sábado, 23 de outubro de 2010

A Política dos Bastidores: Fé e poder

A Política dos Bastidores



Fé e poder

Usar a religiosidade nos momentos de disputa política, já virou costume, mas não no ponto que se chegou no auge da disputa do segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Ministros e sacerdotes da Igreja católica e meio Evangélico disputam os holofotes da mídia eletrônica, como se eles fossem os candidatos. Gozam da credibilidade perante seus fiéis e fazem disso uma moeda de troca com debates medíocres acerca de temas que a sociedade já faz há muito tempo.

Oportunismo

Travam a luta do bem contra o mal em cenário que mostra seres satanizados e divinizados, como se entre políticos, existem anjinhos desse ou daquele lado. A bem da verdade é que, enquanto a classe política disputa o poder pelo controle do Estado, esses caciques da fé disputam a preferência do povo com suas pregações que chegam a irritar. Eles conseguem transformar o horário político em programa para suas pregações.

Tudo pelo voto

De seu lado, Dilma Russef, reafirmou sua fé, posando para câmeras e fotos no batizado da neta e Serra só revelou o lado discreto que nunca antes mostrado. Ele assumiu posição favorável a união civil de homossexuais e explicou bem : união civil não é casamento, isso é só na Igreja . De véu e grinalda não.

Que coisa!...

Chegou a ser engraçado, um ex-ministro da saúde que incentivou a pílula do seguinte e outros métodos, como a distribuição de anticoncepcionais em postinhos, condenar o aborto, com se existisse em algum programa de governo, a proposta de obrigar faze-lo.

Palavrório puro

Por pouco, Serra podia anunciar em seu programa a proibição de sexo antes do casamento para agradar a beatice conservadora que mostrou o quanto ainda tem peso no processo político brasileiro. Na verdade, o aborto sempre existiu desde os tempos idos quando mulheres eram queimadas em praça pública. Qual padre não sabe disso? Basta uma análise mais critica da história, confrontando tudo com os dias atuais para compreender em que estágio nós estamos nesse processo.

O papel do Estado

O que está encoberto nesse debate todo é o conservadorismo da cabeça de setores da sociedade que tem grana para pagar aborto em clinicas particulares, enquanto milhares de infelizes o fazem de forma clandestinas para sobreviver na sociedade que as exclui por se tornarem mães fora no padrão da formalidade. Muitas delas colocam em risco suas vidas. Essas pobres mulheres que não podem pagar uma boa clinica, se sofrem hemorragias, são levadas aos Prontos Socorros e em seguidas processadas. Isso ninguém quer discutir.

Jogando com a fé

Em meio a tudo isso, num momento em se disputa o poder político pelo controle do Estado, vemos a divisão de opiniões dentro da Igreja Católica com bispos bancando a impressão de milhões de panfletos e os caciques evangélicos disputando votos de fies, como se fosse tudo um grande rebanho. Edir Macedo, Silas Malafaia e Manuel Ferreira com posições definidas carregam os fiéis de um lado para outro, cada qual com suas habilidades e capacidade de persuadir incautos em suas pregações.

Já vimos esse filme

O povo de Paulínia já assistiu isso com pastores de declarando para esse ou aquele candidato, numa guerra do bem contra o mal, colocando um candidato como ser satanizado e o outro divinizado. O resultado é conhecido. Se tais homens realmente fossem devotados a Deus levariam, em conta a expressão de Jesús que diz: EU sou o bom pastor, o que oferece a vida pelas ovelhas. Ao invés de induzirem humildes fiéis ao voto pela satisfação de seus interesses, deveriam estar amarrando pedras em seus pescoços para se atirarem nos mares.

Lobos e raposas

No próprio Evangelho aponta como mercenário aquele que não entra pela porta da frente e vende as ovelhas. Ora, o que se espera de um líder religioso que usam de sua credibilidade para induzir o voto? . O uso da religiosidade pelas campanhas presidenciais para cópia do que já vimos por aqui por parte de candidatos e cabos eleitorais

A Bonança

Até onde conseguimos apurar, o candidato a deputado estadual derrotado Jaime Donizete, o Jaiminho (PSC) e seu coordenador de grupo, conhecido como Chibo, resolveram a questão do pagamento. Inda bem, nós que conhecemos Xebéu como trabalhador e guerreiro naquilo que se propõe a fazer -, não achamos justo que ele saia de uma campanha de mãos abanando. Depois dos empurrões, porradas e cadeiradas de todo lado, parece que Jaiminho deu um jeito de arrumar o dinheiro do moço.



Verdade


O que é certo é certo, não é de hoje que Xebéu trabalha para o Jaiminho de vestir a camisa e tudo mais .Ele sempre defendeu o nome do cara, o que não é tarefa fácil. Agora quem diz que coordenou mesmo a campanha do Jaime, foi Mário Lacerda e quem era o padrinho e patrocinador de tudo foi Edson Moura. Aí tem, viu? Se bem que a equipe de Mario Lacerda e Wilson Machado é formada por voluntários, gente que trabalhou pelo amor á causa como sempre afirmou Wilson em seu Jornal a Tribuna.

Conjuntura Econômica

A rigor nem deveria tocar nisso aqui, mas como é negócio de político, nos bastidores muito se fala da situação precária da Rede Sauro de Combustíveis que parece ter bambeado as pernas de vez. Outro dia, tinha um grupo de ex- funcionários nos procurando para denunciar que nem o acerto de contas foi pago. Ficamos até de apurar melhor a história, só que na hora H, a nossa principal fonte fez xixi fora da pichorra e não deu informações necessária para a matéria sair boa com chamada de capa e tudo.


Era previsto

Agora é possível entender porque Moura previa que o Petróleo ia acabar. Só se fosse o dele, há!, Há!, Há!.... Moura declarou voto em Serra. Certamente , ele acha que a política do governo Lula atrapalhou seus negócios. E tem razão, é que existem instituições da República Brasileira, ou seja, órgãos do governo federal, apertando as banhas dele. Esse pessoal do Lula , talvez por falta do que fazer, vive mandando a Policia Federal e o Imposto Renda infernizar nosso ex- prefeito, onde já se viu ? ... Deixem o homem trabalhar, pô.

Herança

Em reunião do Conselho Municipal da Saúde, foi mais uma vez discutido a situação precária do Hospital Municipal e os valores das obras. Se o secretários de Obras, Antônio Carlos de Campos Elias, não explicar como ele pegou o elefante branco das mãos de antecessores, tanto ele, como a secretária de Saúde Mônica Rosa, vão pagar o preço pelo mal funcionamento daquilo. Afinal na placa de inauguração não constam nomes de João Bonomi, Dr Almério e de Edson Moura, mas sim, lá estão os nominhos deles e do prefeito José Pavan, junto com o nome da vice Simone Moura.

Pouca vergonha

Cresce a cada dia a prostituição infanto juvenil em Paulínia. Basta transitar pela estrada do João Aranha assim que anoitece para conferir o que rola por ali todos os dias. E preciso a participação de todos órgão públicos. Se o Coronel Furtado, o delegado da Polícia, o Comando da PM, com o apoio do Promotor e do Juiz montarem uma operação, com certeza, irão flagrar os marmanjos, muitos dos quais conhecidos que rondam a área em busca de meninas para programa. Quem sabe, eles tomam juízo ao verem suas caras na mídia regional, ou no mínimo os seus saberão por onde andam.

O problema & solução

Meninas ficam nas ruas porque sempre tem os que oferecem dinheirinho a elas. È verdade que precisa cuidar das crianças no seio das famílias, mas se ficarmos sós nisso sem levar em conta a responsabilidade de todos, caímos no discurso conservador e nunca iremos cuidar da ferida. Olhem que nem precisar ser muito letrado para saber o peso da questão econômica nisso tudo, como em todos os setores da vida.

3 comentários:

  1. 3º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Pô, José Em-$erra como você pretende fazer isto?
    José Em-Serra: O Ali Kamel o chefão da Globo deu a idéia disse ao Neguinho da Beija Flor que é preto tem 80% de genes de branco, eu que sou branco vou falar que tenho 80% de genes de preto, o meu padrinho ex Presidente Fernando HenriCão para fazer uma média com eleitorado negro, dizia que tinha um pé na cozinha, eu vou dizer que tenho os dois, fiz até um curso de imersão de gírias de negrês, ta ligado?, (é nóis na fita mano ,cai prá dentro, fui, Mané). Agora é a hora da virada, vou lutar com todas as minhas forças pelas cotas raciais, tanto que já estou conversando com a Candidata do PV a pretinha Marina Silva gente finíssima(20 milhões de votos), os pardos, o palhaço Tiririca e o craque Romário Bagunça, até o Netinho que detonei a campanha dele de Senador, porque você sabe que não(foi?) eu quem mandou a Policia invadir a mansão dele,(eu não traira-etico) prá foder ele. O que eu preciso é de votos, já conversei com o Marcola (mulato do PCC) e o Ney mar (o líder dos neguinhos da Vila).
    Por isso, todas as atitudes que vocês estão vendo eu não sou racista, tem até um Blog que se chama Serracista.blogspot.com que quis me detonar no 1º turno, que dizia que eu era racista que eu descriminava e odiava os negros, que a policia que eu comandava, era a que mais matava no Brasil e no Mundo, que o meu esporte predileto era fazer tira ao alvo com os negros, o que tudo mentira estou acabando com as favelas botando fogo nelas e exterminando o seu moradores. Assim, vamos acabar com a pobreza. Porque nós temos que unir o Brasil. Coisa que a Dilma e seu padrinho Lula (o mulatinho de cabelo pixaim) que virou branco de olhos azuis, querem fazer o contrário, eu assumo a raça, estou passando bronzeador de óleo de peroba com jabuticaba prá ficar mais escurinho, inclusive estão me chamando de Grande Otelo, Pelé e Mandela o que eu tenho muito orgulho de ser gozado. Se eu for eleito vou criar dois feriados nacionais para homenagear a comunidade afro 1º (Dia do Mussum da Graça Negra) que representa, a gente que a elite burguesa sempre sacaneou e o 2º ( Dia do Herói Zumbi da Desgraça Negra) que sofreu acidente quando caio encima de espadas e facões, depois que foi atingido por balas perdidas, são homenagens reais e sinceras. Nunca na historia deste pais, ninguém fez tanto pelos negros como eu fiz,
    Jornal do Povão: Mas como assim.
    José Em-$erra: Eu criei até a Favela Virtual no programa moradia popular Chic Black Chic, na área da Educação farei o ´Ensinico de Qualidade modelo paulista, o aluno nem precisa estudar que ta provado e as FATÉCACAS as Escolas de Ensinicos Superior Me Engana Que Eu Gosto,prá Saúde vou importar remédios genéricos paraguaios e chinês e energéticos da Bolívia e Colômbia vou criar o Hospital Igreja unindo médicos e médiuns,pastores ,bispos, padres todos milagreiros e enfermeiros enfermos, vamos fazer um mega mutirão da saúde e na área da In-Segurança vou unir a Rota e o Caveirão no Projeto de Paz-ceifaisão do popular,vamos usar também balas de bolinha papel e cassetetes de bobina de garrafa pet ,que apresentei no meu Show Comício no Rio de Janeiro a TV mostrou para o mundo todo minha palhaçada ganhou até do palhaço Tiririca, meu You Tube ta bom bando na internet campeão de acesso bizarro,se eu perder a eleição eu já tenho emprego com Governador Geraldo Alkpinókim,mas quero montar um circo para não perder a pratica com apoio da Globo e parceiros( ) O CIRCO INTERNACIONAL GLOBOBAL eu serei o palhaço Carequinha Serratitica e o meu vice o palhaço Arrelia Índio da Bosta na comédia tragica `Os Tuca.Nús e as Hienas do DeM.ônios Bem$$acaneando o Brasil´ com grande elenco da estrema direita neo-liberal com-sérvadora burguesa fascista racista brasileira.
    serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 10 MILHÕES E-MAILS NEGROS.

    ResponderExcluir
  2. 4º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Mas o Sr nunca fez nada, nem como Prefeito e nem como Governador, nem uma secretaria e não deu nenhum incentivo para a comunidade negra paulista, e o Henrique Lobo seu líder disse que os negros para evoluir irão precisar de mais 500 anos.
    José Em-$erra: Se eu e meu Vice Governador Alberto Goldman que é judeu, não acreditamos em Jesus Cristo, conseguimos passar por Franciscanos para enganar os cristãos paulistas, o resto do pais é mais fácil, nosso aliados os DEMônios e PPS do Diabo Freire que causam e exploram a miséria do povo brasileiro, e nós Tucanos hienas sabemos ganhar a eleição.
    José Em-$erra: Você acha que eles irão acreditar nisso?
    José Em-$erra:Olha, eu comecei minha carreira política com o meu pai vendendo fruta na feira, casei com uma mulher chilena judia, digo que é cristã brasileira e mentindo virei Prefeito, Deputado, Senador, Governador, Ministro, Chefe do HenriCão Cardo$o e agora só falta ser Presidente... Consegui o possível e o impossível sou candidato das Elites,mas são os pobres que me elegem, consegui unir os evangélicos e católicos, contra a Dilma até os gays, pedófilos, emos e um monte de porcarias, eu conquistei, do norte ao sul de leste ao oeste, são todos $erra. Agora só faltam os negros. Todos falam que no meu palanque, só tem branco cheiroso, o que é uma calunia dos ateus. Vocês já viram quantos pretos (capitães de mato) tem na minha propaganda? Coloquei até um negrão gay como apresentador, para sacanear a comunidade negra no bom sentido, pedindo votos me elogiando, o povo até anda falando que eu sou alto, bonito, honesto e cabeludo. Eu fui benzido pelos orixás da Bahia, do Bispo evangélico Valdomiro Santo Tdiabo (o Edir Macedo Preto)aos Bispos negros do capeta tão me apoiando,minha filha Verônica $errandolare$$$$$ e a minha esposa a chilena judiadora Mônica Abortista $erra, que inclusive carregou a Nossa Senhora da Aparecida a Santa Negra Padroeira do Brasil para abençoar minha candidatura.Se Henricão Cara,d,o$$o que era ateu conseguiu ser Presidente e se reelegeu, calcula eu com o apoio deste e de todas as religiões e o marketing judeu.Estou eleito, vou até convidar os afro-descendentes Presidentes Barato Obama e Hugo Chavéco para minha posse Temos que unir o Brasil+Haiti ( Salvar as elites e punir os pobres). O meu slogan é: Vote José Em-$erra para Presidente!$erra é calibre 45!!!
    serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 10 MILHÕES E-MAILS NEGROS.

    ResponderExcluir
  3. Seria bom se o anônimo tirasse a máscara

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.