domingo, 19 de setembro de 2010

Dobrada Frankenstein - A Política dos Bastidores

Só tiro

Em reta de chegada na corrida eleitoral, cada um carrega e descarrega suas baterias como pode, sem a preocupação de mirar o alvo. Vale tanto para as candidaturas majoritárias como para as proporcionais em todo o território. Em nossa região, a efervescência política apresenta quadros inusitados e nunca antes imaginados, mas é reflexo do quadro de diversidade que ora se desenha, apontando para o Projeto Brasil 2011/2014 que terá a marca da unidade democrática.



Enquanto isso, na Câmara de Paulínia, observamos a atuação qualificada dos vereadores durante as sessões, com discussões sobre ficha limpa, pedidos de informações e cobranças ao Executivo.



Seu Zaca

Morto na década de 90, o Zacarias dos Trapalhões é lembrado com saudade sempre que acontecem palhaçadas no meio político e social. Se fosse vivo, com certeza, seria um forte candidato a Deputado.



Para todo lado...


Jurandir Matos (PMDB) quer saber quantos são os funcionários da Secretaria da Saúde, o que fazem e onde estão lotados. Francisco Bonavita do mesmo partido, destacou a importância do Ficha Limpa local para futuros ocupantes de cargos de secretário, diretor e assessor e Gustavo Yatecola (PSC) quer descentralizar os serviços de emergências, com Prontos Socorros nos bairros.



Outros tempos

Nos últimos oito anos de Edson Moura (PMDB), como prefeito, o comportamento da Câmara foi meramente o de carimbar o que vinha do Executivo e Jaiminho como presidente reprimia quaisquer manifestações que viessem contrariar seus posicionamentos. Era esse o quadro, que também marcou a passagem de Simone Moura (PMDB), hoje vice–prefeita como presidente da Casa.



São os fatos

Outro dia, um boca aberta desses que adoram ler o que a gente escreve, só para criticar, tipo que não esconde a vontade de nos pautar -, veio insistir que o autor da coluna tem coisas pessoais contra Moura. Não é isso, não.



A exemplo de certos caciques, Moura é um sujeito muito simpático desde que não discorde das idéias dele. Já o cara que aqui escreve, ainda não virou vaca de presépio, Há! Há! Há! Esse próprio boca aberta já esteve contra Moura, em defesa de interesses políticos de José Pavan no passado. Agora, como ele bobeou e o pedaço de rapadura que ele tinha se foi, vive a criticar o atual prefeito.


A coisa como ela é

Uma coisa é criticar a administração, apontar falhas e propor idéias, outra, é destilar o ódio só porque ficou fora da festa, né? O Programa Renda Família que atenderá 1,7 mil famílias é o que de mais importante existe para assegurar a dignidade de um cidadão paulinense.



Acontece que hoje a pessoa vai receber mais de R$ 150, todo mês no banco de forma digna, limpa e legal, sem a necessidade de ficar até altas horas na fila para beijar a mão do coronel. Aí, ele enfiava a mão no bolso e ofertava uma merreca. Lembram das filas do beija mão que se promovia nos velhos tempos? Não precisa mais.



Dobrada Frankenstein

A que mais chama a atenção em Paulínia é o casamento José Pivato (PT) para federal e Jaiminho (PSC) para estadual. Primeiro porque no comício fracassado patrocinado por Moura, em frente o Ginásio do João Aranha, o pessoal de Jaiminho estava com o Dr Almério, Dr Sandoval, José Onério entre outros, todos da coligação do Serra e do Alckimin.



A criatura

Agora que o PT joga tudo para alavancar Mercadante na reta final, eis que vemos o abraço de Pivato e Jaiminho. Quem passa em frente o comitê de Jaime na José Paulino, em frente o Banco do Brasil espanta com o que vê. A junção dos dois banners virou um corpo estranho na avenida. Isso sem contar o estranhamento de parte da militância petista, que politicamente não digere Jaiminho e Lacerda, o que não é nada pessoal.



Os laços

Embora não saibamos o que levou formar a dobrada Franknstein, a verdade é que o presidente do PMDB de Cosmópolis, José Roberto de Souza, pai do ex-vereador Mário Lacerda de Paulínia quer aproximar os partidos, conforme ele próprio nos disse. Por três vezes, Pivato foi prefeito em Cosmópolis.



No Portal Notícia 23, saiu que Lacerda montou a dobrada e agora como coordenador e Jaiminho também se declara coordenador de Pivato na cidade para surpresa de alguns.



Água x óleo

Apenas registramos aqui o que rola nesse processo, já que para os militantes do PT/Paulínia, tanto Jaiminho, como Mário Lacerda dispensam apresentação. Ambos sempre trataram o PT com indiferença e agora se aproximam na reta final. É o jogo pela unidade democrática, fazer o quê?!



Relato

Pode ser que venha render alguns votos a mais para Dilma, tem quem aposta que em termos de voto, em nada agrega para os candidatos a deputado, nem para um e nem para outro, podendo o petista ficar no prejuízo, dando explicação para militantes por muito tempo.



Vamos esperar para ver. Tomara que a votação que Pivato vir a ter na cidade não seja atribuída para essa dobrada esquisita.



Cada um na sua sem perseguição

Quem pensava que tinha o cabresto do servidor Hercules Duarte sob o controle, enganou-se com a cor da chita e ficou só com a cordinha na mão. Ele virou nos pés e meteu um adesivo da Dilma 13 presidente e de Ana Perugini, deputada estadual (PT) no vidro do carro.



Enquanto isso, o vereador Marquinhos da Bola assume as candidaturas de Eli Correia Filho (DEM) para federal e Campos Machado para estadual. Roberto Bernardes, o Careca e Edelberto Pacheco, o Juquiá puxam esse comboio.



Santinhos na mão

Os irmãos Reinaldo e Rogério Nogueira (PDT) de Indaiatuba também estiveram pedindo votos para lideranças da cidade. O prefeito José Pavan Junior foi convidado para a reunião e cumpriu o protocolo.



Negado recurso da Constran

Em decisão publicada no dia 24 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça nega provimento ao Recurso Especial da Empresa Constran Engenharia contra a ong AMAPAULINIA que conseguiu liminar suspendendo as obras do Manto de Cristal, a Pirâmide sobre a Igreja São Bento.



De acordo com o advogado da AMA, Lafaiete Pereira Biet, com a decisão, está juridicamente inviabilizada a obra que está parada por contrariar as leis de proteção ao Patrimônio Público.



Saúde em debate

Exaustivas discussões, marcaram a plenária do Conselho Municipal da Saúde, realizada na quarta- feira, dia 15. Formado por representantes da Sociedade Civil (usuários), trabalhadores da saúde e representantes do Governo, o pleno se ocupou dos debates sobre o Funcionamento do Hospital, prestação de contas e do protesto de usuários com o apoio de conselheiros realizado no HMP.



Aprendizado democrático com altos e baixos no nível dos debates, mas valeu para esclarecer uma porção de coisas.



Simbologia: Tiririca e a verdade

O palhaço profissional, candidato a deputado federal pelo PR, promete ser um importante puxador de votos pelo fundo de verdade, implícito na sutileza de suas mensagens.



Outros fazem o mesmo papel, só que de forma explicita, sem dizer com clareza, quais são as atribuições do deputado federal, de líder religioso e de um Ministro de Tribunal.

3 comentários:

  1. Estou lendo sempre... até dá para aproveitar alguns parágrafos. Meus parabéns, mas modestos ainda...
    Observador Paulínia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Miguelzinho tem que se seguir o seu exemplo não vivendo de esmolas ou ajoelhado, de nossa parte seguimos trabalhando vivendo exclusivamente do trabalho em nosso escritório prestando serviços a pessoas do direito privado e público em toda o Estado de São Paulo sem preconceito ou falsa humildade.

    ResponderExcluir
  3. Pedir esmola não fere a dignidade , agora usar de artifícios para achacar , extorquir, isso sim.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.