terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DESAFIOS URBANOS, UMA REFLEXÂO

Breve Comentário
Os  Três principais desafios urbanos- Paulínia
Cidade com menos de 100 mil habitantes , com um orçamento de R$ 1, 5 bilhões pra 2014, fora investimentos federais em outros projetos. A cidade é sede de uma das principais , senão a principal unidade da Petrobrás, tem um importante Pólo Petroquimico que abriga empresa como Rhódia, Invista e Brasken, além do Pólo Cinematográfico.
Politicamente  tem sua Câmara tem15 vereadores . Se por um lado,  existe uma massa critica no seio da população, não há um processo organizado para a construção de uma alternativa de projeto de poder . Historicamente, o poder econômico conferido á máquina pública oferta aos gestores, enormes possibilidades  de cooptação de lideranças e agentes populares que acabam por fazer da militância social, uma boa moeda de troca, dada á falta de clareza dessa correlação de força e do peso delas no processo politico da cidade
Diante  do quadro posto, destaca –se  aqui três desafios urbanos:
 1)Meio Ambiente:
Por conta do desenvolvimento industrial, mais precisamente das industrias químicas, tudo sem um planejamento e legislação específica, ao longo dos seus 50 anos de emancipação, Paulínia ganhou de um lado com sua arrecadação e de outro, perdeu em qualidade de vida com o ar, o solo , subsolo e rios comprometidos. O Rio Atibaia, o principal que corta o município já perdeu a oxigenação , haja visto, o registro de grandes mortandades de peixe. Há que se registrar o empenho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no sentido de articular com municípios vizinhos que são banhados pelo rio, uma serie de ações no sentido de limpar e preservar o rio. Ar, solo e subsolo comprometidos prejudica o setor agrícola e mesmo a intenção dos proprietários de negociar suas terras com a industria imobiliária, não logra êxito por conta de mananciais e áreas de preservação ambiental existentes.
Sendo assim, não há outra saída que não seja medidas  metigatórias para remediar e previnir a cidade contra o agravamento do quadro que se instalou com o passar do tempo.
2)  Mobilidade Urbana
A mesma velocidade e os mesmos interesses que fizeram acelerar o parque industrial, o setor urbano de Paulínia deslanchou e trouxe os grandes desafios para a sociedade que vive as conseqüências da falta de planejamento urbano.
O setor habitacional  cresceu com o foco nos grandes condomínios fechados, dos quais  alguns deles sem observar as regras ambientais , o que anuncia problemas futuros. O sistema de trânsito não dá conta  de organizar o fluxo de carros em horários de pico e a infra- estrutura dos bairros não suporta as demandas do crescimento urbano.

3) Concentração do Orçamento:

A ótica elitizada de cidade que perdura há anos e anos, aliada aos costumes tradicionais de dividir o mundo simplesmente entre ricos e pobres, sendo os pobres muito pobres e os ricos cada vez mais ricos fez com que fosse estabelecido um apartheid social. Visivelmente , hoje a cidade é dividida por uma ponte que da acesso do centro aos bairros populares nos quais está concentrado o maior contingente populacional.
O desafio urbano neste setor, está em realinhar o processo de investimentos para amenizar ou pelo menos não deixar agravar  situação de milhares de famílias que padecem  com a falta ou a precariedade verificada nos serviços básicos oferecidos, como educação, segurança, atendimento médico e transporte urbano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.