terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

Política dos  Bastidores

Por  Miguel Samuel de Araujo

 

Agora, o RB regulou o  GPS

Agora é definitivo, o Republicanos, RB do deputado federal Celso Russomano,  José Soares, Sandro Caprino, Marcinho Alves,  Brizolinha, Bepe Pantera, Luana Silva e outros, definiu a rota.

Caminho natural

 De acordo com o presidente da legenda na cidade, Clayton Santos, a partir de agora, esse povo reforça a estratégia do MDB com Nani Moura para prefeita de Paulínia. Depois de muitas conversas inclusive com outros grupos, deputado federal, as lideranças do RB na cidade e do MDB selaram o acordo.

Ginástica política

A rigor, o RB já deveria estar com o MDB desde o início. O partido caminhou junto por um período e decidiu se enveredar para o lado do Cidadania, partido dirigido pelo empresário Tuta Bosco, possível candidato a prefeito.

Outras  sinalizações

 Só que no desenrolar dos acontecimentos, Bosco deu uma bambeada na candidatura, então em processo de alinhamento com o Republicano e pendeu para o grupo do atual prefeito Du Cazellato, candidato a reeleição. Sem êxito, em conversações,  o RB  descartou também  a possibilidade de caminhar com o PL de Cazellato. Aí, num exercício de ideias com o apoio de Russomano e outros lideres expressivos, o RB retomou  agora em definitivo o espaço que havia deixado no campo do MDB. 

Entre pedras e outros estilhaços

Igual, ou mais desafiador do que caminhar sobre uma areia movediça que a qualquer instante desliza, ou faz desmoronar castelinhos, é caminhar politicamente com o esse grupo do prefeito Du Cazellato. Por mais interessante que seja a contrapartida, fica sempre a dúvida:  será que vale a pena se expor para defender atos administrativos de um governo em eminente desgaste?  Sob a administração de Du Cazellato,   Paulínia tem a marca da  cidade que tem o maior número de pessoas infectadas pelo Coronavirus entre as a cidades da Região Metropolitana de Campinas, sendo que entre os casos tem quase 20% do efetivo da Guarda Municipal . Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ( TCE) brecou um negócio da ordem de 37 milhões que seriam investidos em iluminação publica.

Os desatentos

 O pessoal do prefeito deve ter dado uma bobeada na feitura do processo e ficou margem para o Tribunal apontar irregularidades. Então, o prefeito que estava todo contentinho com a possibilidade de oferecer luz aos aliados em suas campanhas, já ficou de farol baixo e sem tempo de consertar o feito.

Campanha Eleitoral

Até parece que o prefeito da cidade e seu staff administrativo desconhecem o processo político, marcado por criticas e cobranças continuadas, mais precisamente em ano eleitoral. Se ao invés de empatarem seus tempos  para processar cidadão que os criticam, como fizeram contra o GM  Rodrigo Macelari e outros , os advogado de Du Cazellato  se debruçassem com seriedade sobre os processos de compras e contratações, o edital de seleção do pessoal da saúde e esse contrato da iluminação publica , teriam deslizado que uma beleza.

Sentimentos e ressentimentos tolos

Só que a expressão do ódio, rancor, intolerância, incapacidade de diálogo, arrogância, prepotência, egoísmo e outros iguais, falam tão alto nos ouvidos desse povo que o edital sai errado e eles mesmos se prejudicam. Depois, pode vir a tropa de choque no facebook atacar a oposição que de nada adianta. Enquanto isso, o Coronavirus se alastra por todos os lados,  e de forma legitima, opositores e população cobram resultados satisfatórios

Fotos e fatos distorcidos

 Avisem o pessoal liderado por Leonardo Ballone e aquele outro ligado ao deputado Paulinho da Força,  que em período eleitoral isso acontece mesmo. Tem que ficar esperto da hora de fazer as coisas, em período eleitoral, todo mundo vê  Fake News  atrapalha e tira votos , bem como esses troladores de facebook que se prestam a xingar e ofender pessoas

Foi avisado

Bem que deveriam escutar aquele vereador que defendeu e serviu de escada para Du Cazellato chegar aonde chegou. O rapaz só defendeu o bom senso administrativo, um plano de ação logo no início, um ranking de prioridades reais e uma estratégia eficiente de comunicação com a sociedade. Aí, sim, teríamos uma gestão bem diferente dessa que temos. Agora, o tempo passou.. Tem que ir ao corpo a corpo atrás de votos.

Abraço de Tamanduá

 Cuidado, a história registra casos de pessoas  de poder esmagada pelo peso da máquina que carregava, tudo por causa de uma escorregadinha que parecia mais um empurrãozinho amigo do parceiro que estava no staff para dar apoio. Pergunte ao Dixon de Carvalho como isso pode acontecer. Com seu  jeito calmo ele explica direitinho , inclusive demonstrando com as mãos como o episódio se deu.

Com essas e outras

Estamos prestes a ter a nova escolha de prefeito. Há pouco mais de um ano, Du Cazellato substituiu o então interino, Antônio Miguel Ferrari, o Loira, presidente da Câmara. Cazellato vai para mais um teste nas urnas sem mostrar nada mais do que uma parte da demanda espontânea. Se fosse um político guiado pela coerência, teria feito uma aliança com Loira e estaria seguro. Só que escolheu outro caminho e se distanciou do colega vereador

O dono ou o cão ?

A campanha de castração de animais tem gerado questionamentos  por parte de munícipe  e revela a falta de traquejo das pessoas do governo na lida com a burocracia. Pessoas do povo reclamam das exigências para o agendamento. Uma verdadeira anamnese com o dono do animal com a exigência de documentos. Fora esse procedimento, a venda dos produtos para o pós-operatório,  como  cones para o animal e antibióticos causou muita estranheza. A divulgação ficou a desejar e o questionamento é a comercialização de produtos dentro do espaço público.

Sem o pão e sem o cão

Vem daí, a máxima dentre os ditos populares, de que quem oferece pão ao cão alheio corre o risco de ficar sem ambos. Esse processo abre precedentes para questionamentos, principalmente por se estender pelo período de campanha eleitoral.  Mais uma vez, o pessoal do Du vacila com a oferta de munições para os adversários. Aí, para se justificar colocam a tropa de choque do facebook para operar com ofensas e xingamentos.

 

As  conversas de bastidores

Muitos sãos os comentários e articulações e o calendário eleitoral se cumpre em um ambiente de cuidados por parte das lideranças partidárias e candidaturas por causa da situação nova. A Pandemia do Covid – 19  impôs paradigmas e ensinou . Que todo o processo eleitoral se transcorra no mais profundo respeito e o povo tenha clareza para escolher seus representantes a partir de 2021..

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.