segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Politica dos Bastidores - O Resultado

Politica dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araújo

O resultado

Real na política são os números e disso não há como dizer o contrário. Então ao final de um processo, cessa todas as avaliações e especulações. No caso de Paulínia, há um particular que é o questionamento não do resultado e sim de como se chegou a ele . O Poder Judiciário recebe todas as peças de questionamentos para análise e posteriormente se pronuncia. Ainda depois tem as instâncias superiores, Tribunal Regional e TSE Superior Tribunal Eleitoral, o que quer dizer que o jogo não se encerrou por aqui.


No compasso da espera
Para nós, como jornal é só aguardar e relatar o que houve de fato. A rigor a verdade é que a parte do lado do atual prefeito José Pavan Júnior está representando contra a outra parte com uma série de questionamentos. Quando o juiz Ricardo Augusto Ramos, anunciou a troca dos nomes de Edson Moura pelo nome do filho dele Edson Moura Junior, ele foi claro que aceitava a inscrição e iria analisar a documentação do rapaz para então declará-lo apto ou inapto.


Sendo assim
O resultado oficial das eleições em Paulínia ainda está sub judice. Pela nossa interpretação da Lei que orienta a situação, independente dos números poderá haver um novo cenário ou o quadro desenhado poderá ser mantido. Com isso, a cidade vive cercada de expectativas, muita gente torcendo tanto de um lado como de outro.


Quadro real
Enquanto isso, podemos dizer com segurança que a próxima legislatura que se inicia em janeiro terá outra aparência com 15 vereadores e gente nova, surpresa para os que não observaram detalhes, como foi o caso de quem não se reelegeu.


Novos nomes
O advogado que adotou o nome politico de DR João Mota (PT) , Danilo Barro (PCdoB), Ângela Duarte (PRTB), Tiguila (PRTB), Edilsinho (PPS) , Zé Coco (PTB), Fábio Valadão (PTB),João Mota(PSDC), Du Cazelado, Sandro Caprino(PRB) são os novatos que a partir de agora alimentam as expectativas de um Legislativo mais forte, inovador, propositivo e mobilizador. Que os novos vereadores sejam para seus eleitores e demais pessoas que por eles torceram e acreditaram , as verdadeiras referências politicas na Câmara. Que sempre que procurados sejam encontrados.


A Lição I
Algumas votações refletem o modo como alguns dos eleitos que não reelegeram trataram a população durante os quatro anos. Vereador de situação quando não reelege costuma atribuir o resultado ao desgaste político por ter que apoiar as iniciativas do prefeito. Não é bem assim. Tem vereador que faz parte da situação e não falta com a atenção aos que o procuram.


Lição II
Às vezes nem precisa resolver tudo para agradar quem o procura. O eleitor quer ver o vereador, quer atenção e explicação. Quando vai ver uma sessão, ele quer ver o vereador dele falar, nem que seja para não agradar parte do que estão assistindo. Essa observação vale inclusive para os novos. Não como entrar mudo numa sessão e sair calado. O povo observa o comportamento.


No poder
Caberá ao vereador Palito (PCdoB) a tarefa de apagar as luzes da atual legislatura. Ele é o presidente da Câmara e como disputou a eleição para prefeito, também sairá de cena. Pelo menos por hora. Palito fez o dever de casa, elegeu Danilo Barros, o PCdo B nunca teve vereador na cidade e agora vai depender da firmeza dele na Câmara para a legenda se fortalecer na cidade.


Serviço mostrado
Advogado Antônio Trefliglio, figura indispensável no momentos das disputas dado seu estilo, já marcou seu ponto na lista dos que poderão ser agraciados com cargo na possível administração Moura Filho, ao se mostrar o fiel escudeiro da coligação. Ele conseguiu autorização da justiça para apreender panfletos e material de propaganda da coligação do Pavan. Só que o alvo dele era o CROMO, um jornal com notícias e anúncios comerciais. O pacote de jornais foi liberado , assim que chegou na delegacia.


O Fato
Foi muito engraçado de ver. Ele pegou a decisão de juiz com ordem de apreensão de todo o material de propaganda (panfleto e serviço de som), saiu em busca, auxiliado pelo outro conhecido ex- Pavan, advogado José Santana e outra advogada , cujo nome nem anotamos. Assim que viram as meninas distribuindo o CROMO no semáforo em frente o Cetreim, consumaram o fato. Logo alguns do Moura, que entraram no jogo só agora em 2012,fizeram festinha com direito a postagem no Facebook é claro, para alegria da galera, mais precisamente a Pata choca aquela que na campanha cuidou dos pintinhos do Pato Rocco, há! há! há!.. Divertido esse jogo.


De boa
Disputa é disputa e nós que conhecemos o advogado, sabemos de sua capacidade para criar factoides políticos com o uso de artifícios jurídicos e vice versa. Por muito tempo, ele foi advogado do Pavan e é o advogado que lá no passado orientou Moraesinho na ação que condenou Moura a perder seus direitos políticos por usar serviço de um advogado contratado pela Prefeitura em uma causa particular.


Segundo turno
Enquanto isso na região, os olhares políticos se voltam para Campinas onde haverá segundo turno com Jonas Donizete (PSB) e Marcio Porchmam(PT) . A cidade viveu a maior turbulência politica de sua história com a cassação do ex- prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT ) e Demétrio Vilagra (PT), e está em processo de recomposição numa conjuntura que deixa claro a importância dos partidos políticos. Em Campinas, agora o eleitor decidirá entre dois projetos políticos de cidade, marcado pelos estilos de Porchman e Donizete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.