sexta-feira, 25 de setembro de 2020


 

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

 

Salve Césinha !..

Em meio aos debates e tratativas calorosas do fechamento das chapas e coligações, o pessoal do prefeito Du Cazellato foca os esforços e atenções para o militante e influenciador digital, Cesar Lopes Dias, conhecido como Césinha.

Advogado famoso para barrar as postagens

 Um advogado renomado com o nome marcado nos anais de fóruns e tribunais pelas suas brilhantes defesas exitosas, foi destacado para calar o rapaz. O quadro, é de evidencias que o  pessoal do prefeito se esforça para conter as repercussões da candidatura de Nani Moura para prefeita da cidade.

O sentido e o significado das coisas

 A defesa de Cesinha,  acredita no discernimento da Justiça Eleitoral, para reconhecer a diferença entre uma postagem que ressalta qualidades, tece elogios e faz qualquer referência a uma pessoa, de um pedido de votos para essa pessoa.

Democracia em risco

A prevalecer a intenção do pessoal de Cazellato, fundamentada pelo advogado pica das galáxias designado  só para barrar citações contrárias a ele, ao tomar Cesinha como bode expiatório, teremos processo eleitoral em clima de censura. Por outro lado, muita comunicação violenta..

Há que valer o bom senso

A nosso ver, a modernidade tecnológica se estriba no estímulo por  busca de conhecimentos e uso de inovações no processo comunicacional. Logo, a liberdade das pessoas também  se amplia com isso. É claro que nesse mesmo diapasão tem funcionado o Ministério Público e o Poder Judiciário para balizar as relações entre pessoas.

 

Comunicação sem violência

 Convenhamos que a liberdade de expressão  destoa de um processo comunicativo marcado por calúnias, xingamentos e ofensas conforme temos visto pelo facebook.

Postagem simples

 O processo contra o Cesinha é diferente, ele fez referência a uma pessoa  e sequer pediu ou indicou votos para ela. A postagem é ausente de qualquer indicação explícita nesse sentido.

Eles promovem o adversário, há! há! há

 O quadro revela o peso eleitoral que essa pessoa tem para o pessoal de Cazellato. Apoiado em uma forte banca de advogados,  o povo de Du Cazellato quer cercar  por todas as formas qualquer referência ao nome ou sobrenome da pessoa do adversário. Que culpa ela tem pelo sobrenome que carrega ou que poderes ela possui para impedir ou permitir que alguém faça referência positiva ao nome dela? No mínimo, esse pessoal do atual prefeito está em campanha antecipada  para  o Césinha, há! há! há!..Daqui a quatro anos

A defesa da vida

Ficou muito claro como pensa e age o pessoal  do atual prefeito com o projeto sobre politica ambiental. A pretexto de acelerar a obra da Ponte, o Projeto de Lei do prefeito suprimia a prerrogativa do Conselho Municipal do Meio Ambiente( Comdema) e dava poderes ao titular da pasta. Outro ponto que precisa ser destacado é que está em jogo interesses de loteadoras e especuladores do setor imobiliário, isso tudo muito bem na surdina. Só ai, já é possível entender como eles jogam e creditam ao presidente da Câmara, Antônio Miguel Ferrari, o Loira,  o atraso das obras.

Jogo bruto

Mais surpreendente, foi o posicionamento do vereador e líder do Governo Fábio Valadão, dizer que de nada sabia e que tudo correria normal, não fosse a atenção de Conselheiros que correram no Ministério Público. Conselheiros fizeram lives  e alardearam o fato

 

Interesse público

Os conselheiros são voluntários e atuam sem receber salário e podemos destacar que o trabalho deles é mais importante do que a atuação de alguns vereadores. Eles são escolhidos  pelo votos da sociedade civil.

Times prontos

Corridos os prazos previstos pela Legislação Eleitoral, os partidos se alinham nas chapas de pré- candidatos a vereador e a prefeito com seus respectivos vices

Combinações de interesses

Pelas postagens feitas em rede social é possível perceber que algumas pessoas ficam sem entender as alianças feitas de última hora para formar coligações partidárias. Essa entre o empresário Tuta Bosco ( Cidadania) e o atual prefeito Du Cazellato , foi de estremecer. Nos meios políticos, ainda ninguém se  esqueceu que em passado recente, ambos trocaram duas acusações  em vídeos que foram viralizados , a ponto de quase se tornar um meme , um chamando o outro de sem vergonha.. Chegou a ser  cômico

Sem jeito  e sem modos

Agora, se for de verdade o que falam, evitem por frente a frente na mesma mesa, os empresários Mauro Torres ( Solidariedade) e Tuta Bosco.

 Maurinho também parece tem uma treta antiga  com o ex- vereador e ex- vice- prefeito Jurandir Matos( Cidadania). Neste caso, Matos se junta com o Tuta. Se ainda estão de mal, com os dedinhos entrelaçados, cada um irá fazer campanha numa rua e bem longe um do outro. A gente aqui do jornal, respeita e gosta de todos. Só  que temos dificuldades para apartar brigas

Abalou a estrutura

Formalmente não assumem, só que a decisão do partido Democracia Cristã ( DC) de sair do grupo do prefeito Dú Cazellato, abalou o castelinho do pessoal da máquina. Com Laercio, vem Loira e mais dois vereadores, tudo reforçando o time de Nani Moura

A metáfora do futebol

A linha de discurso da pré – candidata, Nani Moura é de agregar pessoas e jogar na mesma cadência sempre de olho no movimento do adversário, sempre com o espírito de time e de cabeça erguida.

O pessoal ligado a ela já desafia Du Cazellato para debater temas da cidade. Dú, é o tipo de jogador que faz cera,  tem medo e prende a bola. É o tipo que joga de olho no juiz,  reclama faltas e pênaltis sem existir. Nunca foi a debate e é  avesso a entrevista. A campanha promete lances muito brilhantes.

Avisem aí

Que os colocadores de azeite e pimenta na empada alheia, os agora chamados muito certinhos da máquina, que fiquem atentos. Vem bucha forte..

 

Serão pulos miúdos sobre cacos de vidro

Uma representação que aponta uma série de irregularidade no edital das reformas de prédios escolares entre elas indícios de direcionamento está ganhando força no Ministério Público. Pelo que pudemos ler, vai pegar mal para a empresa vencedora , já de boca no contrato.

Pedras sobre pedras

 Tem outras, inclusive uma forte do setor de transportes, essa é nitroglicerina pura. É que os sem noção ligada ao Cazellato pensam que usar a estrutura da máquina para tirar proveito político na campanha, como punir servidor com Sindicância é muito fácil.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.