que Edson Moura guarda no lado esquerdo do peito para apresentar na campanha


Factóide I
O interessante nesse processo de disputa é que alguém pega uma coisa do adversário, manda para o Promotor e para o delegado . Não satisfeito posta nas redes e põe na mídia e aí tudo gira em torno desse assunto, como se ele fosse o único problema e o denunciante se torna aquele que se esforça para pegar um pardal quando escapam as perdizes. Coisa de disputa


Factóide II
A gente envelhece e vai aprendendo a medir
cada ação para não entrar numa dessas. Em pleno governo Dude ( 97/2.000) , esse mesmo Mário Lacerda destacou das contas do ex- prefeito Edson Moura ( 92/96) que hoje ele bajula, uma despesa de hotel com o time de basquete por ocasião do Mundial realizado em Paulínia. Esse mesmo Mário Lacerda, arregaçou com esse mesmo Edson Moura e a gente que trabalhava nesse mesmo Notícia 23 , ficou com o dedinho cansado e esfolado de tanto digitar textos espinafrando esse mesmo Moura, tudo sob orientação política desse mesmo Lacerda que hoje está aí.


Lembranças
A gente recorda isso aqui para que alguns novatos compreendam porque a gente nem se empolga com as denúncias. Era algo parecido. Esse que vós escreve ganhava o seu arroz com feijão nesse mesmo Noticia 23 , cujo dono era esse mesmo Mário Lacerda e o alvo dele e do jornal era esse mesmo Edson Moura.


Os mesmos
O mais engraçado é que , quem era aliado político desse mesmo Lacerda, esse mesmo José Pavan Júnior e o radialista que torrava esse mesmo Edson Moura , era esse mesmo Edurado Ferreira, o Eduardinho da Rádio Planalto , cujo programa tem esse mesmo nome: A cidade se comunica. Passados uns tempos, esse mesmo Eduardinho se juntou com esse mesmo Edson Moura e hoje com o rompimento político, ele desce a lenha nesse mesmo Pavan que o ajudou a se projetar na politica


De modos que
O jornalista que ora escreve , é o mesmo Miguel Samuel, que no passado já viu e acompanhou toda essa patifaria que vocês estão vendo aí. Isso vai para o Fórum , a Prefeitura se explica e o rio segue seu curso. Vai daí que vocês haverão de compreender o deboche com o qual eu trato essa oposição de meia tigela. Isso aqui gente, é um trabalho e eu lido com as informações das quais disponho


Rapapé
A oposição que aí está se liga em coisinhas , não prova e nem propõe nada . Enquanto isso, pessoas do governo que estão no dever de resolver e desenvolver ações no campo das políticas públicas, sofrem acusações , muitas delas infundadas. Oposição tem que ser propositiva, saber mobilizar e inovar no modo de fazer políticas publicas. Do contrário , é puro revanchismo que só engana o povo e não leva a nada.


O mais triste

È que acabará um dia esse turbilhão, essa avalanche de denúncias e muitos desses que ora estão em lados opostos se unirão logo no reveilon para brindar o ano que vai nascer. Os mais tontinhos e mais simples terão um Natal e ano Novo de muito pesadelo e sem a amizade de alguém que já foi importante para suas vidas.


Universidade Federal da RMC

O vereador Custódio Campos, está na articulação junto ao Governo Federal para que seja instalada uma Universidade Federal na Região, mais precisamente entre Campinas, Sumaré, Hortolândia e Paulinia. Ele integra um grupo de representantes de Sumaré e Hortolândia , ligados a deputados federais do PT , que busca apoio do Governo Dilma e se articula com as prefeituras. Pelo menos um Campus dessa Universidade poderá ser instalado em Paulínia, desde que a Prefeitura ofereça uma área de terra.

Um comentário:

  1. Por causa das ofensas e falta de respeito, estão proibidas postagens. Quem quiser que o faça no facebook!

    Att,
    Miguel Samuel de Araújo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.